Papricast 071 /// Viajantes do Tempo

Viagem no tempo é um tema controverso. Alguns acreditam, outros não. Alguns não entendem, outros fingem que entendem. O importante é que o cinema usa o artifício de viajar no tempo para criar ótimos filmes e povoar nosso imaginário com personagens marcantes e máquinas do tempo incríveis. Ative seu capacitor de fluxo e vamos causar um paradoxo que vai implodir o universo.

[DOWNLOAD]

Fale com a gente

Nos mande sugestões, críticas ou reclamações através do papricast@gmail.com, nos comentários do post, no Facebook ou então através de nosso twitter: @papricast

Duração do Programa

71 minutos

ASSINE NOSSO FEED!

Feed, RSS e iTunes: http://feeds.feedburner.com/Papricast Para assinar no iTunes, clique na aba Avançado, e Assinar Podcast. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.

Compartilhe
Comente
  • https://plus.google.com/107902067632115115439 Raoni Botelho Sporteman

    Uma curiosidade sobre o filme Máquina do Tempo (2002):

    [spoiler]

    No final foi explicado pelo Über-Morlock o motivo de Alexander não conseguir salvar Emma já que se ela tivesse sobrevido ele não teria construído a maquina pois a motivação foi a vontade de mudar tal tragédia. Logo ela precisa obrigatória morrer em qualquer universo que a maquina exista e se a maquina não existir ele não pode salva-la. Tal fato se tornou logicamente impossível e é uma versão do paradoxo do avô.

    Alexander viaja para o futuro e vê o triunfo dos Morlocks, ele volta e supostamente acaba com eles. Porém se os Morlocks não tivessem vencido ele não teria motivo para voltar e lutar contra eles. logo o final utópico terá vida curta pois em seguida Morlocks vencem, da mesma que salvar Emma não ha outro resultado possível.

    • Rafael

      Na verdade ele sabe disso mas é explicado que a existência da própria maquina que faz esse fenômeno,por isso que ela é destruída.

      • https://plus.google.com/107902067632115115439 Raoni Botelho Sporteman

        Então poderia ter voltado para época dele, ter destruído a maquina e depois ter salvado Emma.

  • http://trashinema.blogspot.com Allan

    Ótimo cast sobre um assunto bastante interessante.
    Quando vi Donnie Darko, gostei do filme e fiquei por dias pensando em teorias para explicar o que aconteceu. Só não recomendo a versão do diretor, onde ele tenta desnecessariamente dar uma explicação, inclusive mostrando as páginas do tal livro.

    Outro sobre esta temática que recomendo é o espanhol Crimes Temporais (Los cronocrímenes, 2007). Um filme simples mas bem interessante e divertido.

    • Reinaldo

      Acabei de assistir donnie darko e acho que o pessoal do papricast deveria fazer uns podcasts com spoilers. Porque é interessante fakar de coisas que já vimos. MAs é claro que deveria ter um alerta de spoiler. Adorei o filme também. achei melhor até que o efeito borboleta que era um dos melhores até agora.

      Só uma coisa. Acho desnecessário fazer propaganda do jovem nerd. Nem ouvi eles mas a qualidade das criticas do pessoal do paprica é ótima. Acho vocês incriveis. E é isso.

  • http://umatarde.wordpress.com Leonardo

    Muito bom o Cast de hoje. Infelizmente foi apenas sobre filmes, mas seria legal ter misturado filmes com séries. Pois acredito que apenas séries não sustentariam um Cast inteiro. Ao menos na minha memória não vem muito coisa, além de episódios de Futurama, a máquina do tempo de Family Guy, o super foda monstruoso Doctor Who. Esse último aliás tem um episódio especial em que físicos, astrofisicos e outros cientistas explicam a plausibilidade de algumas tecnologias da série, entre elas a viagem no tempo (para o futuro e para o passado).

  • Reinaldo

    Tem um episodio de futurama que o fry volta pro passado pra salvar o aô e o avô acaba morrendo. ele então pega a avó. e descobre que ele é o próprio avõ e pai do pai dele. HASUIEHASUIEHUIASHEUIAHEUIASHUIESA

  • Claiton Rocha

    Só para constar meu filho (11 anos) adora “de volta para o futuro”, inclusive ele tem todos as miniaturas dos carros.

  • http://gravatar.com/celopepe Pepe

    Mto bom o programa… viagens no tempo sempre dão debates bacanas… :)

    Vcs não mencionaram (talvez pq não tenham visto) um filme chamado aqui no Brasil de ‘Destino em Dose Dupla’ (Mr. Destiny em inglês), com o James Belushi, Michael Caine, Linda Hamilton e a Rene Russo… Se não viram, sugiro uma visitada pois é um clássico da sessão da tarde da década de 80… bom filme!

    De Volta para o Futuro não tem furos? Ok… quem sabe se não levarmos em conta que nem a mãe e nem o pai dele reconhecem ele no futuro, sendo que o ‘Calvin Kline’ foi tão importante na vida deles no passado… como assim??? Fora que, se acharam o nome “Marty” tão bonito, pq não usaram no primeiro filho deles (ele tem um irmão mais velho, lembram…)? O filme tem mtos furos, mas mesmo assim é genial e nostálgico…

    Abraços!

  • https://www.facebook.com/rogerio.d.rocha Rogerio Do Nascimento Rocha

    Olá Galera do Papricast rsrsrs o Cast foi otimo! Apesar de corrido, acho que merecia ser dois programas com o mesmo tema um só com filmes ruins e outro com os filmes bons rsrs. E duas observações acho (eu disse acho, pois não lembro direito e não tô afim de assistir aquele filme novamente rsrs ) que no remake da maquina do tempo o inventor esta tentando salvar a noiva que morre mais ele viaja no tempo e impede que ela morra porem ela falece de outra maneira, ele continua tentando até que se dá conta que não pode mudar o passado e mete um “foda-se” e vai viajar pelo tempo. Acho que o enredo do filme era para ser algo como ” se seu ente querido morreu vc não pode fazer nada, siga sua vida”. E só uma ultima coisa Leo vc não assistiu ao exterminador no cinema? Caraca vc não sabe o que perdeu kkkkk

  • http://gravatar.com/splitthead Eduardo

    Excelente cast!!
    Só ressaltando alguns pontos, a máquina do tempo dos 12 macacos não é a cadeira, aparece o Bruce Willis deitado com umas algemas na cama, acredito que essa seja a máquina.
    Stephen Hawking diz que não é possível voltar no tempo, mas viajar para o “futuro” é possível, mas ainda não temos a tecnologia.
    Segundo Hawking, viajar para o futuro seria possível com base nas teorias da relatividade de Albert Einstein, segundo as quais o ritmo do tempo dos objetos se desacelera à medida que eles próprios são acelerados no espaço.
    Pra quem se interessar tem um documentário muito bom chamado O Universo de Stephen Hawking, que explora o assunto melhor.
    Sobre o Efeito borboleta aquela aquele final que vocês comentaram que ele volta ainda na barriga da mãe e se mata,na verdade era o final verdadeiro(tenho quase certeza),foi cortado por que infelizmente muitos pais perderam seu filhos com o bebe enforcado com o próprio cordão umbilical, e nesse final aparece os pais lamentando a perda por que era a terceira vez que eles estavam tentando ter um filho e perdiam da mesma maneira.

    Agora fica uma indicação, um anime chamado Steins;Gate. Apenas uma temporada, 24 episódios de 24 minutos cada capítulo.
    É um excelente anime com reviravoltas,viagem no tempo e uma lenda da internet que o anime explora bastante, pra quem já assistiu/conhece só dar uma googada.

    Enfim, desculpe pelo comentário gigante, vocês são muito foda e espero ansiosamente toda semana pelo cast!

    • Reinaldo

      Steins gate é muito maneiro. Quando comecei a assistir tive que forçar muito porque o povo falava que era bom mas não sabia o motivo. Eduardo depois o Hawking corrigiu isso. A primeira teoria dele sobre o assunto era que não se dá pra viajar pro passado porque teriam vários ‘turistas’ do futuro no momento presente. E como sabemos não é o que ocorre. Mas depois ele considerou que pode-se sim ter uma viajem pro passado. Mas somente num passado futuro. Explicando melhor porque ficou confuso é que tem uma teoria que dá pra viajar pro passado através de buracos de minhoca, Mas daria pra viajar no tempo somente até o momento que a máquina do buraco fosse inventado. por exemplo, digamos que essa máquina fosse inventada em 2048, Só daria pra viajar no tempo do futuro até o ano 2048. uma pessoa conseguiria viajar de 2049 2050 e por ai vai até o momento que a maquina foi inventada no ano 2048. mas não daria pra ver os dinossauros e afins.

      • http://gravatar.com/splitthead Eduardo

        Não sabia dessa. Interessante! =)

        E realmente… steins;gate demora um pouco pra engrenar a história, mas depois de uns 4 episódios não tem como parar de assistir!

      • Reinaldo

        cara sabe onde eu consigo ver o filme desse anime? procurei em vários lugares e nãoa chei. D: Se souber me avise.

      • Reinaldo

        Já achei no vk hahaha. vou assitir agora

  • Ricardo

    o/