Breaking Bad chegou a seu final de forma espetacular na noite de ontem, 29 de setembro de 2013 (nos Estados Unidos e em meios “alternativos” de exibição), então se você ainda não assistiu ao episódio final, aconselho duas coisas: 1º- Assista agora! 2º – Fuja desse post como o diabo foge da cruz, pois spoilers pesados te esperam depois da foto.
Embora ligeiramente mais longo do que a maioria dos episódios, esse series finale não conseguiu abraçar todas as cenas previstas no roteiro. O próprio criador da série Vince Gilligan comentou sobre isso em um pós-show exibido na TV americana, logo após o término do episódio. Segundo Gilligan, havia no roteiro uma cena a mais no restaurante onde Walter toma seu café da manhã de aniversário. Ele seria reconhecido pelo cozinheiro, um rapaz a quem ele havia dado aulas de química no segundo grau. Walter ameaçaria o cozinheiro e ofereceria dinheiro para que ele ficasse calado mas, antes de sair, perguntaria a ele se havia sido um bom professor. Na sequência do diálogo o rapaz conta que lembra de uma experiência feita pelo professor em sala de aula, quando ele borrifava substâncias químicas no fogo para criar cores diferentes. “O que você aprendeu com isso?” pergunta Walt e recebe a resposta: “Aprendi que químicos quando passam pelo fogo podem mudar de cor”. Apesar de bastante emblemática e de retornar à vida que Walt tinha antes de se envolver com o mundo do tráfico, a cena acabou de fora, talvez por quebrar o clima da tensa sequência que viria a seguir.
Em outra declaração interessante, o produtor explica a cena onde Walter deixa seu relógio em cima do telefone público no posto de gasolina, após conseguir o novo endereço de seus ex-sócios, Elliot e Gretchen. O espectador deve ter interpretado como uma simbologia de que o tempo do personagem estava chegando ao fim, ou que, a partir daquele momento, o tempo não importava mais. Mas a explicação é bem mais prática: continuidade. Duas cenas já haviam sido filmadas e mostradas anteriormente em flash-forwards, uma com Walter usando relógio, e outra sem. Para não dar margem a erros de continuidade, os roteiristas acabaram inserindo a sequência no episódio final, o que acabou se encaixando perfeitamente na trajetória do personagem.
Aproveite que essa é um post só para quem já assistiu a series finale e deixe sua opinião sobre o fim de Breaking Bad nos comentários.