fantasticfour_destaque

Quarteto Fantástico /// Um bom filme para quem não curte o Quarteto Fantástico

Fantastic_Four_(2015_film)_poster_002O principal ponto para quem mal pode esperar para ver o Quarteto Fantástico – com esperança ou ódio no coração – é saber que esse não é um filme de super-heróis. Josh Trank abraçou a bomba que era dirigir o reboot da equipe e, para o desespero da Fox, conseguiu fazer um filme DELE. Assim como em Poder Sem Limites (2010) – seu primeiro trabalho como diretor – Trank conseguiu contar uma história fantástica, focando nas consequências que o extraordinário causa na vida de pessoas “comuns”. Trata-se de uma tarefa complicada em uma época tão bem servida de filmes que satisfazem as necessidades quase físicas do público nerd. É lindo ver o Hulk esmurrando a Hulk Buster, ou ver uma “briga de bar”, entre Superman e Zod, destruindo Metrópolis. O garoto Trank decidiu fugir disso e trilhar seu próprio caminho, mostrando que tem cojones de sobra para contrariar as vontades de um grande estúdio.

O Quarteto Fantástico não perde tempo tentando vender conceitos científicos, baseados em por** nenhuma.

Aqueles que esperavam ver um Hulk revestido de pedra, lutando ao lado de um cara que pega fogo, uma mulher invisível e um homem-elástico certamente vão se decepcionar.

O foco está na construção dos personagens, com destaque para Reed Richards. Os primeiros minutos de filme são pura nostalgia oitentista, mostrando Richards, ainda criança, construindo uma máquina interdimensional em sua garagem. Isso me remete a época em que os filmes nos faziam acreditar que era possível construir uma nave espacial com pedaços de sucata.

FF_materia_02

Milles Teller empresta seu carisma a Richards e faz um ótimo gênio/nerd, com direito a corridinhas com os cotovelos colados no corpo. Pessoalmente, eu considero o poder do Dr. Fantástico o mais ridículo de todos nos quadrinhos, então seria uma tarefa impossível alguém fazer eu me importar com um homem elástico, se ele não tivesse sido trabalhado da maneira como foi no longa.

Falando em jovem e gênio…pois então, os personagens principais do filme são jovens e gênios. Pessoas com uma mente brilhante, inseguras e capazes de fazerem merdas homéricas, principalmente quando estão bêbadas. Quem aqui nunca falou para um amigo: segura a minha cerveja enquanto eu viajo para outra dimensão. A eminência do acidente que traz o fantástico para o quarteto, faz você prender a respiração e repetir mentalmente: galera, isso vai dar merda. O resultado é um verdadeiro pesadelo para os envolvidos.

FF_materia_04

 

 

Sim, eu sou um gigante de pedra peladão.

 

 

Antes de entender as novas habilidades e sair chamando elas de poderes, o grupo passa pelo inferno. O desespero de Ben/Coisa (Jamie Bell) ao não conseguir entender como seu novo corpo funciona, explode nos olhos daquele monstro de pedra, enquanto ele pede desesperadamente por ajuda.

Kate Mara parece estar a vontade no papel de Sue Storm. Assim como Milles, a atriz está se especializando em fazer o papel de prodígio. Além da jovem reporter em House of Cards,  em breve, ela será uma das astronautas em Perdido em Marte, filme de Ridley Scoot que chega aos cinemas no final do ano.

FF_materia_03

Em um filme sem super-heróis, o super vilão aparece apenas para “responder a chamada”. Victor Von Doom (Toby Kebbell) é, basicamente, um Reed Richards babaca. O lado humano de Dr. Destino é melhor desenvolvido do que o do super vilão, que resolve dar as caras apenas no último ato do filme. Durante boa parte da história, Von Doom trabalha junto com a equipe montada por Dr. Franklin Storm (Reg E. Cathey) para possibilitar a viagem interdimensional. O visual modificado do vilão, que tanto desagradou aos fãs, é justificado e acaba fazendo muito mais sentido do que mais uma armadura tecnológica nos cinemas.

Com tanto espaço dedicado ao desenvolvimento dos personagens, sobra pouco tempo para ação. Aqueles que esperavam ver um Hulk revestido de pedra, lutando ao lado de um cara que pega fogo, uma mulher invisível e um homem-elástico certamente vão se decepcionar. O já tradicional combate final, presente em todos (TOOODOS) os filmes de super-heróis, não dura muito mais do que 5 minutos.

Em meio a brigas com o estúdio, modificações do material original, refações no roteiro e, por consequência, refilmagens, Trank conseguiu bater o pé e entregar um filme original. O preço para isso é o ódio eterno da Fox e dos fãs que, de acordo com as leis da internet, deve durar entre duas semanas ou um ano.

Compartilhe
Comente
  • Rafael

    Parabéns Leo pela critica muito bem escrita que me fez ir ver o filme no cinema…
    Infelizmente achei o filme uma bosta… só joguei meu dinheiro fora =(

  • Adriana C.Rodrigues

    Também não esperava muito do filme, então se não é tão ruim qdo conseguir ver estarei no lucro hahahha

  • vanessa F. cheng

    adorei o filme! é incrível como alguns sites/pessoas estão fazendo campanha para que o filme fracasse e os direitos voltem para marvel…muito infantil!
    ótima resenha léo!

  • Rômulo M. Reinaldo

    Rapaz, primeiro quero parabenizar pela crítica. Achei linda a forma que você escreve. E agora estou ansioso pra ver esse filme. Não sei se vou curtir, mas só pelo diferencial de não ser um filme de super heróis o tempo todo já vale pra mim. Tomara que ao menos o filme se venda pro diretor não ficar mal falado pela Fox.

  • Tiago Aquines

    Não queria ver, mas com a promoção da vivo agora, que dá 50% de desconto, vou ter que ir ver, depois dessa resenha!

  • http://cafecomgames.com Herbierto Estolano

    Me identifiquei com o título, afinal, também não gosto nem um pouco do quarteto e estava empolgado para ver esse filme pela proposta. Curti bastante a resenha e fiquei ainda mais empolgado para ver o filme, até descobri que foi escrita pelo Leonardo, aí desisti e gastei o dinheiro do meu ingresso em pinga e acabei brigando com um travesti. Obrigado Leonardo.

  • http://@dieg0ddr Diego Diniz Rodriguez

    só li coisas ruins sobre este filme.
    Mas com essa crítica, fiquei com vontade de assistir!
    Baita texto Leo!

  • Marcos Kirsch

    Cara provavelmebte tua crítica é melhor que o próprio filme parabéns pelo texto.

  • Isabella

    Era um filme que eu ia esperar sair no dvd…. Mas fiquei com vontade de ver no cinema depois de ler essa critica!

  • Gustavo Borges

    Parabéns Leo, acho que essa é a crítica mais positiva/otimista que li a respeito. Se não posso ter um filme de super-heróis, ao menos que seja um bom filme..

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    ótima crítica Léo! =)
    parabéns!

  • Iago Reis

    parabéns pela resenha Leonardo. Eu, como muitos, não estava levando muita fé nesse filme, parecia só uma jogada da fox pra manter os direitos dos personagens, mas enfim, vou assistir e ver se vale a pena ou não.