Tirem as crianças da sala. Game of Thrones é O Senhor dos Anéis versão hardcore

Estreou no Brasil neste domingo, 8 de maio de 2011, a primeira temporada de Game of Thrones, baseada na aclamada série literária de George R. R, Martin. Os 10 episódios iniciais produzidos pela HBO cobrirão os acontecimentos do primeiro livro da série e, como já prometiam pelas prévias divulgadas, será uma jornada espetacular.

A história se passa na terra fictícia de Westeros, que é composta de 7 subreinos fiéis a um único rei, que ocupa o lendário trono de ferro. Na verdade o rei atual – Robert – ocupa mais seu tempo com mulheres, caça e comida, não necessariamente nesta ordem, do que propriamente gerindo o reino, função esta que cabe “Mão do Rei”. Quando o homem que ocupa esse cargo de regência morre sob circunstâncias duvidosas o Rei Robert recorre a seu velho amigo Ned Stark – interpretado por Sean Bean – para que venha a ocupar a função.

Stark é o regente da região mais ao norte do reino, conhecida como Winterfell. Ele e sua família governam o lugar há várias gerações e são responsáveis por manter a Patrulha da Noite, um grupo de vigilantes que controla a “muralha”, uma imensa montanha de gelo que separa Westeros dos bárbaros de terras desconhecidas. Enquanto isso, os herdeiros do antigo rei – deposto por Robert após uma insurreição que acusava-o de estar louco – fazem alianças para criar um exército capaz de destituir o usurpador e recuperar o trono para sua linhagem.

Apesar de se passar em uma terra de fantasia, Game of Thrones se apoia muito mais em reviravoltas políticas e intrigas de estado do que nas propriedades do universo criado por Martin. Em Westeros não existem elfos nem orcs, e o sobrenatural apesar de ser uma ameaça constante não se mostra como um medo iminente da população, sendo relegados ao posto de antigas lendas. Alguns vislumbres de fantasia como ovos de dragão e o próprio inverno que dura décadas são várias vezes mencionados, mas parecem ser um perigo guardado para mais adiante na série.

Chamado de “o Tolkien americano”, George R. R. Martin acompanha pessoalmente a adaptação de sua obra para as telas e não é exagero dizer que Game of Thrones é uma versão mais adulta da obra do britânico, onde os elementos fantásticos são deixados de lado ao máximo, para dar lugar a tramas e intrigas mais humanas. Se você acha Senhor dos Anéis muito “puro”, assista Game of Thrones e conheça uma rainha incestuosa, um herói que decapita inocentes, um rei usurpador, um bárbaro que usa delineador e um anão que vai roubar a cena.

Apesar de ter iniciado com uma audiência mediana nos EUA (quase a metade do que conseguiu The Walking Dead, por exemplo) Game of Thrones conta com um elenco fenomenal, uma produção impressionante e uma trama que prende você do início ao fim. A HBO acredita no crescimento da série graças às ótimas críticas recebidas, tanto do público quanto da imprensa. Game of Thrones promete ser o fenômeno televisivo de 2011.

Compartilhe
Comente
  • Guilherme

    Pro pessoal aí que ta falando que a obra de Tolkien é completinha ( o que é verdade) e que a do Martin não é, por favor leiam os livros e depois voltem aqui. A obra ” As cronicas de Gelo e Fogo” é completa sim, senhor. E digo ainda que não só Westeros, mas com todo o mundo criado por Martin é mais complexa que Tolkien. A medida que você viaja com os personagens de Westeros pelo seu mundo fantasioso, você percebe como cada lugar é completo, cada região tem um povo com culturas completamentes diferentes, algo que não se ve em tolkien, onde praticamente todo mundo pensa da mesma forma.

    E olhando pelo ponto de vista tecnicno das obras. Martin é superior, muito superior. Seus personagens não são tão superficiais quanto os personaens de tolkien, a trama é em si muito mais complexa. E o principal ponto que diferencia as obras é o estilo Narrativo. George R.R. Martin apresentou um estilo narrativo revolucionario e muito bem trabalhado, a narração em terceira pessoa de suas obras e tão bem feitas que você cai em um processo de imersão tão profundo que chega um momento em que lhe parce que a obra é narrada em primeira pessoa.
    Quanto a Tolkien a narrativa é cansativa, devido ao seu caratér extremamente descritivo ( o que eu gosto, e visto que a prioridade de Tolkien em suas obras é seu mundo fantastico), as musicas presentes a cada 5 páginas e o fato dele soltar alguns “spoilers” durante no momento em que ele para a narração para conversar com o leitor( o que é chato pra cacete). Sendo os últimos dois elementos que te tiram da imersão que, no meu ponto de vista, é um fator de extrema importancia na leitura de uma estória.

    Concluindo os dois autores e suas obras são de extrema qualidade. Sou fã de ambos, mas Martin é melhor

    • Pedro

      Senhor dos Anéis é mais compromissado com a proposta pessoal e religiosa de Tolkien,mais fantasioso,idílico,preocupado em firmar o que é certo e errado e deixar isto bem claro em contexto cristão do que o GOT.Got é mais visceral e mais maduro a nível de drama e de certa forma,mais HUMANO,mas eu diria que o Senhor dos Anéis tem OUTRA proposta descritiva e narrativa,mas não diria que é INFERIOR a GOT.Porém,Got é onda bem aceita entre “nerd’s de plantão”…por conta de Tolkien…que é o PAI da mania RPGista pós-D&D e aposto que o criador de GOT tem muito de Tolkien por trás de sua inspiração assim como o criador de The Elders Scrolls.A nível ontológico,Tolkien deve ser melhor avaliado,pois histórias de reis se matando e de grandes putarias dentro do GOT podem não passar de um fan-service e de mais uma série em contexto medieval baseado no velho e bom maquiavelismo apelativo,dramas por de baixo dos panos..peitos quentes.Não estou inferiorizando por conta disto…mas a obra de Tolkien pode ser mais madura a nível ESPIRITUAL e ONTOLÓGICO…enquanto GOT…tem uma abordagem mais…HUMANA…dramática…realista…que pode agradar mais alguns do que outros…

  • Sabrina

    Amei a série. Não vejo toda semana, como também estou lendo o livro.
    Em minha opinião é uma obra perfeita.
    Parabéns a George R.R. MArtin e também a HBO por mostrar esse trama tão bem escrita, de uma forma tão peculiar, pois não foge da história do livro… o que hoje é uma raridade.

  • http://www.forleven.com/ricardomalias Ricardo

    Não iria comentar, mas em vista aos comentários maldosos referente a obra de tolkien:

    O hobbit e o senhor dos anéis são obras fantásticas assim como Game of Thrones, acho que autor do post pensou na comparação, pois as duas lembram de certa forma a europa medieval.

    A graça no senhor dos anéis está em tudo parecer um sonho, alguma história narrada em volta de uma lareira e não duvido que tolkien fazia isso, pois todos estão carecas de saber que O hobbit foi feito pensando nos filhos dele e o próprio livro do Bilbo lembra isso “Lá e de volta outra vez”.

    Agora não estou criticando Game of Thrones de forma alguma, pois os trailers e críticas que vi são bons (estou baixando os episódios ainda), tanto que estou pensando em ler o livro e parecem tratar a estória mais ao pé da letra, com fatos que não aparentam tão mitológicos. Acho que cada um tem sua opinião e preferência e cada obra seu estilo linguistico, mas criticar uma obra em prol da outra é falta de caráter.

  • john

    são duas obras fantasticas, uma não é melhor que a outra pois são diferentes.

    quem curtiu senhor dos aneis e quer algo tão grandioso e bem feito (e bem mais adulto) vai curtir game of thrones

  • Daniel

    Acho tão idiota quem perde tempo defendendo uma saga e menosprezando a outra ao invés de aproveitar o que cada uma tem de melhor. Coisa de criança.

    • Davis

      Bom, alguns aqui apenas concordam com o título do post, que compara a obra de Martin a um Tolkien mais “hardcore”. Tolkien simplesmente não tem como ser “menosprezado”. Tem seus pontos negativos sim, mas o conjunto da obra é fabuloso. Uma das maiores obras literárias de todos os tempos.

      E é por isso mesmo que eu gosto das Crônicas de Gelo e Fogo. Conseguem ser ainda melhores do que Tolkien, o que é algo muito difícil de ser alcançado. Alguns vão preferir Tolkien, mas mesmo esses não tem o direito ou o argumento de dizer que Martin é “ruim”. No máximo “menos bom”.

  • max

    A saga é excelente mas o melhor esta na frente historia vai se tornando cada vez mais tensa, complexa e sangrenta com auge no terceiro livro da serie que é sensacional por que enquanto estou gostando muito da serie mal espero para começar as guerras e opinião própria gostei muito mais que senhor dos anéis que muito bom, mas as crônicas do fogo e do gelo como literatura fantástica me atraiu muito mais.

  • Jonathan

    Cara desculpa, as obras de Tolkien não são apenas 3 livros(6 na 1 edição,SDA) e 1 O Hobbit.

    Não entrarei em detalhes, pois ja ja vai ter uma palhaço sem argumentos e dizer, fanboy, mimimi, detect, mimimi…

    Entao, são obras do mesmo genero literario, mas direcionada para pessoas de diferente idade.

    Então não tem como comprarar. É o mesmo que comprar as obras de Sidney Sheldon com as obras de Stephen King. Não tem como. São escritores magnificos, porem com obras diferentes…

    Eu gosto mais do Tolkien por causa da obra que foi extremamante complexa e completa. Teve um inicio, e um quase final.

    é isso

    • Andrew

      Criança detected ^

    • Davis

      Por favor, me diga onde exatamente a obra de Martin não é “completa”. E na verdade, Tolkien é literatura fantástica para adultos. Só que é mais como um tipo de conto de fadas moderno, maniqueísta e de fácil assimilação. Todos sabemos quem ganha, quem perde, como se ganha e onde está a moral.

      Senhor dos Anéis não é infantil, só é mais leve. Ainda assim, a leitura de Martin é mais fácil pela atualizade da obra. Me perdoem os fãs de carteirinha de Tolkien (eu sou um fã mas não estou disposto a mentir em favor disso), mas temos ali muitos personagens bobos e canções e poemas que poderiam ser descartados com facilidade em favor da narrativa.

      Em suma, as obras são sim comparáveis e ainda assim fico com Martin. Uma história adulta e fascinante, um mundo crível e narrativa impecável.

      • felipe miguel

        As canções tinham que estar ou vc acha que na epoca em que ocorria a história não se cantava

  • Amanda Marins

    Pra mim não chega perto de O Senhor dos Anéis, estou vendo essa série desde o início, e ela realmente é meio que pra adultos, que oq acontece nela é tudo doq não presta. Quando vi a parte do irmão lá transando com a rainha (numa posição sem-vergonha) esbugalhei meus olhos e…nossaa o.o ele tá comendo a irmã dele xD q tenso e aquele brutamontes do Khal Drogo pegando a coitada da princesa, o irmão ainda disse: entregaria vc até pro exército dele de 100mil homens te “comer” para poder ter nosso reino de volta. Senhor dos Anéis não tem essas coisas, mas isso é a realidade né, realmente acontecia nos tempos de antigamente… =/

  • Davis

    Fanboyzinho Fellipe detected ^

    Eu sou admirador de Tolkien provavelmente por muito tempo a mais do que o Fellipe aí de cima. Mas a qualidade das Crônicas de Gelo e Fogo é inegável. E o que você quis dizer com “inteira”? O mundo de Martin é mais crível do que Tolkien, em todos os aspectos. Desde os desdobramentos políticos (aqui o rei não volta quando dá na telha, amigo… o negócio é um pouquiiinho mais complicado) até a razão de grandes obras de engenharia que hoje não são mais possíveis ou seres místicos que desapareceram.

    A leitura também é mais agradável. Talvez por ser uma obra mais contemporânea. Eu gosto de Tolkien e tenho os livros desde a década de 90 (bem antes dos filmes ou da população geral descobrir Frodo e o anel) mas acho um porre os personagens narrarem poesias e canções a cada página como parte de uma conversa cotidiana. Fora que isso tira a imersão.

    Mas é inútil falar esse tipo de coisa, pois você saberia disso se tivesse LIDO os livros de Martin. Pelo visto, não leu. Ou se leu, entendeu porra nenhuma. Acontece.

    A propósito, a série está muito boa. É uma bela transposição para um tipo diferente de mídia. Concordo também com o formato proposto, o de seriado. Sim, porque a história é simplesmente muito complexa pra se encaixar em formato de filme.

    • Anderson

      Eu juro que tento entender mas não consigo… Vou ser direto e bem claro: TODOS VCS que são tão obcecados por realismo em filmes, livros, games, etc… Pq PERDEM tempo com esse tipo de entretenimento se não agrada a vcs? Assistam simplesmente ao Globo News, Record News, CNN, etc… pronto, realidade nua e crua 24 horas, sem fantasias.

      Entretenimento deve ser algo que divirta a pessoa, desestresse do peso do dia-a-dia, fazer a pessoa esquecer os problemas por alguns minutos ou horas que sejam, não pra deixar mais estressado, irritado.

  • gil brother

    tô acompanhando a série e tô adorando. Mas comparar com senhor dos anéis, é meio que exagerado.
    parabens pelo post

  • Felipe

    pelamor de deus, Tolkien não fez um mundinho fantasioso, ele fez uma história, des do principio dos tempos, falando como Eru criou Eä, pela música dos ainur, no ainundailë, depois conta como o mundo foi moldado pelos valar, depois conta como foi a primeira era, dos seus primogênitos.. ele cria diversos deuses, a história de suas vidas, reinos, e principalmente, ele criou uma língua inteira, com gramática muito lógica, e bem trabalhada. Não tem como comparar uma historia legal como a do Game of Thrones, com uma história maravilhosa e tão completa, como as de Tolkien. Realista, como vc disse, é uma história com principio meio e fim, não uma história que começa num mundo que sempre existiu e a gente tem q seguir a história a partir do ponto que nos dão. Tolkien criou uma história de um mundo paralelo, isso ai, é só UMA história. Se vc compara os dois, é pq com certeza, vc não leu Tolkien, só viu os filmes.

  • Ferreira

    Não gostei dessa serie é muito enrolada, chega nem perto de Senhor dos Anéis.

  • http://www.gameofthronesbr.com/ Game of Thrones BR

    Maior Fantasia DESDE o Senhor dos Anéis.

  • Galahad

    Na verdade é algo totalmente o oposto de O Senhor dos Aneis, o proprio Martin diz que prefere trabalhar o lado das pessoas, e no livro você vê isso, apesar de ter uma pitada de magia, a história foca mais politica, traição, sexo…e põe sexo nisso, orgulho, e por ai vai…
    O comentário do amigo acima, dizendo que só daqui mil anos pode aparecer algo comparado ao Senhor dos Anéis, acho que ele foi exagerado.
    Quem pegar para ler os livros, vão ver como a história é envolvente, prende o leitor, e não tem muita lorota.
    Já o senhor dos aneis achei muito cansativo a leitura, apesar de ser um ótimo livro, quando vinha as cançoes, eu já pulava.
    Portanto, acho que a serie começou bem, e espero que ela tenha o seu merecido valor.

  • http://eutenhoodom.blogspot.com MinKa

    Ótima série, sou fã de carteirinha do anão e concordo com o colega aí de cima que diz q não há como haver comparação desta obra com o Tolkien até pq Game of Thrones é uma obra para adultos já a outra só cativa jogadores de RPG.

    • Pedro

      “Cativa de jogadores de RPG…”…se vc quiser…Tolkien tem uma mensagem madura…de espiritualidade de verdade e fé,se o RPG foi “surgido” a partir dele…não foi a “intenção dele”…e isto ai mais parece um reducionismo tosco…nem tudo que “é de adultos”…merece maior crédito.

  • http://twitter.com/@brunildo47 bruno soares

    fellipe, nao diga asneiras, eles estão no mesmo gênero literário entao pode se fazer comparações, tolkien é um mestre, mas george é o aprendiz que superará o mestre, eu li os dois primeiros livros em questao de um mes (tamanha o grau da minha surpresa para com o livro) nunca li algo desse tipo, é inovador sensacional! ja o livro senhor dos aneis eh maravilhoso, mas george me surpreendeu.

  • Bruno

    Sensacional essa série!

  • Fellipe

    tsc…As obras de Tolkien são uma mitologia INTEIRA, no meu ponto de vista não devia nem ser comparado com Game of Thrones, cada macaco no seu galho, alias, aparecer algo comparado a Senhor dos Anéis, só daqui a mil anos…

    • Gustavo

      Bem, meu velho… acho que vc nunca leu os livros da série né?
      Então quietinho, por favor, pois o universo criado pelo George R.R. Martin são incriveis eu li alguns livros, trechos apenas e é muito bom, criou tanto ou mais do que Tolkien. Eu admiro muito Tolkien tbm, incrivel a fantasia dele, muito desenvolvida, mas falar que só daqui a mil anos alguém fará algo melhor ou igual a série “Senhor dos Aneis”, ai já é apelar hein…