Bill Watterson /// Discurso inspiracional do criador de Calvin & Haroldo ganha versão ilustrada

Talvez você não conheça Bill Watterson, mas sou capaz de apostar que você conhece suas criações: o garoto Calvin e seu amigo imaginário, o tigre de pelúcia Haroldo. Durante 10 anos Watterson deu vida as maluquices de Calvin e optou por acabar a tira no auge, em 1995.

Cinco anos antes, ele havia dado um discurso para uma turma de formandos do Kenyon College (onde ele mesmo havia se formado em 1980) em que exaltava a necessidade de buscar seu próprio caminho no mundo, de fazer escolhas arriscadas e que nem sempre serão aceitas pela maioria. Agora, graças ao trabalho do site ZEN PENCILS, podemos ver esse incrível discurso traduzido em quadrinhos. O ilustrador Gavin Aung Than, dono do site, não só possui um estilo inspirado em Watterson como também tentou deliberadamente imitar o traço do ilustrador, fazendo com que pareça que os desenhos são do próprio criador de Calvin & Haroldo.

Ah, e como eu sou legal, já traduzi para o português :)

TIRINHAWATTERSON

Visite o ZEN PENCILS, que publica um quadrinho inspirado em uma frase inspiracional todas as semanas.

Compartilhe
Comente
  • Pingback: Discurso ilustrado | Babados & Bordados()

  • http://www.otolofala.blogspot.com The Fool

    Beleza, mas a tirinha não é do Bill Waterson, ok?
    Aqui o original:
    http://marccortez.com/2013/08/30/significance-vs-success/

    E aqui uma resposta a essa própria tira:
    http://marccortez.com/2013/09/03/disagreeing-with-bill-watterson-comic-style/

    • http://www.paprica.org Marton Santos

      O texto do post (você leu?) explica tudo isso…

    • luis

      lê a sinopse antes de comentar.

  • Pingback: Pausa | Arte Amiga()

  • Pingback: Falta de ambição - Arjan Tinoco | Arjan Tinoco()

  • Pingback: Repense suas escolhas. | Vagabundo Profissional()

  • Pingback: A vida que queremos ter - Maionese()

  • Rogerio

    Não tinha entendido a tirinha mas depois da explicação tudo ficou claro pra min e obrigado Marton pela tirinha inspiradora e obrigado Elton pelo texto cativante, Deus abençoe os dois. Vou fazer um desabafo aqui : Estou cansado de ler coments de pessoas que se dizem “pastores” mas que escrevem com um ranço de raiva e falta de amor ao próximo e mesmo paciência com a opinião de outros. Cristo nos ensinou exatamente o contrário, nos ensinou a amar ( e isto inclui tratar com paciência, amor , compreensão mesmo quando discordamos veementemente ) e podemos fazer isto postando comentários que ajudem e instruem e não que agridem . desculpem o desabafo ……………..

  • Pingback: Repense sua vida com esta tirinha | Dr. Sucesso - Mantenha-se motivado, ao sucesso!()

  • https://www.facebook.com/cfandra Claudio Figueiredo de Andrade

    O que eu mais aprendi lendo essa tirinha foi que……o analfabetismo funcional no Brasil avança a passos de dinossauro.

  • Talita do Vale

    Obrigada pela tradução :)

  • Pingback: Uma tirinha pra ser refletida « Rotina Nerd()

  • http://gravatar.com/eltonbandeira eltonbandeira

    Não to entendendo o “mimimi” da galera em cima dessa tira (alias, obrigado Marton por traduzi-la). Tem muita gente presumindo muita coisa ai achando que entende da vida. Que “largar o emprego” é ruim, que as pessoas traem umas as outras e bla bla bla… Olha, não posso falar da vida dos outros, mas falo da minha e da vida do Bill (íntimo, oi?) também. Ele conseguiu o que é o sonho de muita gente, seja homem ou mulher: trabalhar com o que gosta, ser reconhecido por isso e ter tempo para a família. Isso é inspirador, sim. Ponto. Trabalhar numa empresa que suga todas tuas energias e que “reconhece” o teu esforço com tapinha nas costas e happy hours pagos pela empresa é ser escravo de um modelo de negócio/trabalho milenar. A maioria das pessoas fica presa dentro das 8 horas por dia, que no Brasil nas mais diversas áreas já se tornaram jornadas de 16 ou até 20 horas (esse é o meu caso inclusive). Isso é ser independente? Sério?

    Eu trabalhava na maior agência de publicidade de Porto Alegre (da época). E ganhava mal pra cacete, não dormia e não era feliz com meu trabalho e tampouco com o tipo de pessoas na minha volta. Eu descobri que não fazia o que gostava realmente. Então eu saí e abri uma empresa com mais dois amigos, acreditando num sonho. Assim, comecei a trabalhar com ilustração e animação (minhas duas paixões) e passei a ganhar muito mais. Conforme a empresa foi crescendo, mais a gente trabalhava e se estressava. No começo, mesmo com jornadas de até 24 ou 26 horas seguidas, a gente era feliz. O stress de trabalhar com agencias de publicidade não apagava nossa empolgação. Mas tudo tem limite. Se passaram 10 anos, e a burocratização, a preocupação, a cobrança do mercado, fez com que os guris que “faziam o que gostavam” se tornassem os empresários que tinham que fazer o que o mercado “pagava mais”, afinal as contas iam se acumulando, aluguel, folha de pagamento de funcionários e etc. Por “N” motivos, nosso casamento desgastou. Já perto dos 30 anos, não acreditava mais no que estávamos fazendo ou na maneira que se fazia, pelo menos pra mim não funcionava mais, algo muito pessoal mesmo.

    E então, eu saí. E desejei sorte aos meus dois sócios que ainda acreditam no sonho e olham na mesma direção.

    Vendi minha parte para um dos meus sócios, vislumbrei outro horizonte e me joguei. Não foi um processo nada fácil, aliás foi bastante sofrido inclusive. Mas olhar para dentro de sí e se permitir o auto-descobrimento não é fácil e indolor. Bom, é claro que todo mundo sabe que não fiquei em casa e criei um personagem icônico que me botou no mapa como referência mundial. Eu não sou tão genial assim, sei bem disso.
    Abri um CNPJ novo só pra mim e fiquei em casa um tempo trabalhando como autônomo. Porém, até para poder concretizar os projetos que fizeram com que eu largasse minha própria empresa, eu preciso de dinheiro (afinal é assim que o mundo funciona). Sendo assim, caiu no meu colo uma oportunidade de trabalhar em uma grande empresa, que é referencia no seu setor. Como estou casado e nós temos contas pra pagar, a segurança de eu ter uma grana certa todo mês fez com que eu aceitasse. Eu também sabia que era uma boa oportunidade de aprender mais, com outros profissionais, coisas que me vão me ajudar a realizar meus projetos pessoais. Ainda não tenho filhos, e justamente por querer muito te-los, é que eu estou trabalhando para viabilizar não só a parte financeira, mas de ter tempo de estar com eles e cuida-los da maneira certa.

    Infelizmente, vez ou outra me vejo preso na mesma armadilha de sempre. Já tive jornadas de 39 horas seguidas que me privaram o sono e a companhia da minha mulher num final de semana.

    Não me entendam mal, eu não acredito que tu consiga nada nessa vida sem trabalhar MUITO. E duvido muito que tenha sido fácil pro Bill e sua esposa passar por tudo isso, da mesma forma que ainda não está fácil pra mim e pra Clarissa. Ambos temos empregos e fazemos muitos freelas. O dia em que saio cedo do trabalho vou correndo pra casa pois tenho outro trabalho pra entregar na manhã seguinte. Mas nós estamos juntos nisso. Ela tem um plano e eu tenho outro, mas os dois convergem pro mesmo sonho. O sonho de ter uma família e ter tempo para ela é um desses sonhos, talvez o mais importante hoje pra nós.

    O que quero dizer, eu acho, é que assim como o Bill nós não devemos nos conformar com nenhuma situação na nossa vida. As vezes um caminho que começa certo entorta e vira o errado e a gente tem que estar atento para nos conhecermos e sabermos nossas prioridades. Sempre é bom olhar mais a frente aonde as decisões que tomamos agora estão nos levando e se isso condiz com o que queremos pra nossa vida. Não se trata de chutar o balde na primeira frustração que aparece. Mas de saber o que quer e pensar “como posso chegar lá”. Lembrando ainda que os sonhos vão mudando com o tempo, vão se adaptando, e esse é o movimento natural da vida.

    Bill é uma dessas pessoas que mostrou que é possível. E que a gente pode sim escolher o que é mais importante e lutar por isso.

    O sonho pode ser ficar em casa e cuidar de 5 filhos, ou ir trabalhar naquela empresa no Canadá e ganhar o Oscar. Seja o que for, nada nem ninguém podem te desviar do teu caminho. Nem mesmo os 3849 exemplos de pessoas que “se deram mal” desviam a tua atenção. Isso é ser independente de verdade.

    PS: Marton, desculpa a empolgação e o coment gigante :p

    • Rodrigo Knox

      Sabe como é Elton; é aquela velha história: opinião é igual bunda…
      …cada um tem a sua e ponto.
      Mimimi’s, sempre estarão presente!
      Isso porque infelizmente, são poucos que conseguem ver em uma “simples” tira como esta, todo a sua magnitude.

      Foi um Ótimo (mesmo que gigantesco) comentário!!!
      Parabéns por ele, e pelo ‘desabafo’…

      Vê-se que você é um cara sensato e determinado!

      Desejo-lhe MUITA Sorte com os seus sonhos!!! ;o)

      Abraço!

    • Vivente

      Você revela tudo aqui:
      “Não me entendam mal, eu não acredito que tu consiga nada nessa vida sem trabalhar MUITO. ”
      Esta é a tua crença. E cara, eu sei que a gente vive de acordo com as nossas crenças. Se é nisso que você crê então é isso que se manifesta na sua existência. Eu já tive esta fé no trabalho. Felizmente alguém me revelou que não é assim que funciona. Me mostrou gente que conquistou muito almoçando todo dia em casa com a família, curtindo quase todos os fins de semana e viajando todo ano por um mês para os lugares mais exóticos.
      Estas pessoas existem. Elas vêem a vida como algo bom, feliz, fácil. Mude sua fé. Procure pensar sobre esta mudança. Quanto mais pensar sobre isto mais caminhos para que esta transformação ocorra surgirão e aí você perceberá que tudo está mudando. E pra melhor.

    • https://plus.google.com/+LeandroMartinsLM9 Leandro Martins

      Muito bom=)

  • Ricardo

    Ironicamente a mulher dele está saindo para trabalhar, que simboliza o poder feminino.Que cada um tire as próprias conclusões.E sim, eu entendi o que quis dizer, mas que é um pouco hipócrita é.

    • http://www.paprica.org Marton Santos

      Só se voce presumir que ela tem um emprego onde é infeliz…

  • http://twitter.com/matelorenzetti matheus (@matelorenzetti)

    droga, to vendo muito manga, to lendo as tirinhas ao contrario, mais a mensagem foi boa =D

  • http://gravatar.com/derval9 lucas

    lindo, porem só teórico, tirando a parte dos excessos o resto é só estorinha pra boi dormir.
    o mundo de hoje não aceita este tipo de atitude, os filhos crescem e o que vc vai deixar para eles e principalmente para vc quando ficar velho.
    eu acho que dá pra conciliar a vida profissional e a familiar e ainda assim viver bem, curtir mesmo de forma plena vc só vai conseguir curtir os netos, isto em determinadas situações.

    • http://www.paprica.org Marton Santos

      Galera, eu acho que MUITA gente não entendeu a tirinha. Essa é a história do Bill Watterson, um autor FAMOSO. Ele não pediu demissão para cuidar da filha e ficar coçando em casa, ele simplesmente deixou uma carreira que lhe dava dinheiro, mas não satisfação e foi trabalhar em casa fazendo o que amava (desenhar), ganhando menos dinheiro, mas sendo mais feliz e tendo tempo pra familia. Ninguém incentivaria alguem a largar o emprego para ficar de chinelo e pijama em casa, afinal dinheiro não cresce sozinho e é necessário. A grande moral, é que fazendo o que se ama o sucesso vem e será só seu, e não de uma grande corporação que vai lhe consumir a alma e não te dará o merecido em troca. Essa é a experiência dele, trabalhou fazendo o que mais amava e virou um modelo para milhares de outros profissionais que trabalham com quadrinhos.

      Além disso, o Bill Watterson recusou durante anos vender os direitos de suas criações para o que quer que seja. Não existe uma lancheira ou camiseta oficial de Calvin & Haroldo pois ele não achava que suas criações precisassem tomar esse caminho de popularização pra ser incríveis. Ele abriu mão de uma pequena fortuna pra seguir fazendo o que acreditava ser certo, o que só prova que o discurso dele não é da boca pra fora…

      Trabalhe, muito. Mas não desperdice sua vida em um escritório com um trabalho que não gosta, pq ela passa muito rápido…

      • https://www.facebook.com/rafael.abreu27 Rafael Abreu

        :)

  • http://PAPRICA GOOD

    pandre 555
    vc nO ENTENDEU A MENSAGEM

  • Kim

    Tenho uma amiga q fez essa opção. Largou o trabalho num ótimo ambiente para ficar em casa e cuidar das crianças. O resultado? O marido arrumou uma amante. A verdade eh q a sociedade não respeita e valoriza quem faz isso. Na época eu a adverti e falei q se ela estava fazendo isso pelo bem dos filhos, ela tinha q pensar no futuro e se conscientizar de que seus filhos teriam muito mais orgulho de uma mãe independente e realizada.
    Mas no fim tudo acabou bem: ela se livrou do traste, voltou para o emprego (o chefe dela seria um imbecil se não a recontratasse, pois eh uma trabalhadora incrível), ela está namorando outro, emagreceu e está mais linda do que qdo era casada.

    • http://gravatar.com/auriney auriney

      Hum… sempre é assim!
      O mal do casamento é isso… acho que as pessoas relaxam muito.
      A parte boa é que a vida sempre te da uma 2ª chance, basta vc saber aproveita-la!

    • Pastor Edemerval Lacerda de Aguiar Sobrinho

      KIM … o marido de sua amiga já tinha esta amante. Lamento te informar!

      Há 2 anos fiz uma escolha, encerrei parte de minhas atividades, reduzi meus ganhos e passei a trabalhar somente depois de 13:00.

      Agora de manhã cuido do meu filho e dou uma pequena ajudinha na casa.

      Minha esposa gostaria de fazer o que eu fiz, mas ela é empresária, e trabalha demais, já eu, sou advogado e não me fez muita diferença trabalhar em casa enquanto interajo com meu filho.

      Só atendo clientes na parte da tarde e o forum só abre meio dia mesmo, então pouca diferença me fez.

      Bill Watterson é um gênio, e eu amo Calvin e Haroldo desde garoto, tenho vários livros e a mítica última tirinha do Calvin e Haroldo.

      Só lamento que sua amiga foi burra o suficiente para voltar a trabalhar depois que o leite já estava derramado.

  • http://gravatar.com/pandre666 pandre666

    patético. a mensagem é: fique em casa vagabundando

    • Emerson

      A mensagem é: “Crie sentido próprio para sua vida!”.

    • Véi, na boa

      Cara, não me leve a mal, mas você é um débil mental

  • Tofi Talli

    Na teoria é lindo…

  • Diani

    Simplismente perfeito.

  • http://gravatar.com/williamhaddad william haddad

    caraaaaaaaaaaaaaaaaa eu não sabia que eu era ele depois de velho…igualzinho bateu as atitudes e o jeito, não que tenha pago um preço alto para estar aqui trab. do meu jeito pois não ganho muito mas sou o CARA MAIS FELIZ DO MUNDO principalmente por estar ao lado dos meus filhos e fazendo o que eu gosto o gosto de TRABALHAR PARA MIM MESMO….ah! o mundo as pessoas….VÃO BEM OBRIGADO E ESPERO QUE CADA VEZ MELHOR….bem agora deixa eu voltar para meu trab deixa eu voltar para meus filhos. todos estão em escrever nos blogs tb e vcs estão ferrados eu vou aporrinhas vcs com a família toda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • http://gravatar.com/auriney auriney

      kkkkkkkkkkkkkk
      Não tem coisa melhor que trabalhar em casa e não depender dos outros!

  • Pingback: Uma Pequena História em “Tirinha” que Vai Fazer Você Repensar Sua Vida, Por Favor Leiam! – Portal Noticia Aqui()

  • João

    Ele não trabalha, mas a mulher dele sustenta a familia.

    • http://www.paprica.org Marton Santos

      Ele não só trabalha como criou uma das tiras de jornal mais famosas do mundo. A diferença é que ele apostou no sonho, coisa que muita gente não faz.

  • Pingback: tirinha que vai fazer você repensar a sua vida!()

  • Pingback: Leitura de Trem Especial UATAFOKIN 01 ano: Você tem certeza disso??? | Uatafókin is This!!!()

  • http://gravatar.com/splitthead Eduardo

    Muito bom! =)
    Bem como vocês comentaram no papricast, ep.25, esse era um cara que tinha princípios!
    “Você será incentivado de várias maneiras, algumas sutis e outras não, a continuar escalando e a nunca estar satisfeito com onde você está,quem você é e o que está fazendo. Existe um milhão de maneiras de se vender…”

    FODA!

  • http://gravatar.com/lrnesss lrnesss

    marton valeus por mais um exelente post
    CADE MAIS VIDEOS DO PAPRICASTV ?
    sequestrei 3 pandas aqui e um vai morrer a cada semana sem video

  • https://www.facebook.com/julianadahora Juliana Rocha

    Inspirador. Valeu por traduzir Marton! :)