MODELO_POST_PAPRICAST

Divertida Mente /// A Pixar Está de Volta

365361A Pixar conseguiu de novo! Em 2001, com Monstros S.A., tivemos alguns de nossos medos infantis (como monstros no armário) reinterpretados e transportados para um “chão de fábrica”. Tudo isso em um universo maluco, onde os monstros na verdade eram adoráveis e estavam apenas fazendo o seu trabalho. Em Divertida Mente, que estreia nessa quinta-feira (18/06), é utilizada uma fórmula muito parecida com a do sucesso de 2001. E sabe qual é a melhor parte? O resultado também é parecido.

Depois de alguns lançamentos medianos nos últimos 4 anos, é seguro dizer que a boa e velha Pixar está de volta. Mais uma vez o estúdio conseguiu fazer um filme que, acima da ótima qualidade técnica, é capaz de enlouquecer as crianças, emocionar os adultos e passar mensagens difícies, mas necessárias. Está tudo aqui! Divertida Mente possui o mesmo coração, a mesma alma e o mesmo diretor (Peter Docter) que fizeram você se apaixonar por Wall-E, ou até mesmo chorar descontroladamente com os primeiros 10 minutos de Up, provavelmente assustando a criança que estava sentada ao seu lado na sessão de cinema.

Divertidamente

O filme nos apresenta dois mundos: o primeiro é o nosso, mas visto pelos olhos de Riley; já o segundo é dentro da cabeça da garota, onde conhecemos as suas 5 emoções básicas: Alegria, Nojinho, Raiva, Medo e Tristeza. Todas coloridas, fofas e adoráveis. Aqui, aliás, é onde reside uma das mais belas sutilezas do longa, ao mostrar que essa personalidade em formação ainda não tem gêneros bem definidos. Riley tem sentimentos “masculinos” e “femininos” no caldeirão que é sua mente pre-adolescente.

É dentro do cérebro de Riley que a magia acontece. Peter Docter, que além de diretor também é roteirista do longa, conseguiu “operacionalizar” a mente humana, transformando a maluquice que é a formação da personalidade de uma pessoa, em um universo colorido com elefantes cor de rosa, ilhas de personalidades (que mais parecem parques temáticos) e memórias que são armazenadas em bolas cintilantes.

INSIDE OUT

A simplicidade no “mecanismo” que mostra como funcionam os pensamentos de Riley, operados por suas 5 emoções básicas, torna a experência acessível para as crianças e extremamente divertida para os adultos. As emoções discutem entre elas da mesma maneira que você discute com seus colegas de trabalho antes de tomar alguma grande decisão. A diferença aqui, é que o clichê da mensagem que mostra a importância do trabalho em equipe, troca colegas/amigos/família por emoções, mostrando a importância que cada uma delas tem na formação de uma pessoa.

INSIDE OUT

Se não bastasse a marretada na cara de sentimentos que o filme te dá, ele também é visualmente lindo e está repleto de conceitos e piadas que funcionam muito bem. Nada fica de fora, nem mesmo o porque daquela música irritante voltar constantemente para a sua cabeça.

Enfim, Divertida Mente é um filme sobre a mente humana, mas está repleto de coração. Sim, é com esse trocadilho barato que eu deixo a minha recomenação final: corram para os cinemas! A Pixar voltou!!

 

 

Compartilhe
Comente
  • http://nerddofuturo.com.br Cleberson Balbino

    Perdi o filme nos cinemas… Esperar chegar na rede de streaming que não patrocina o Papricast”

  • http://jefsilva.com.br Jefferson

    Assisti ontem o filme! E que filme sensacional! Entrou para a lista dos meus favoritos da Pixar… esse universo criado para mostrar o funcionamento do nosso cérebro, me fez acreditar de que realmente deve ser assim 😀

  • Marcial

    Olha só. Sou um cara apaixonado por animações. Elas costumam me sensibilizar mais que muitos dramas por ai, e essa acaba de entrar na minha listinha.

  • Antonio Martinez

    Realmente o filme tem tudo, mensagem, é lindo, emocionante, atinge diretamente os 2 públicos e foge do lugar comum, é para ver ver várias vezes e analisar as sutilezas.

  • http://pequenaschall.com.br Prix Schall

    Assisti ontem e to até agora vomitando arco-iris! Tenho nem palavras. Que coisa linda (””:

  • Rafael M.

    Faz tempo que não vejo filmes da Pixar. Talvez seja um bom recomeço. Mas e esses tais sentimentos “masculinos” e “femininos”, é escrachado? sutil? como é feito isso? É tipo lado masculino/feminino que todos na teoria temos ou tem alguma referencia/intenção?

  • Bruna Antunes

    Agora sim vou assistir! Estava morrendo de medo de não ser aquilo que eu estava esperando. Mas se o Léo falou, tá falado e eu acredito!

  • Karla Riet

    Nossa, Léo!! Tinha certeza que esse post era teu, mesmo antes de ler teu nome no final dele hahahaha
    Amei Resenha!! Já tinha me empolgado com o Trailer, mas agora vi que vou amar!!
    Valeu a dica!! Vou assistir hoje mesmo se der. Bjo bjoo