Sobrenatural: Capítulo 2 /// O desconhecido é sempre mais assustador.

cartazEsse foi um bom ano para o gênero terror no cinema e principalmente para James Wan, diretor responsável pelo excelente Invocação do Mal e também por Sobrenatural: Capítulo 2 que estreia nessa sexta-feira (22/11).

O primeiro Sobrenatural chegou aos cinemas em 2010 e contava o drama da família Lambert. Um jovem casal (Patrick Wilson e Rose Byrne) com 3 filhos, que se mudam para uma casa aparentemente assombrada. Além de alguns eventos sobrenaturais, tais como objetos andarem sozinhos, batidas e sons bizarros, o filho mais velho do casal, Dalton (Ty Simpkins, o garoto de Homem de Ferro 3) entra em coma sem nenhuma razão aparente. Com o tempo eles descobrem que a casa não é assombrada e sim a família, o que é uma pena, pois essa foi a primeira família em um filme de casas assombradas que teve a ideia mais obvia de todas: se mudar.

3S7C3257.CR2

No final do primeiro filme, Josh Lambert (Patrick Wilson) descobre que, assim como seu filho, ele também possui a habilidade de vagar no mundo dos mortos enquanto dorme, sendo essa a única forma de salvar Dalton, que já tinha uma fila de almas penadas querendo tomar posse de seu corpo desalmado. Acontece que, quando eles voltam do além, algo segue Josh para o mundo dos vivos, deixando tudo encaminhado para a continuação.

O segundo capítulo de Sobrenatural inicia (depois de um breve flashback da infância de Josh) algumas horas após os acontecimentos do primeiro filme. Vale dizer que os dois longas se completam perfeitamente. Sobrenatural 2, diferente da grande maioria das continuações de filmes de terror, não conta uma nova história – com novas pessoas passando por situações semelhantes – ele simplesmente continua a mesma, nos passando a impressão de que os dois foram filmados juntos (o que não foi o caso). O roteiro do filme também me surpreendeu bastante. Vale dizer até que o segundo filme deixa o primeiro mais interessante ao inserir elementos na história que ajudam a explicar algumas coisas como a memorável sequência do alarme contra roubo. Com uma dose certa de complexidade ele consegue fechar todas as portas que abre fazendo você passear por toda a história, incluindo o primeiro capítulo.

Insidious2-2

Mais uma vez a fotografia do filme e os enquadramentos estão corretíssimos, construindo o clima certo. A sequência também acerta ao apostar menos no truque barato de subir repentinamente o som para fazer a audiência pular no cinema. Claro, isso ainda acontece, mas muito menos do que no primeiro filme. É seguro afirmar que o elenco também está melhor. O destaque fica para Patrick Wilson com uma atuação desconfortável, mas coerente para o tipo de situação. Wan sabe exatamente onde posicionar a câmera e joga muito bem com o que está acontecendo fora do enquadramento, deixando a plateia agoniada por não conseguir olhar para onde pode estar o perigo. Os movimentos de câmera também são muito bem usados para revelar na hora certa que determinado personagem não está sozinho na sala. Além disso, o filme acerta ao apostar na antecipação, usando jogos de sombras, efeitos mecânicos simples e deixando boa parte do suspense para a imaginação do espectador.

Ainda assim, ele escorrega um pouco no final (assim como o primeiro) ao mostrar mais do que precisava. Na minha humilde opinião, um bom filme de suspense sobrenatural deve saber como deixar a mente do espectador completar certos pontos da história. Os dois capítulos de Sobrenatural quebram essa “magia” ao mostrar o que tem do outro lado. Se tratando do “além”, o desconhecido sempre é mais assustador.

Esse pode até não ser o melhor filme de terror que você já viu na sua vida, mas certamente te fará pular no cinema e em casa quando aquele vento maldito fizer a sua porta bater de novo.

Compartilhe
Comente
  • natalia

    alguem me explica oq tem atras da menina no final sobrenatural 2 eu nao enxerguei

    • https://www.facebook.com/charles.loreto Charles Loreto

      seria bom se alguem respondesse né natalia :/

  • https://www.facebook.com/roger.kato.31 Roger Kato

    Bacana as críticas, é bem por aí o filme…. Já viram a do Hao? Legal o ponto de vista… http://br.hao123.com/movie?tn=fb_self_wt_01_movie_br

  • S4RT0

    droga, tomei spoiler!
    agora só vou ler sobre o que não sei depois de saber… não… peraê… ahhh… entendedores entenderão

  • leonardo

    A familia nunca se muda pois é sempre a vela desculpa que compraram a casa com as ultimass economias da familia e o valor que pagaram na casa foi muito baixo….

  • Pingback: Sweetlinks: Os links mais quentes encontrados na web | SweetLicious()