Aningaaq /// Curta-metragem que complementa Gravidade pode fazer história no Oscar

Se você ainda não assistiu o sucesso Gravidade, dirigido por Alfonso Cuaron, é melhor passar longe desse texto e do vídeo, que certamente entregará alguns detalhes do longa. Mas se já conferiu o filme, deve lembrar de uma passagem importante, quando a Dra. Ryan Stone, interpretada por Sandra Bullock, está no módulo de reentrada da Estação Espacial Internacional e consegue contato via rádio com a Terra. Infelizmente a pessoa com quem ela consegue comunicar-se não trabalhava na NASA e sequer falava sua língua, mesmo assim ela aproveita aqueles momentos de interação humana, que poderiam ser seus últimos.

Pois o co-roteirista de Gravidade  (e filho do diretor) Jonas Cuaron resolveu expandir o universo do filme ao mostrar o outro lado dessa conversa pelo rádio. O curta-metragem Aningaaq mostra a conversa de pouco mais de 5 minutos entre o personagem título e a astronauta, e mostra que ele também tem uma difícil decisão a tomar. Assista abaixo.

O curta foi originalmente pensado para acompanhar o blu-ray de Gravidade como um extra, mas acabou fazendo carreira em festivais e agora é a aposta da Warner para o Oscar de Melhor Curta-Metragem. É quase certa a participação de Gravidade nos prêmios principais do Oscar e seria a primeira vez que um curta e um longa-metragem que se complementam concorreriam aos prêmios no mesmo ano. Bacana não?

A ideia para o filme veio durante a criação do roteiro de Gravidade. Alfonso Cuaron já havia estudado a possibilidade de rodar um filme na Groenlândia certa vez e, em suas pesquisas, conheceu um esquimó que serviria de base para a criação de Aningaaq. Mas a ideia se consolidou mesmo quando Jonas viajava pelo local e se apaixonou pela cultura inuíte e sua relação com seus cachorros. O curta foi produzido com uma verba de 100.000 dólares e com uma equipe de apenas 10 pessoas. O material ficou pronto tão rápido,que foi possível usar o som captado no curta na edição final do próprio Gravidade.

Você pode gostar ou não de Gravidade, mas não dá pra dizer que o filme não foi pensado em seus mínimos detalhes para contar a história desejada. Nem que pra isso seja necessário ir a Groenlândia filmar com os esquimós.

Via The Holliwood Reporter. Dica do nosso leitor Djansley Siriaco.

Compartilhe
Comente
  • http://gravatar.com/lrnesss lrnesss

    acho que…. hm …
    melhor não comentarmos mais por quer daqui em diante é só spoilers

  • https://www.facebook.com/rodolfo.valiati Rodolfo Valiati

    Droga, na minha interpretação do filme, a conversa que ela tinha com o Aningaaq já fazia parte dos momentos alucinatórios da personagem…