Oscar 2013 /// Conheça melhor os candidatos a melhor filme neste ano

Em 2013 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas selecionou 9 filmes para concorrer ao prêmio principal no próximo domingo. Abaixo você conhece um pouco melhor as produções que podem chegar na segunda-feira eleitas como o Melhor Filme de 2012.

 

indomavelsonhadoraposter

4 indicações ao Oscar

Indomável Sonhadora

Nascida em uma pequena comunidade no sul dos Estados Unidos, a pequena Hushpuppy utiliza sua imaginação e inocência para sobreviver em meio aos perigos do mundo real.

Além da indicação para Melhor Filme, o longa ainda concorre a Melhor Diretor (Benh Zeitlin), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para a pequena Quvenzhané Wallis, de apenas 9 anos. Ela é a atriz mais jovem ao concorrer a um Oscar como atriz principal.

 

 

 

 

Indicado a 8 Oscar

8 indicações ao Oscar

O Lado Bom da Vida

Depois de sofrer um colapso mental e passar meses internado, Pat retorna à casa dos pais para tentar reconstruir seu casamento e colocar sua vida nos eixos. Durante essa jornada ele conhece Tiffany, que pode acabar alterando seus planos. Concorre também em Direção, Edição, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante, somando 8 indicaçãoes.

Mesmo sendo improvável, dos indicados O Lado Bom da Vida é o único com possibilidades de entrar para o seleto grupo que conquistou o Big Five (Oscar de Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro Original ou Adaptado). O último a conseguir a façanha foi O Silêncio dos Inocentes há 22 anos.

Confira nossa crítica.

 

Indicado a 5 Oscar

5 indicações ao Oscar

A Hora Mais Escura

Durante 10 anos os Estados Unidos perseguiram implacavelmente o terrorista Osama Bin Laden e até sua morte, em 2011, várias pistas foram seguidas sem resultado. Maya, uma jovem funcionária da CIA é quem acaba perseguindo a pista correta e colocando o terrorista na mira do exército americano.

Concorre a outros 4 Oscar nas categorias Melhor Atriz, Edição, Edição de Som e Roteiro original.

Confira nossa crítica.

 

 

 

 12 indicações ao Oscar

12 indicações ao Oscar

Lincoln

A cinebiografia do ex-presidente americano mostra o período conturbado que precedeu sua morte. Em meio ao final da Guerra Civil, o presidente tenta aprovar a emanda na constituição que iria libertar definitivamente os escravos e por fim ao conflito.

Também está indicado para Fotografia, Figurino, Direção, Edição, Trilha Sonora Original, Design de Produção, Mixagem de Som, Roteiro Adaptado, Ator, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante, somando 12 indicações. O recordista da noite.

Confira nossa crítica.

 

 

8 indicações ao Oscar

8 indicações ao Oscar

Os Miseráveis

Baseado na obra de Victor Hugo e no famoso musical, Os Miseráveis mostra a vida do fugitivo Jean Valjean e seu embate histórico com o Inspetor Javert. Quando sua vida se cruza com a da jovem Fantine, ele assume uma promessa que o fará ter mais por que lutar do que sua própria vida.

Concorre em mais 7 categorias: Figurino, Cabelo e Maquiagem, Música, Design de Produção, Mixagem de Som, Ator e Atriz Coadjuvante.

Confira nossa crítica.

 

 

 

11 indicações ao Oscar

11 indicações ao Oscar

As Aventuras de Pi

Baseado no livro de Yann Martel, o filme conta a história do jovem Pi Patel, que sobrevive a um naufrágio quando sua família se mudava da Índia para o Canadá. Para sobreviver em alto mar ele terá que dividir espaço no bote salva-vidas com uma zebra, uma hiena, um orangotango e com o temível tigre Richard Parker.

O filme concorre nas categorias de Direção, Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original, Música, Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som, Efeitos Visuais, Roteiro Adaptado e Melhor Filme, totalizando 11 indicações.

Confira nossa crítica.

 

 

5 indicações ao Oscar

5 indicações ao Oscar

Amor

Uma coprodução entre Alemanha e Áustria, Amor ultrapassa a barreira dos filmes indicados a Melhor Filme Estrangeiro e chega também às categorias principais. O longa conta a história de dois octagenários e tenta compreender a força do verdadeiro amor, que sobrevive as dificuldades e ultrapassa barreiras.

O longa compete também como Filme em Língua Estrangeira, Roteiro Original, Direção e Atriz. Emannuele Riva é a atriz mais velha a concorrer ao prêmio.

 

 

 

 

7 indicações ao Oscar

7 indicações ao Oscar

Argo

Baseado em um livro que relata um episódio real, Argo mostra o trabalho da CIA para retirar diplomatas americanos presos em território Iraniano após a Revolução Iraniana. Em um plano mirabolante a CIA se une a produtores de Hollywood para simular a presença de uma equipe de produção cinematográfica canadense no país.

Além de Melhor Filme, Argo concorre também a outros 6 prêmios: Edição, Trilha Sonora Original, Edição de Som, Mixagem de Som, Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante.

 

 

 

 

5 indicações ao Oscar

5 indicações ao Oscar

Django livre

Liberto por um caçador de recompensas, o ex-escravo Django agora busca resgatar sua esposa, cativa em uma fazenda gerenciada por um homem perverso.

Concorre também nas categorias Fotografia, Edição de Som, Roteiro Original e Ator Coadjuvante.

Confira nossa crítica.

 

 

 

 

 

E quais são os seus favoritos? Ouça o Papricast dessa semana, participe de nosso bolão do Oscar e concorra a livros que inspiraram os filmes concorrentes desse ano.

Compartilhe
Comente