post_s01e01_2

s01e01 /// Madam Secretary e The Red Band Society

Em meio ao mar de estreias da fall season, bate aquele sentimento de desespero em quem, certamente, não conseguirá acompanhar metade das séries que gostaria. Portanto é uma espécie de prazer mórbido comentar sobre alguns s01e01 descartáveis e que podem tranquilamente virar paisagem quando chegarem a TV brasileira. E esse é exatamente o caso de nossas estrelas da semana: Madam Secretary e The Red Band Society.

Então vamos começar pela nova série produzida e protagonizada por Téa Leoni: Madam Secretary.

madamsecretary01

A ex-agente da CIA Elizabeth McCord tenta levar uma vida normal, lecionando e cuidando de sua família após anos no tumultuado cotidiano do serviço secreto. Mas quando o Secretário de Estado do governo americano sofre uma trágica morte, ela recebe o convite para assumir o posto e comandar as relações exteriores dos Estados Unidos.

Pode se dizer que Madam Secretary é uma mistura de Homeland com House of Cards e algumas pitadas de The Newsroom. Isso, claro, se você tirar da equação o talento de Claire Danes, a complexidade da construção de sua personagem bipolar e a tensão onipresente dos roteiros de Homeland. E, obviamente, remover o carisma de Kevin Spacey, a divertida canalhice de seu personagem, Frank Underwood, e todo a perversa realidade dos bastidores de Washington presentes em House of Cards. Ah! Quase ia esquecendo… pode acabar também com os diálogos rápidos e afiados de The Newsroom.

Mas e aí… sobra o quê?

i-dont-know-house

Não muita coisa, a não ser um amontoado de tentativas fracassadas de pegar emprestados elementos de outras séries. O resultado é uma trama morna com personagens totalmente bidimensionais e atuações burocráticas. Pelo que o piloto demonstra, teremos mais uma série onde uma mulher em posição de poder desafia seus próprios limites e barreiras morais para conseguir vencer. Cansei só de pensar.

A série estreou lá fora com uma fenomenal audiência de mais de 13 milhões de espectadores, mas vai ter que comer muito feijão com arroz para se manter assim. Uma série dessa temática exige, no mínimo, personagens interessantes e bem construídos. Se ao longo da temporada outras cores forem adicionadas a essas criaturas, quem sabe a série não encontre um rumo minimamente original. Por enquanto é novela das oito pra gringo ver.

E agora é hora de nossa segunda vítima da semana: The Red Band Society.

redbandsociety01

Existe uma regra de ouro na análise de audiovisual: trilha sonora apelona é sinônimo de que querem te distrair pra cair em cilada. Ok… mentira. Essa regra eu inventei agora. Mas acredito nela. Mesmo.

The Red Band Society conta a história de um grupo de jovens internados na ala pediátrica de um grande hospital. Ao enfrentar seus próprios dilemas pessoais, acabarão descobrindo na força da amizade maneiras de vencer e encontrar a felicidade.

Pra não perder o costume: dá pra resumir esse piloto em algo parecido com Grey’s Anatomy encontra Malhação. Por mais assustadora que pareça essa perspectiva.

Baseada em uma série de TV espanhola chamada Polseres Vermelles, a versão americana é produzida por Steven Spielberg, que parece ter o “toque de merdas” no que se refere a produções televisivas. Sim, Falling Skies. Estou olhando pra você.

Graças aos céus o piloto logo desiste de te convencer que um episódio narrado por um garoto em coma é a nova revolução na narrativa audiovisual. Uma pena que ele parta disso para requentar todo e qualquer clichê imaginável em produções que envolvam adolescentes problemáticos. Antes que você pergunte: sim! A cheerleader insuportável não poderia ficar de fora dessa farra.

redbandsociety02

Aliás, farra é o que melhor descreve esse primeiro episódio. Basicamente, os adolescentes mais saudáveis do mundo estão presos em um hospital. Tem o garoto com fibrose cística (uma doença degenarativa dos pulmões) que fuma baseado e anda de skate pelos corredores. Tem o garoto problema, que não aceita companheiros de quarto e deve ter o plano de saúde mais compreensivo da face da Terra. Tem a menina com bulimia que mora no hospital pois… bem… o roteiro pede. Enfim, a justificativa para essa turminha aprontar altas confusões nesse hospital do barulho é simplesmente a vontade de produtores discutirem um tema “pesado” de forma (ridiculamente) “leve e alto-astral”. Patético.

Ponto positivo para o tema, que poderia render uma ótima série. Mas o tom, a perspectiva… tá tudo errado. É um Glee com câncer, que tenta te convencer que ficar doente é a melhor coisa que pode acontecer. Não, nem de longe.

A coluna s01e01 é publicada todas as segundas-feiras. Viu um piloto bacana e quer indicar pra gente? Viu um piloto muito merda e quer nos sacanear? Mande suas sugestões nos comentários!

Compartilhe
Comente
  • http://www.mmabyneko.com.br Fernando Neko

    Querido holst de voz aveludada, fica aqui a minha recomendação… Se é bom eu não sei, porque ainda não vi, mas prefiro que alguém se frustre no meu lugar.. kuAkuakuAkua
    http://kingdom.directv.com/

  • Luis Antonio

    a unica que começou e eu to gostando de ver e gotham … the strain e boa de tao “tresh”mais eu gosto kkkk agora pra mim Boardwalk empire melhor seriado que ta tendo 5 temporada ta foda e ja que e a ultima o final concerteza vai ser estourar os miolos hu3

  • http://diegoddr.deviantart.com Diego DDR

    “Grey’s Anatomy encontra Malhação”
    Consegui imaginar a série sendo produzida no Brasil…

  • Izidro Correia

    Olá, galera!! Parabéns pela nova coluna!! Não sei poderia, mas estreou na última semana Forever: gostei da premissa inicial da história, mas tem tudo para virar um série para ser esquecida, e ainda tem o ex-Sr. Fantástico como protagonista!

  • Karla Riet

    Sériooo.. ta GENIAL essa coluna!! Parabéns mesmo!!
    Marton, descobri rua escrita é tão aveludada quanto a tua voz. Ri muito lendo teus comentários sarcásticos sobre essas duas séries, que quase pareceu que eu estava ouvindo o podcast.
    Parabéns, queridos!! Vocês são FODA!

  • Larissa K.

    Vlw pelo resumo, poupei uma hora preciosa baixando e tentando extrair algo de bom dessas séries =)
    Adoro as críticas de vcs.
    Grande abraço

  • Edivaldo F. Alves

    Uma série fadada a morte.. Stalker… Se tiver uma segunda temporada eu ficaria imensamente surpreso… e se for cancelada antes do final não fariam mais q a obrigação. E eu pensei em “Glee com câncer” antes de ler! Hehehe. http://www.adorocinema.com/series/serie-17205/

  • Luciano T L

    by the way, essa coluna é demais!!!!

  • Luciano T L

    E aí galera, vai ter análise de gracepoint? achei o primeiro episódio curioso, um que de quem matou Laura Palmer.

  • Pedro Moura

    a Téa Leoni não derreteu.

  • Iago Reis

    Acho que essa coluna no final das contas se torna um serviço de utilidade pública pra evitar ser pego por séries ruins. Valeu Marton!

  • maykon

    Glee com câncer… To rindo litros aqui.

  • Carolina

    Cara, não da pra entender o amor que os americanos têm pela Téa Leoni, que eles tentam nos enfiar pela goela abaixo, pelo menos a cada 2 anos. Ela é PÉSSIMA. Até a propaganda da série me da arrepios.

    Ótima análise, meninos!

    • Marcial Jr

      Acho que é o rosto dela. Olho pra ela e penso: Conheço ela.

      Ou então ela é filha de alguém importante uhahas

  • Vitor Machado

    Pessoal da ZH recomenda o Glee com câncer…

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/10/5-novas-series-para-voce-conferir-4614910.html

    Que bosta (a matéria do ZH e a série)!

  • Guilherme Isipon

    Bom saber que tem mais duas séries que eu posso cagar para elas.

  • Gabriel Branchina

    Hahahah, “toque de merdas”. Havia lido as sinopses dessas duas séries e não me motivaram muito. Assisti semana passada “How to Get Away with Murder” e pelo primeiro episódio promete!

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    Glee com câncer??!!!essa é foda!!!

    • nivea

      Glee com câncer foi foda mesmo
      Kkkkkkkk

    • nivea

      E aí host já viu “Forever” ? Estreou semana passada

  • Rogério Rocha

    A série me perdeu com a frase Greys Anatomy encontra Malhação vou passar essa :-P.

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    Parabéns pela nova coluna,o site está cada vez mais cheio de novidades!só espero que o pessoal acesse mais e comente bastante para vocês ficarem bem animados e fazerem cada vez mais “Papri-coisas” novas!!!! =)

  • Rose

    Boa tarde, eu aqui dinovo. Gostei desse resumo e vocês me pouparam o tempo de assistir essa “novela”. Não deu nem vontade de matar a curiosidade. “Tia Rose”

  • Adriana C.Rodrigues

    que alívio Marcial, não sou só eu que sou uma monstra sem coração, tamo junto.
    Tio Marton eu super me identifico com esse seu mau-humor- rabungisse-pronto-falei hahahhaha. A coluna hoje tá ótima. Bju piazada.

  • Taylor

    Tia Marton tire esse rancor do seu coraçao kkkkkkkk

  • Marcial Jr

    Ahhhhh, tive que parar de ler pra vim aqui comentar que me deu uma tristeza de ler a sinopse The Red Band Society. Que bos%@ (Descupa Tia Rose, não resisti). Fazem tanta bosta com superação barrela que vc começa se sentir desumano por não sentir o minimo de afeto por essas situações.

    • Marcial Jr

      “Grey’s Anatomy encontra Malhação” ahhhhh não, ai não da.