10 filmes para você assistir durante as Olimpíadas

10 – Pateta nas Olimpíadas

Começamos com o que não é exatamente um filme, mas sim um curta animado, criado em 1942. Aqui no Brasil nos acostumamos a ver os desenhos animados de Mickey e seus amigos nas manhãs da Rede Globo, e apesar de já terem 70 anos eles continuam melhores que o programa da Fátima Bernardes, mas lá fora eles passavam antes de sessões de cinema, assim como os curtas da Pixar.

Mas quem não lembra de Pateta demonstrando, com sua competência usual, alguns esportes olímpicos? Se não lembra, confira abaixo.

09 – Desafio no Gelo

Até 1992 os Jogos Olímpicos de Inverno eram realizados no mesmo ano de seu equivalente de verão. Em 1980, no auge da Guerra Fria e as vésperas dos jogos de Moscou, os Estados Unidos receberam a competição de inverno na cidade de Lake Placid. Neste ano os francos favoritos eram os soviéticos, mas os vencedores acabaram sendo os americanos, mesmo representados por uma seleção composta apenas de atletas amadores e universitários. Essa vitória ficou conhecida como “Milagre no Gelo” e virou um filme com Kurt Russel no papel de técnico americano, que fez um dos discursos motivacionais mais conhecidos do cinema.

08 – Asterix nos jogos Olímpicos

No terceiro filme live-action de Asterix e Obelix, o tema são os Jogos Olímpicos. Os gauleses acabam invadindo a festa dos romanos e provocando o que seria, provavelmente, o primeiro caso de doping nas olimpíadas :).

07 – Olympia

Este documentário é muito interessante, principalmente por não corresponder a verdade do que ocorreu nos jogos de 1936 em Berlim. As vésperas da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha recebeu atletas do mundo todo, mas a cineasta Leni Riefenstahl foi, digamos, “orientada” por Hitler a não dar destaque nenhum aos sucessos de atletas negros como Jesse Owens, que ganhou 4 ouros na competição. O documentário serve para mostrar como é triste a manipulação das informações em um regime totalitarista e como o argumento de “raça pura” dos nazistas se mostra cada vez mais equivocado. Confira um trecho abaixo.

06 – Murderball

São poucos os filmes que tem as Paralimpíadas como tema, mas Murderball não só mostra esse lado do esporte, como também é um ótimo documentário. O filme acompanha a trajetória da equipe americana de quad rugby, também conhecido como murderball, sua rivalidade com os vizinhos canadenses e o desempenho nas olimpíadas de Atenas em 2004. Sem ser nada piegas ou condescendente, o documentário faz com que você desenvolva um novo olhar sobre atletas paralímpicos e sua vontade de vencer. Assista ao trailer abaixo.

05 – Pentatlo

Chegou a hora do filme “farofa-brucutu” da lista. Dolph Lundgreen vive um atleta de pentatlo moderno da Alemanha Oriental durante as Olimpíadas de Seul, em 1988. Depois de ganhar a medalha de ouro, ele resolve fugir do regime totalitarista de seu país, e de seu treinador maluco, e embarca para os Estados Unidos. Mas claro que eles não vão deixá-lo em paz e o perseguirão na América, ameaçando seu bicampeonato olímpico e sua vida. Esse é pra assistir sem maiores expectativas, para rir da falta de interpretação de Lundgreen e das situações superforçadas.

04 – Prefontaine / Prova de Fogo

Steve Prefontaine foi um corredor americano especialista em provas de longa distância. Apesar de não ter o biotipo adequado para um fundista, Prefontaine contrariou todas as expectativas e quebrou vários recordes americanos, apesar de não ter vencido nas Olimpíadas de Munique em 1972. O atleta foi peça importante no desenvolvimento de produtos da então chamada “Blue Ribbon Sports” de propriedade de seu técnico e que depois viria a se tornar a Nike. Além disso também lutou pelo direito de profissionalização dos atletas, que eram proibidos de receber por aparições públicas sob pena de ficarem de fora dos jogos olímpicos. Prefontaine morreu em um acidente de carro aos 24 anos de idade, mas a essa altura já era uma lenda.

Existem dois filmes que contam a história do atleta: Prefontaine, estrelado por Jared Leto e Prova de Fogo onde o atleta é vivido por Billy Cudrup. Na dúvida, confira os dois.

03 – Munique

Os Jogos Olímpicos de 1972 ficaram marcados pelo atentado terrorista contra a delegação israelense. O grupo extremista Setembro Negro invadiu o alojamento israelense e matou 11 pessoas, entre atletas e técnicos. O filme Munique mostra a força tarefa secreta criada pelo governo israelense para perseguir e eliminar os responsáveis pelo atentado.

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Eric Bana e Daniel Craig, Munique é um ótimo filme que, infelizmente, é baseado em uma triste história olímpica.

02 – Carruagens de Fogo

O filme mostra a preparação de dois atletas ingleses, um judeu e outro católico, para as Olimpíadas de 1924 em Paris. Apesar de ser um ótimo filme, que retrata com perfeição o espírito olímpico, ele ficou mais famoso por sua trilha sonora, criada por Vangelis, que serve também de tema de premiação atual nas Olimpíadas de Londres. Confira um trecho abaixo.

01 – Jamaica Abaixo de Zero

Esse pode não ser o melhor filme da lista, mas ocupa a primeira posição pois, além de representar o espírito olímpico, é MUITO divertido. Um clássico eterno da Sessão da Tarde, Jamaica Abaixo de Zero mostra o saudoso John Candy como um ex-atleta de bobsled que caiu em desgraça após trapacear nas Olimpíadas. Ele acaba treinando a improvável equipe de trenó jamaicana, liderada por Derice Bannock, que ao não se classificar para as Olimpíadas de Seul nos 100m Rasos, resolve representar seu país na competição de inverno em Calgary no Canadá. Mesmo sofrendo com o descrédito dos demais competidores, a equipe jamaicana segue seu sonho de representar seu país na competição. O filme, por incrível que pareça, é baseado em uma história real. Assista ao trailer abaixo.

E continuamos no aguardo de um bom filme sobre Curling.

Compartilhe
Comente