Acho que é justo contar para vocês um pouco da minha história com o videogame. Eu já passei por Pense Bem, Atari, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Game Boy Pocket, Play Station 1 e 2, PC e Xbox 360. Atualmente eu possuo um Xbox One e sou viciado em League of Legends (me julguem). Eu gosto tanto de jogos que consegui envolver esse assunto no meu doutorado em educação matemática.
Enfim, eu só quero que vocês saibam de uma coisa muito importante – eu sou uma put***a da Sega e eu tenho saudade. Essa semana eu tive tanta saudade que eu dediquei alguns dias para jogar joguinhos de corrida no emulador de Mega Drive (uso o OpenEmu). Sim, essa é outra coisa que vocês precisam saber – eu sou apaixonado por jogos de corrida.
Foram muitos jogos deste estilo e dois valem a pena falar sobre.
Road Rash
O primeiro Road Rash, lançado em 1991 para Mega Drive, é um jogo de corrida de motocicletas. Este clássico possui 5 pistas selecionáveis que podem variar em distância e dificuldade conforme o “level” que você está. Com gráficos bonitos e trilha sonora interessante, Road Rash ficou famoso por permitir agredir os adversários (o piloto Fenati deve ter jogado muito Road Rash na infância).
O sucesso foi tão grande que em 1992 foi lançado Road Rash 2. A engine do jogo e os sprites continuavam basicamente os mesmos. Porém, o jogo trazia um modo para dois jogadores. A evolução na trilha sonora é considerável (tirando a música do Hawai) e o jogo é muito divertido. Vale pela nostalgia.
Rock N’ Roll Racing
O clássico dos clássicos dos jogos de corrida da minha infância. Este jogo fez eu falar pela primeira vez a frase “obrigado Blizzard”. Sim, Rock N’ Roll Racing foi desenvolvido pela Blizzard e publicado, em 1993, pela Interplay.
O jogo coloca quatro corredores disputando corridas interplanetárias em uma perspectiva isométrica. O personagem escolhido pelo jogador é inscrito em torneios onde cada corrida garante uma quantidade de dinheiro, que pode ser utilizado para melhorias no carro, e pontos, que permitem a inscrição em torneios de outros planetas. O jogo é intenso e as corridas são repletas de obstáculos, objetos deixados por oponentes e tiros, ao melhor estilo Mario Kart.
No entanto, o grande diferencial de Rock N’ Roll Racing é a trilha sonora. As versões instrumentais de grandes clássicos do rock em 16bits são sensacionais. Jogar este jogo é uma mistura de nostalgia, diversão e admiração. Obrigado Blizzard!