starwars_capa

Star Wars – O Despertar da Força /// O que sabemos até agora?

Na última quinta-feira (16 de abril) começou em Anahein, California o Star Wars Celebration, evento que serve como celebração (dã) e divulgação dos próximos passos da franquia. Ao contrário do que muita gente esperava, já que a Disney encontra-se em plena divulgação de Vingadores 2 – A Era de Ultron, o primeiro dia serviu sim para vermos um novo e incrível teaser, que caso você tenha ficado congelado em carbonita nos últimos dias, publicamos aqui. Mas nem só de teasers se alimentam os fãs de Star Wars, já que os painéis com produtores, o diretor J.J. Abrams e boa parte do elenco serviram para revelar alguns segredos, e deixar um tanto de outros ainda pairando sobre nossas cabeças até dezembro, quando o filme chega aos cinemas.

Então vamos conversar um pouquinho sobre o que sabemos até agora? Vale lembrar que muita coisa aqui é especulação ou rumor, porém mesmo daí podem sair os piores spoilers. Então siga em frente por sua conta e risco, ok?

O que aconteceu nesses 30 anos?

firstorder

Os novos stormtroopers, agora sob a bandeira d’A Primeira Ordem

Fato: muito pouco foi revalado sobre o que aconteceu na galáxia após a queda de Vader e Palpatine. O que se, sabe até agora, é que os 30 anos que se seguiram após a Batalha de Endor não foram de tranquilidade, como dava a entender a festança na vila dos Ewoks. O que restou do Império se reagrupou e agora é chamado de “A Primeira Ordem”. Ainda não temos pistas se a República foi plenamente reestabelecida, apenas se sabe que existe uma força chamada “Resistência”, um equivalente da Aliança Rebelde da trilogia clássica. Se quem está no comando é A Primeira Ordem ou se a galáxia agora se divide entre partidários dos dois lados, ainda é um mistério.

Especulação: ainda é muito nebuloso o quanto será aproveitado das muitas histórias contadas no Universo Expandido de Star Wars, ou se tudo será ignorado. A melhor pista que tínhamos até então sobre o que aconteceu com os personagens clássicos após o Episódio VI eram os livros da Trilogia Thrawn, que recentemente teve seu primeiro volume publicado no Brasil pela editora Aleph. Basicamente tudo que foi publicado sobre Star Wars a partir do início dos anos 90 leva em conta o cenário proposto por Timothy Zahn em seus três livros. Remanescentes do Império tentam reagrupar suas forças e atacar a recém estabelecida República. Leia Organa Solo (pois agora ela é esposa de Han e carrega gêmeos no ventre) exerce o papel de Senadora, que anos antes havia sido de sua mãe, tentando através da diplomacia cooptar planetas ainda fiéis ao Império. Enquanto isso o Almirante Thrawn, que se encontrava em uma missão distante durante a batalha de Endor, tem um plano para derrubar a República e reestabelecer o antigo regime.

Arte da capa de Herdeiro do Império, primeiro volume da trilogoa Thrawn

Arte da capa de Herdeiro do Império, primeiro volume da trilogia Thrawn

No universo expandido, os anos que se seguiram à Batalha de Endor foram basicamente de luta para consolidar a República e de rechaçar focos de resistência do antigo governo. Seja em livros ou quadrinhos, o Império nunca teve sua derrocada final com a morte de Palpatine. Nos filmes, porém, existe ainda a possibilidade de que A Primeira Ordem seja um movimento de restauração do antigo Império iniciada muitos anos depois de seu fim. Algo semelhante ao que aconteceu com Napoleão III, que anos depois da morte de seu tio, conseguiu reeditar o Império da França. Para uma franquia cinematográfica que sempre flertou com essas alegorias políticas, seria interessante ver o surgimento de uma nova figura de liderança e as alianças que possibilitariam o fortalecimento de um movimento pró-Império. Aliás, “A Primeira Ordem” me parece muito mais um belo nome para um movimento político, do que para um regime.

Outro possibilidade é de que a República tenha se tornado tão corrupta como o Império, assimilando a tecnologia e o exército para fins não tão diplomáticos como os desejados pela Aliança Rebelde. Nesse cenário faz muito mais sentido o termo “Resistência” que agora determina os good guys. Se República e Império viraram uma única entidade, resta apelar para uma Resistência, desatrelada de qualquer pretensão ao governo.

Os personagens

Finalmente tivemos mais acesso aos personagens que formarão a nova trinca de protagonistas. Rey, Finn e Poe Dameron serão vividos respectivamente por Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac. A eles se juntam Leia, Han, Luke, Chewbacca, C3PO e R2-D2, novamente interpretados por Carrie Fisher, Harrisson Ford, Mark Hamill, Peter Mayhew e Anthony Daniels. Kenny Baker, que comandava R2-D2, também está no elenco, mas provavelmente fazendo alguma ponta, pois estamos em 2015 e não dá pra colocar um anão de 80 anos dentro de uma lata de lixo por longas jornadas de trabalho.

Temos ainda no elenco Adam Driver, vivendo um vilão (provavelmente Kylo Ren, o dono do sabre de luz com guarda), Max Von Sidow, Gwendoline Christie, Lupita Nyong’o e Andy Serkis em papéis ainda não anunciados oficialmente. Além claro, do simpático robozinho BB-8, que promete ser o novo xodó dos fãs.

Então vamos ao que sabemos sobre cada personagem até agora.

Rey

Fato: a personagem de Daisy Ridley foi anunciada como uma catadora de sucata do planeta Jakku. Ao contrário do que todos nós pensávamos, o planeta desértico em que a personagem apareceu em todas as suas cenas até agora não é Tatooine. Jakku foi palco de uma grande batalha que será retratada no game Star Wars Battlefront, que chega as lojas dia 17 de novembro desse ano. Ainda segundo a descrição oficial, a personagem Rey terá sua vida mudada ao encontrar com Finn.

Especulação: mesmo com a perspectiva de termos pouca coisa aproveitada do Universo Expandido, muita gente ainda insiste na teoria de que Rey é na verdade filha de Han Solo e Leia Organa, e que o vilão do filme, seria seu irmão. Se esse é o caso, o que aconteceu com Luke e porque ele não treinou seus sobrinhos devidamente, já que, como diz o trailer, “a Força é forte naquela família”. Teria Luke se exilado, como um dia fez Yoda?

finnFinn

Fato: basicamente o que sabemos com certeza é que Finn é um jovem que tem ligação com a Força. Questionado sobre a origem de seu personagem durante um dos painéis da SWC, John Boyega brincou ao afirmar que “está com amnésia”, mas (talvez inconscientemente) concordou com a cabeça ao ser perguntado se Finn era realmente um Stormtrooper dissidente. Isso ainda não é uma certeza, mas é quase uma certeza. Juntando todas as cenas que envolvem stormtroopers nos dois teasers liberados até agora, vemos que há um personagem de importância ali, sendo mostrado em primeiro plano muitas vezes.

As artes conceituais e figurinos divulgados durante o evento mostram um visual mais despojado para Finn, com jaqueta de couro E um sabre de luz na cintura. Mas não qualquer sabre de luz, mas sim o mesmo perdido por Luke (junto com sua mão) ao enfrentar Darth Vader na Cidade das Nuvens em O Império Contra-Ataca.

finnroupas

Especulação: há algum tempo o site americano Badass Digest publicou uma informacão, segundo eles, de uma fonte confiável dentro do estúdio, que revelou alguns detalhes importantes sobre o novo filme. Esse informante alega que o sabre de luz perdido de Luke seria peça-chave na trama do novo filme. A arma teria ficado perdida durante trinta anos, mesmo período em que Luke permaneceu exilado e longe de todos que conhece. Depois de cair nas mãos do trio Rey, Finn e Poe Dameron, se inicia uma jornada para localizar Luke e entregar seu sabre. Curiosamente, no segundo trailer é possível ver exatamente ESSE sabre de luz sendo entregue para mãos femininas, no momento em que Luke fala “ela (a Força) está com minha irmã”. Seria natural que Leia herdasse a arma que um dia pertenceu a seu pai.

Como tudo não passa de rumor, vale tratar a informação com desconfiança… PORÉM, vale lembrar também que J.J. Abrams adora o recurso do McGuffin. Alfred Hitchcock popularizou o termo, que se refere a um objeto que movimenta a trama. O próprio R2-D2 era o McGuffin de Uma Nova Esperança e Abrams já usou o recurso diversas vezes em seus filmes. Olhando o frame abaixo não dá pra dizer que Abrams não é um fã declarado de Hitchcock, certo?

Cena clássica de Intriga Internacional e a cena recriada no univer Star Wars por J.J. Abrams

Cena clássica de Intriga Internacional e a versão recriada no universo Star Wars por J.J. Abrams

poedameronPoe Dameron

Fato: segundo o próprio Oscar Isaac, Poe Dameron é o melhor piloto da galáxia. O ator foi quem mais detalhes deu sobre a jornada de seu personagem, entregando que “ele foi enviado em uma missão por uma certa Princesa” e que “acabaria cruzando com Finn fazendo com que seus futuros ficassem interligados“. O que se sabe de certo até agora é que Poe Dameron é um piloto de X-Wing da Resistência.

Especulação: apesar de ser personagem essencial na trama, esse é o mais difícil de fazer qualquer especulação a respeito. Aparentemente ele está ali cumprindo a cota de bad boys, ou heróis involuntários, antes cumprida por Han Solo. Sua posição como membro efetivo da Resistência, porém, o coloca como alguém mais centrado e responsável do que Solo no primeiro filme.

BB-8

A principal revelação sobre o robozinho BB-8 é que, ao contrário do que muita gente pensava, ele não é uma criação em CG. Para provar isso o próprio BB-8 apareceu no palco da SWC e deu seu showzinho.

Além disso foi divulgado que Lee Towersey e Oliver Steeples, dois engenheiros que faziam protótipos dos robôs de Star Wars como hobby, foram contratados pela produção do filme para desenvolver todos os robôs que aparecem em cena.

View post on imgur.com

Os Personagens Misteriosos

Aqui tudo entra para o campo da especulação. A única certeza que temos agora é que Adam Driver viverá um vilão e que teremos Max Von Sidow, Gwendoline Christie, Lupita Nyong’o e Andy Serkis completando o elenco.

kyloren

Ao que tudo indica, Adam Driver viverá mesmo o vilão Kylo Ren. Existem alguns rumores que o colocam como um ser de outra era e o seu reaparecimento seria o próprio “Despertar da Força“. Isso explicaria o sabre de luz rústico que carrega, vindo de uma época em que aquela tecnologia ainda era grosseira. Outra leva de rumores (como já falei mais acima) o coloca como um dos filhos de Leia e Han, provavelmente irmão de Rey. Sobre essa teoria vale a máxima do universo Star Wars de manter o equilíbrio da força. Os netos de Anakin continuariam mantendo o equilíbrio: enquanto um se volta para a luz, outro abraça a escuridão. Ambas as teorias são interessantes, mas a primeira parece um caminho menos óbvio para a franquia.

Andy Serkis era o narrador no primeiro teaser, divulgado ano passado. Seu personagem parece ser um ancião, que entende o funcionamento e o equilíbrio do universo e todos os eventos que ocorreram até agora. Algumas teorias o colocam como um personagem saído do game Knights of The Old Republic, mas parece ser algo bem improvável já que pouco ou nada vai ser aproveitado da era pré-Disney, fora os 6 filmes originais.

chrometrooper

Quase todos os veículos americanos colocam Gwendoline Christie (a Brienne de Game of Thrones) como o chrome trooper Captain Phasma que aparece no último trailer. Rumores do ano passado já falavam dos chrome troopers como Inquisidores, uma espécie de casta especial de stormtroopers, responsáveis por investigações internas. Caso Finn seja mesmo um stormtrooper desertor, é bem provável que a personagem de Gwendolyne parta em seu encalço.

Max von Sidow e Lupita Nyong’o são as grandes incógnitas desse quebra-cabeças até agora. Enquanto muitos veículos colocam a vencedora do Oscar do ano passado como uma aprendiz (alguns falam de Kylo Ren e outros de Luke Skywalker), o que parece é que seu papel, pelo menos nesse primeiro filme, não será de tanto destaque.

Já Sidow é um enigma maior ainda, pois quase nada foi falado sobre sua participação. Imagina-se que ela também será mínima devido a idade avançada do ator, mas Abrams gosta de manter alguns segredos até o momento do lançamento de seus filmes, vide o papel de Benedict Cumberbatch em Star Trek 2: Além da Escuridão. Talvez uma das especulações mais ousadas seja sobre a volta de Anakin, seja sob forma etérea, em flashbacks ou mesmo um retcon, mostrando que sua morte foi um embuste para enfraquecer o Império.

No final do ano passado no fórum americano 4chan, um usuário chamado “SpoilerMan” surgiu alegando trabalhar na LucasFilm e que teria detalhes para compartilhar sobre o novo filme. Até aí nada de novo… fóruns vivem recebendo esse tipo de maluco procurando audiência para suas teorias. A questão é que esse usuário divulgou uma série de artes conceituais que, conforme a divulgação do filme cresce, vão se confirmando como verídicas. Confira uma delas abaixo e veja se a cena não é familiar.

Ser ou não ser Darth Vader… eis a questão.

Esse sujeito coloca o personagem de Sidow como um ancião que é uma espécie de tutor para Rey e que tem muitas partes robóticas. Além disso ele promete uma revelação bombástica sobre o passado desse personagem logo após se descobrir que Rey realmente é a filha de Leia e Han. Nesse cenário faria muito sentido que o velho Anakin fosse para o exílio proteger a neta, assim como Obi-Wan um dia fez por seu filho. Porém, apesar de coerente, essa história toda parece ter um grande problema: a arte conceitual acima mostra o personagem em uma nave em pleno espaço, o que contradiz que o personagem estaria em Jakku junto com Rey. Na verdade, o personagem pode ser justamente o vilão Kylo Ren sem sua máscara, examinando a figura de Vader. Talvez então Darth Vader possa retornar, mas não como Anakin Skywalker e sim pelas mãos de um impostor, utilizando-se de sua imagem para fortalecer A Primeira Ordem.

Enfim… são muitos caminhos e teorias possíveis e, com certeza, algumas irão se confirmar e outras serão esquecidas diante do hype que Star Wars vai causar durante todo este ano. Se dois teasers já causaram todo esse alvoroço, imagine quando tivermos um trailer completo, com a sinopse do filme e personagens bem estabelecidos. We’ll crash the internet!!!

E dezembro que não chega…

Compartilhe
Comente
  • Waldir Krisanski Junior

    ótimo post =)

  • Luiz Portugal

    Ai meu carassaum qnd chegar esse filme.

  • http://www.twitter.com/_nanalougue Thayna

    Que post lindão! :)

  • Marcial jr

    Eita. Logo vejo que não sei nada de Star wars

    • Adriana C.Rodrigues

      somos 2