Top 10 /// Os melhores temas musicais do maestro John Williams

O cinema já existiu sem fala, mas nunca sem música. A simbiose entre audio e vídeo em uma projeção de cinema é algo que faz arrepiar pela emoção de identificar um tema conhecido ou então por potencializar o sentimento de uma cena. Ao longo dos anos vários grandes compositores dedicaram suas carreiras a criar grandes temas musicais para o cinema. Alan Silvestri, Hans Zimmer, Ennio Morricone e muitos outros não devem nunca ser esquecidos, mas um nome é unanimidade quando se fala de trilhas sonoras: John Williams. Aos 81 anos de idade, o compositor já teve mais de 48 indicações ao Oscar e levou 5 estatuetas para casa.

Abaixo preparamos uma lista com os 10 melhores temas criados por John Williams para suas trilhas sonoras. É só rodar os vídeos e se emocionar.

A Lista de Schindler

Uma das músicas mais tristes e melancólicas compostas por Williams merece estar na lista. Apesar de não ser uma das tradicionais trilhas grandiosas e épicas do compositor, respeita o tom do filme e complementa sua temática de forma brilhante. Acabou vencendo o Oscar de 1993 na categoria Trilha Sonora.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Em 1977 John Williams acabou não levando o Oscar por Contatos Imediatos de Terceiro Grau, apesar de ser uma de suas trilhas mais icônicas. Aqui a música não só ambienta o filme, como também faz parte da narrativa, sendo usada como meio de comunicação entre os humanos e seus visitantes.

Esqueceram de Mim

Esta é uma trilha que muita gente não sabe pertencer a Williams. O tom de fantasia infantil já dá as caras logo na introdução com notas que parecem saídas de uma caixinha de música. Rendeu mais uma indicação ao Oscar para o maestro.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Com um início que lembra bastante a de Esqueceram de Mim, a trilha cresce se tornando muito mais soturna e épica, como a própria história pedia. Nem precisa dizer que John Williams foi mais uma vez indicado ao Oscar.

Tubarão

Quem não lembra das clássicas notas que prenunciavam a chegada do predador aquático mais temido dos cinemas? Ok, e do mundo real também. A trilha de Tubarão fez muita gente se segurar mais forte na poltrona do cinema e rendeu ao compositor seu primeiro Oscar por uma trilha sonora original.

Indiana Jones

O que dizer da trilha criada para Indiana Jones? É simplesmente uma das músicas mais épicas e lembradas da história do cinema. O clima de aventura, a emoção a grandiosidade, tudo está presente nessa trilha. Basicamente a essência de John Williams.

Parque dos Dinossauros

Essa é com certeza uma das mais belas trilhas criadas por John Williams. Ver pela primeira vez a cena de um dinossauro “vivo” na tela do cinema, pontuada com as notas de Williams é um dos momentos que nunca esquecerei.

E.T.

O clima de aventura juvenil que Steven Spielberg imortalizou nos anos 80 não existiria sem o auxílio dessa fantástica trilha. Quem não se emociona ao lembrar de Elliot voando na bicicleta ao som dessa música?

Star Wars – Tema Principal

Simplesmente o tema de abertura de uma das sagas mais importantes da história da cultura pop. As letras amarelas subindo no espaço sideral ao som dessa trilha representam se transportar para um outro universo. Uma trilha sonora épica que mereceria estar nessa lista com outros temas, não fosse a genialidade de John Williams em criar sempre coisas mais fantásticas todos os anos.

Superman

Superman não é só roupa azul, S no peito e capa vermelha. Superman é roupa azul, S no peito, capa vermelha e essa música. A trilha faz o incrível papel de já deixar o espectador empolgado com um filme que ele ainda não viu. A grandiosidade do personagem se reflete nessa música de uma forma muito difícil de conseguir separar. Hans Zimmer, lhe desejo boa sorte.

Compartilhe
Comente
  • http://yago5194@gmail.com. yago

    não há maestro assim q nem ele eu sou clarinetista mas pra mim ele é o melhor de todos não o importa a opinião contrária ele sempre será o melhor de todos pra mim

  • Jean Porto

    Como os temas de Indiana jones e superman são parecidas

  • Anderson Pedro

    Na linha do faltou: faltou o tema musical dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles. Aí você me fala!

  • Leonardo

    Faltou o tema de Robocop, que é melhor que várias dessa lista

    • http://www.paprica.org Marton Santos

      Só faltou ter sido composta pelo John Williams :)

  • http://www.facebook.com/thiago.klahold Thiago Ofuji Klahold

    Hans Zimmer também é muito bom!

  • Henrique Kamiya

    E eu acho que o tema de 007 entrava facil nesse top 10

  • Henrique Kamiya

    aaaaaa!! Deviam ter colocado a marcha imperial de star wars tambem. Muito foda ouvir a musica e imaginar o Darth vader!

  • gilmar

    quando filme tem a trilha assinada po john willians já merece ser visto, Superman, Star Wars,etc. Outro musico excelente é o Vangellis–Carruagens de fogo, Blade runner etc..

  • Wilken

    A de A Lista de Schindler é magnífica as outras também mais essa é especial

  • http://www.facebook.com/heldervr Helder Vinicius Ribeiro

    Épico. De arrepiar. Compartilhado,

  • rodrigov8ao

    grande mestre.

  • Garanhão italiano

    Muito bom compositor.

  • http://www.facebook.com/WellingtonDuart Wellington Duarte

    Muito bom escutar músicas de orquestra,
    cite alguns outros compositores, gostaria de uma coleção em casa, kkk
    valeu!

  • Wag

    Jeremy Soule manda lembraças o

  • Jhenifer

    Sou sua fã hahaa

  • http://www.facebook.com/scuzziato Fabiano Scuzziato

    Parabéns pela seleção! Ouvi todas as trilhas (em especial porquê aí estão alguns dos melhores filmes que já pude assistir).