Cartazes Ganeses /// Veja a peculiar interpretação de artistas ganeses para clássicos do cinema

Há muito tempo, já falamos aqui no Páprica sobre os curiosos cartazes húngaros de Star Wars. Na época, graças à Guerra Fria, os países europeus sob influencia soviética eram proibidos de mostrar cartazes originais dos filmes americanos, recorrendo a artistas locais para produzir cartazes próprios para o regime do país. O curioso é que, muitas vezes, os artistas criavam os cartazes sem sequer ter assistido ao filme em questão, gerando resultados interessantes.

Em Gana, na década de 80, aconteceu algo semelhante, mas não por motivos políticos, e sim econômicos. Como em quase todos os países africanos da época, o acesso a TV e, principalmente, ao cinema eram escassos, para não se dizer nulos. Era comum então exibidores clandestinos, em posse das fitas de alguns filmes, organizarem exibições em pequenas vilas e comunidades. Eles viajavam o país em pequenas vans equipadas com tela, projetor e gerador de energia elétrica.

exibicaogana

Como não tinham acesso ao material de divulgação oficial dos filmes que exibiam, era comum eles solicitarem a artistas locais que criassem cartazes para divulgar o filme que seria exibido nos próximos dias. Os cartazes eram feitos com tinta a óleo no verso de sacas de farinha de trigo. Apesar de muito comuns, não eram apenas os filmes americanos que chegavam a Gana através desses exibidores piratas. Muitos filmes indianos, chineses e nigerianos eram exibidos por lá com cartazes criados localmente. Abaixo você pode conferir várias dessas obras bem peculiares.

Krull

Ewoks-The-Battle-For-Endor

Commando

Captura81

Captura61

Captura51

Captura41

Captura32

Captura22

3804586223_a1bd6c4f28_o

725_ghana

Cujo

Deep-Rising

Desperado

Eight-Legged-Freaks

Enter-The-Dragon

Evil-Deade-2

Evil-Dead

Hulk-Hogan-Suburban-Commando

Jason-Goes-TO-Hell

Leprechaun

Poltergeist-2

Nightmare-On-Elm-Street

Mission-IMpossible

Sleepy-Hollow

Terminator-2

Under-Siege

The-Spy-Who-Loved-Me-007

Alien

AWOL

Big-Trouble-In-Little-China

Catwoman

Bram-Strokers-Dracula

ghana-sleepwalkers

Texas-Chainsaw-Massacre

Children-Of-The-Corn-3

Via Yorokobu

Compartilhe
Comente
  • http://www.eletroplay.com.br/loja/ Eletroplay

    tem uma li que a mulher ta com a teta de fora uhehueuheuhehue

  • xeracola

    tem uns ai que eu colocaria de boa na parede do meu quarto, principalmente ‘i hate my village’ hehe