SURPRISE mothafuckers!!! Essa é a nova coluna semanal do Papricast onde falamos sobre um piloto. E pra começar:
Não, não… para tudo. Não é esse tipo de piloto que vai ser comentado por aqui. Vamos falar sempre do episódio de estreia de uma série. Aquele episódio que tem a responsabilidade de convencer os executivos do canal, capturar a atenção do público, dar o tom a série, criar vários caminhos para a trama se desenvolver… enfim:
E o papel do s01e01 é justamente analisar ESSE episódio. É claro que uma série pode melhorar muito depois de um episódio de estreia ruim (difícil, mas acontece) e também pode degringolar no decorrer da temporada (ou das temporadas). Mas, via de regra, o piloto tem a obrigação de acender uma chama e mostrar que o que vem a seguir tem potencial. E nesse quesito o nosso comentado da semana vai muito bem.
Vamos falar de Gotham, que estreia hoje, dia 29 de setembro, as 22h30m no Warner Channel.
Gotham é inspirada no universo de super-heróis da DC Comics e conta a história da ascensão do crime na cidade antes do surgimento de Batman. Tudo isso sob a ótica do jovem detetive James Gordon, que vê seus valores e crenças entrarem em conflito com os jogos de poder presentes na cidade e o frágil equilíbrio entre lei, política e crime organizado.
A série tem um episódio de estreia muito digno, e isso é um alívio para a maioria dos fãs do Homem-Morcego. Achei surpreendente a química entre Ben McKenzie e Donal Logue, respectivamente Gordon e seu parceiro Harvey Bullock, que se mostra presente desde as primeiras cenas. A interação dos dois personagens é peça chave para entender o funcionamento da cidade e a duvidosa relação da polícia com “poderes paralelos”.
Como era de se esperar, Gordon é o escoteiro de plantão, que age sempre by the book e, por isso mesmo, começa a causar desconforto entre a turminha do mal. Já Bullock é o clássico tira bêbado e com um pé e meio na corrupção, que não quer se indispôr com ninguém. Mas isso obviamente muda quando um casal rico e conhecido da cidade é assassinado em frente ao filho, na saída do cinema. Já sacou quem são, certo?
Aqui entra um dos pontos promissores da série. Nunca (ou quase nunca) se explorou tanto o período de luto do jovem Bruce Wayne, aqui interpretado por David Mazouz. Normalmente acompanhamos o assassinato de seus pais, para depois passarmos por um salto temporal e vermos sua juventude, treinamento e início do combate ao crime. Justamente por ser um campo inexplorado, há um grande potencial para mostrar melhor a relação de Bruce e seu mordomo e tutor Alfred, vivido por Sean Pertwee. Com pouco tempo de tela nessa estreia, fica mesmo a expectativa para como esse tema será abordado no decorrer da temporada.
Mas além de ter um grande cuidado com a essência dos personagens, dá pra ver que os produtores também se preocuparam MUITO com o visual da série. Impecável seria a palavra, mas dizer que nos sentimos na mesma Gotham idealizada por Nolan em sua trilogia já é elogio suficiente. A direção de fotografia e de arte não erram ao retratar a cidade viva e sombria que tanto conhecemos. E para uma produção de TV essa é uma conquista invejável.
Confesso que meu maior medo em relação a série sempre foi o de que a transformassem em uma espécie de Smallville do Batman, com versões mirins de vilões e personagens recorrentes na mitologia do personagem. Na verdade há uma grande quantidade de referências durante o piloto. Algumas são explicadas em demasia, outras exigem muito desapego para não se deixar irritar pelas coincidências impostas pelo roteiro. A intenção era boa, mas sabe aquela “síndrome de novela das 8”, quando todo mundo janta no mesmo restaurante sempre só porque o personagem X é o proprietário? Pois é. Gotham é uma cidade grande. Nem todo mundo precisa se conhecer.
Entre pontos positivos e negativos a média harmônica é excelente e o s01e01 de Gotham nos promete uma série policial interessante e bem produzida, com personagens carismáticos e várias referências ao universo do Cavaleiro das Trevas. E se Gordon parar de raspar o bigode no final da temporada, eu vou achar BEM legal.
A coluna s01e01 será publicada todas as QUINTAS-FEIRAS. Isso mesmo. Ela só saiu nessa segunda porque eu mando nessa porra afinal, a série está estreando HOJE.
Viu um piloto bacana e quer indicar pra gente. Viu um piloto muito merda é quer nos sacanear? Mande suas sugestões nos comentários!