A Morte de Chorão /// O triste fim da banda que todos já gostaram um dia

Chorão morreu aos 42 anos de idade

Chorão morreu aos 42 anos de idade

Hoje, 6 de março de 2013, morreu Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão, da banda Charlie Brown Jr. O cantor e compositor foi encontrado sem vida em seu apartamento semi-destruído em São Paulo. Remédios, álcool e drogas foram encontrados no apartamento, indicando que o abuso dessas substâncias acabou levando Chorão à morte.

Se você tem de 35 anos pra baixo, posso afirmar com certeza que já foi fã da banda em algum momento. Ok, pode não ter sido fã, mas já se pegou cantarolando algumas das músicas compostas por Chorão sem nem perceber, estou mentindo?! Isso porque, independente de qualquer juízo de valor em cima do trabalho da banda, ela conseguiu atingir um público gigantesco nos quase 16 anos que separam a morte de seu líder e o estouro da banda com a música “O Couro Vai Comê!”. Sim, assim mesmo, com um “ê” no final. Esses pequenos detalhes que mandavam às favas as convenções mostram bastante o espírito da banda e, principalmente de Chorão. Esse espírito rebelde e despreocupado foi o que fez com que o Charlie Brow marcasse tanto os adolescentes de várias gerações. O mesmo espírito que o compositor se negou a deixar amadurecer ao longo da carreira. O Charlie Brown Jr. continuou sendo uma banda adolescente, mesmo com seu líder já passando dos 42 anos. A temática do skate e de paixões proibidas continuou permeando as letras das músicas por todo esse tempo. Se foi uma opção para renovar o público ou uma incapacidade de evoluir, nunca se saberá.

Nos últimos 10 anos a banda apareceu mais pelas frequentes confusões em que Chorão se meteu do que por grandes hits. O murro em Marcelo Camelo, do Los Hermanos, ou então a traumática expulsão do baixista Champignon e ainda a recente briga no palco, com o mesmo Champignon depois que retornou à banda foram destaques enquanto o Charlie Brow aproveitava de seu sucesso no final dos anos 90 para continuar levando multidões de adolescentes aos shows.

Pode-se dizer que o Charlie Brown Jr. foi uma das últimas bandas de rock com personalidade a surgir no Brasil. Assim como o Raimundos, não seguia uma moda internacional ou pretendia ser a “nova banda X”. Uma pena que tais bandas não encontrem mais espaço no atual cenário tomado de artistas enlatados prontos a mudar de estilo para se enquadrar na onda da moda. O que um artista deixa quando se vai é sua obra, e se não dá pra dizer que a obra de Chorão é algo culturalmente relevante ou transformador, o contrário não se pode afirmar sobre a autenticidade de seu conteúdo. E o que mais é o rock senão dizer o que se quer, na hora que se quer, doa a quem doer? Chorão morreu hoje, mas o rock brasileiro, infelizmente, já foi bem antes.

Compartilhe
Comente
  • Josiane Aparecida mattos

    Se ele tinha uma cobertura de luxo ,xeia de coca (droga CARA ) é porque ele conquistou e conseguiu com seus meritos sem pedir nada aos envejosos que somente sabem criticicar e cuidar falar mal da vida dos outros ,enquanto se COROEM por dentro de mais pua INVEJA essa sim é triste , porque o cara era Ô CARA!

  • http://www.facebook.com/alessandra.vale.549 Alessandra Vale

    nem conhecia direito mais gente deixa na mão de deus que ele sabe o que fazer vcss não em direito de critica-lo aceito as opiniões de cada um mais nesse momento os familiares e fãs estão tristes e vcss ficam com essa palhaçada.desculpe se falei alguma coisa que vcss não gostaram mais o respeito é bom.

  • QuickerMan

    Está no colo do capeta… por que os ídolos da juventude são devassos e promíscuos como esse aí, Tim Maia, Renato Russo, Cazuza, etc… Mas também, o que esperar de um povo que elege Edir Macedo como um dos maiores brasileiros de todos os tempos, juntamente com uma cambada de jogadores de futebol que não contribuem em nada para a sociedade, mas sequer saber quem foi Cesar Lattes?
    Mais um que já foi tarde… chupa Brasil.

  • José de Almeida

    Todos já gostaram? Posso garantir que não. E o Chorão? Mais um que se fazia de rebelde mas tava lá, morando numa cobertura de luxo, cheio da coca.

    • Fabrício Schayder

      Qem és tu pra julgar alguem brother? você nao sabe da vida do cara, e qe mal tem ter uma coberta de luxo? isso nao muda oq se tem por dentro parceiro, só Deus pode julgar alguém, pq além de nós, só ele sabe qem realmente somos.

  • luana

    triste ne?

  • Probst

    o criticam porque ele era diferente, porque ele nao era um michel teló da vida, as letras das músicas são sim muito bem feitas, quem critica mostra que não entende do assunto, e quanto aos que criticam a vida privada dele, bem a propria palavra fala, nao nos interessa, so nos interessa o que ele fazia no palco, a sua arte

    bando de hipocrita

  • Dustin King

    Chorão foi e continuara sendo uma inspiração pra mim, seu jeito descontraido e despreocupado de viver acalma meu lado ancioso e preocupado de ser. CBJ and Chorão pra sempre!

  • Guerreiros

    Babaca são vc’s q falam merda, vc’s querendo ou ñ ele era foda! Me diz qual a melhor banda d Rock Nacional d 2000 até agora? Restart, Fresno, NXzero???? Me diz onde essas merdas aí citadas cantam e tem um personalidade própria?! Como disse o editor, tudo enlatado. Babacas é quem fala besteiras.

  • http://www.peganaminhaebalança.com quenome

    Grande bosta, só mais um porra louca suicida que já esta no colo do capeta e que não merece homenagem nenhuma !

  • http://www.facebook.com/peraldiano.silva.94 Peraldiano Silva

    Um tremendo babaca sem noção.O cara com 42 anos nunca deixou de ser um adolescente bobalhão.As letras das músicas eram uma baboseira sem noção, sem falar nas dezenas de plágios.Copiava música dos outros prá dar uma de rebelde. Tão chorão que morreu sozinho, afogado no pó.

  • Mundico

    Tremendo babaca esse cara.Um bobão que nunca saiu da adolescencia e sempre foi um menino mal crescido e mal criado…..As letras da músicas não tinham pé nem cabeça, era uma baboseira sem noção prá adolescente retardado..

  • Samuel

    Chorão, além de um mestre da escrita direta, era um grande músico, um grande homem de atitude, um cara que deixará uma lacuna que ninguém poderá preencher. Assim como Cássia Eller, Renato Russo, Cazuza, Raulzito …
    O Rock nacional perdeu um ícone!

  • lady

    grande merda

  • Marcos Espanha

    Que porcaria. Foi tarde esse traste.
    O cara brigou com meio mundo, humilhou até próprios membros da banda no palco, escrevia letras que pareciam ter saído da cabeça de um office boy desempregado…
    Sério mesmo, se perdeu o norte da boa música e bons compositores, como Titãs, Legião, Engenheiros, e dão valor á um cara que nunca fez nada de aproveitável.

  • DANIEL

    O chorao morreu e o restart ta ai :( o mundo injusto

  • christian

    todos? nunca nem ouvi falar desse merda ai ._.

  • ranier

    grande homem,grande cantor,compositor,pai de família,grande filho… porem todos temos defeitos,quando se presta um pouco de atenção na historia da musica,seja brasileira ou mundial,todos os grandes artistas,principalmente aqueles fora de serie,os declarados com “o Dom” são os mais problemáticos,o q lhes sobram de talento,lhes faltam em juízo… são joias raras nesse mundo,pessoas normais,que precisam tanto de atenção e carinho como qualquer outra… o talento trás fama dinheiro e muita futilidade…laços sem raízes,tudo vazio,apenas por interesses financeiros… o dom que os diferencia,e o mesmo que os excluem. amy winehouse,curt cobain e muitos outros mitos sucumbiram a esse mundo de solidão… empresários lixos movidos pela mídia,tratando os artistas como mercadorias…

  • http://cienciasvirtual-bio.blogspot.com.br/ Luiz Fernando

    Perfeito. Fiquei muito triste com a notícia, só fã da banda desde o inicio, não me importo se eles não conseguiram evoluir, o som deles sempre me fez bem… Valeu Chorão, que os bons espíritos possam lhe conduzir ao caminho da luz, fique em paz…

  • http://gravatar.com/isipon Guilherme Isipon

    Falando com toda a sinceridade, eu achava o Chorão um grande babaca, porém, reconheço que sim já cantei e gostei de músicas deles. Porém, para mim, não fará falta.

  • http://www.facebook.com/dharuan Dharuan Cocenzo

    Grande texto! Parabéns!

    Aqui na Baixada Santista o pessoal ficou bem chocado com a notícia, comoção geral.