Xbox One vs. PS4 /// Como perder uma guerra de consoles em 20 dias

11 de June de 2013 / autor: / em: Games 63

No último dia 21 de maio a Microsoft veio a público anunciar seu novo console, o Xbox One. Muitas críticas foram feitas ao visual do console, que realmente parece um videocassete saído direto dos anos 80. Apesar do anúncio, muitos pontos ainda pareciam nebulosos entre as funcionalidades do videogame, principalmente a necessidade de acesso permanente à internet e à necessidade de pagamento para rodar jogos usados. Não dá para dizer que essa falta de afirmação no que se refere a esses pontos não foi proposital. A Microsoft deixou os boatos rodarem e analisou assim como seria o impacto de tal atitude. Analisou mal.

Nesta segunda-feira a noite aconteceu o painel mais aguardado da E3, onde a Sony finalmente mostraria a “cara” e mais detalhes sobre o novo Playstation 4. Para combater a Microsoft, os executivos da Sony criaram um sistema revolucionário de troca de games. Ele é tão complexo que precisa de um tutorial em vídeo para ser melhor compreendido.

Isso mesmo. Para emprestar um jogo para um amigo, basta… emprestá-lo. Sem taxas, sem cobrança, sem burocracia. Igualzinho você faz com qualquer mídia que compra, seja um CD de músicas, um filme em Blu-ray e até mesmo livros nos leitores digitais mais modernos ou no antigo sistema de papel e tinta. A Microsoft quis dar um passo para trás no relacionamento com seus usuários e a Sony acabou dando dez para a frente, apenas ficando no mesmo lugar.

A Microsoft tentou reforçar seus pontos fracos, como a lista de jogos exclusivos, por exemplo. Pode soar tentadora para um desenvolvedor a promessa de que a nova geração de games vai gerar ainda mais vendas, uma vez que tornaria obsoleta toda a rede de comércio de jogos usados bem como o bom e velho escambo entre amigos, mas o consumidor quer mais e não menos. A indústria vai ter que se adaptar a isso e não o contrário. Salvo o caso de que exista algum benefício tão vantajoso que justifique uma modificação no comportamento por parte do consumidor.

A atual geração, com Xbox 360 e Playstation 3, conseguiu a façanha de diminuir drasticamente o número de consoles “desbloqueados” mantendo a necessidade de um aparelho intocado para o uso em rede, para jogos online. O consumidor escolhe entre ter um console com centenas de jogos a um preço módico ou a possibilidade de se divertir em rede com os amigos. A escolha da maioria (obviamente a que tem acesso a banda larga de qualidade) foi permanecer no mundo dos jogos originais e com preço, aqui no Brasil, muito caro.

Mas não foi só a questão dos jogos usados que pesou contra a empresa do titio Gates. O preço do PS4 é 20% inferior ao do Xbox One. Enquanto a máquina da Microsoft chega pelo preço sugerido de U$500 (aqui no Brasil o preço anunciado é de R$2.199,00) o PS4 chega por U$399. Se levarmos em conta a mesma proporção de conversão, em terras brasileiras custaria R$1.775,00. Mas isso é só projeção, o preço oficial por aqui ainda não foi divulgado.

Mais do que todos os argumentos anteriores, fica a impressão de que a Sony investiu para fazer um VIDEOGAME de qualidade, enquanto a Microsoft procura proporcionar um centro de lazer para a família. O foco do PS4 continua sendo nos gamers e em sua experiência ao jogar. Filmes, conferências e outras utilidades podem ser diferenciais, mas no fim das contas, vai ganhar a briga quem impressionar mais os consumidores de games.

O que importa é que há muito tempo não se via um início de disputa por uma nova geração de games começar com uma disputa tão franca e, até agora, tão desequilibrada quanto a de PS4 e Xbox One. A Microsoft hoje a noite tomou um cruzado de direita e foi ao chão. Ainda não está nocauteada, mas vai precisar de muito esforço pra se colocar de pé e deixar essa luta em pé de igualdade novamente. No outro lado do ringue a Sony chega com sangue nos olhos, não querendo disputar mercado, mas sim desmontar sistematicamente o plano de negócios da concorrente. Quem vai ganhar essa luta a gente só vai saber realmente daqui há alguns meses, mas já dá pra dizer que a Sony largou muito na frente.

 

Marton Santos
Editor do Páprica. Paga no máximo 50 pratas por uma foto do Homem-Aranha cometendo algum crime. Twitter Facebook

63 thoughts on “Xbox One vs. PS4 /// Como perder uma guerra de consoles em 20 dias

  1. ricardo says:

    não é por nada n mas agora q o verdadeiro preço do ps4 saiu tem muita gente optando pelo xbox, ate pq um dos principais fatores de escolha pelo ps era que ele tinha como usar a live de graça, mas agora os dois estão cobrando para usar live, e ainda por cima o ps4 ta cobrando para se jogar online um valor mensal, enquanto o xbox ta cobrando um valor anual, o que faz com q ele seja muito mais em conta quando comparado ao ps4.
    n sei qual é o melhor, mas quando vou escolher um console eu tenho alguns princípios que sigo, dentre eles:
    - valor do console
    - confortabilidade ao jogar
    - processador
    - gráficos
    - como é sua atuação online
    não sei se é uma boa ideia gastar 4000 reais em um ps4 enquanto um xbox one ta de 2400
    a verdade é que essa briga sera decidida quando uma das duas empresas tomarem uma atitude de deixar a live livre, ou seja, de graça, ou quando o ps4 abaixar o preço.
    não fiquem esculhambando a microsoft se vcs nem sabem a verdadeira situação dos consoles e ainda nem pesquisaram sobre ambos, vão todos vcs se informarem pelo amor de deus, vcs todos só leram esse texto de merda e já saem falando mal da porra do xbox.
    eu por exemplo ja li um bocado sobre ambos e a comcorrencia esta muito mais acirrada do que vcs pençam.
    larguem de ser idiotas; se o ps4 é tão bom assim pq todos os caras q fazem game play de jogos so estão usando o xbox? o ps4 não é o fodão? mas os caras que mais entendem de games estão comprando o xbox, pq será?

  2. Diogo says:

    Microsoft….descanse em paz.

  3. Jonatas PG says:

    Estes caras da SONY são verdadeiros trols. huehuehuehuehuehuehuehuehue

  4. Bertollini says:

    Não vai aqui o meu comentário sobre os consoles , mas um elogio ao texto muito bem escrito pelo sr. editor MARTON …..

  5. Eu espero que todos os Brasileiros notem isso,a Microsoft não esta nem ai para os Gamers e sim para a grana,se eu compro um console não é para q ele tenha uma função de Tv ou Pc e sim Função de “Console”,quando inventaram essa maravilhosa ferramenta de Entretenimento era pra que vc colocasse o jogo e se divertisse,essa é a função de um console.Conexão com internet,assistir tv ou seja la o que for é apenas incrementação daqueles antigos Vídeo-Games,quando eles tiram o direito de vc usufruir de algo para qual os consoles foram feitos fazem perdem totalmente o sentido.Imagina,vc esta em seu PC e então sua “Net” cai,vc feliz lembra q mesmo assim vc tem seu “Game” pra tirar umas horas de lazer,chega la vc o liga e ele simplesmente não funciona porque vc não tem conexão com a internet ! VAi SE #%*# ! querem tirar a nossa liberdade de jogar nosso vídeo-game a hora q quisermos ou até mesmo ” Emprestar um jogo q vc pagou caríssimo para te-lo ” ! PS: Imagina quem tem Internet da NET q Cai 2x por dia !!!

  6. mendigo says:

    Tenho um Xbox 360 , gostei muito , mas dessa vez vou de Ps4 , a microsoft não está nem ai pra consumidores , otários vão perder essa guerra dessa vez !!!!

  7. Jean wt Veiga says:

    A Microsoft Cometeu seu maior erro, pois não prejudica-rá somente os jogadores, mas também os comerciantes que alugam jogos e acabam comprando grandes quantidades.hoje tenho o X360 e o PS3 e provavelmente terei os dois novos, mas por algum motivo que não sei dizer qual é, jogo mais o PS3. talvez por causa do sistema de troféus ou o controle melhor, a bateria dura muito mais, e não pago nada para jogar on-line. Sem contar jogos como Uncharted, God of War , Gran Turismo, Killzone. Para terminar acho que todos tem coisas boas a oferecer então sejamos felizes com os dois.

  8. Fe says:

    Cara essa microsoft sempre foi horrível desde a era Macintosh x Windows
    Agora a Sony conseguiu fazer a mesma coisa que a Apple que foi acabar com a Microsoft e ainda por cima com preços mais baratos, superando a Apple
    Então temos uma grande disputa entre Microsoft e Zeebo !

  9. gil says:

    Com o alto preço dos jogos assim que são lançados e não poder revender ou empresta todos irão comprar ps4 ainda ter que estar conectado todos dias e 100 Dolores a mais não a kinet que salva se quero inovação compro o Wii U e o ps4 se bobear sai mais barato que o xbox one.

    1. gil macae /pat.muriae says:

      Tenho o 360 e vou de ps4 apesar de gostar da franquia halo e gears of war

  10. Tenho um baralho aqui, e não troco por nenhum desses.

  11. Caetano veloso says:

    Não, cê é burra M$ que loucura…como vc é burra…que apresentação absurda…esse xbox que vc fez é tudo uma merda…merda…eu não consigo gravar muito bem oque vc apresentou, pq vc apresentou um console de merda…entendeu? -Caetano Veloso- Depois de assistir a E3

    Vou de PS4…óbvio!

  12. Fley says:

    Vão procurar mulher porra !!

  13. leonardo says:

    Minha opinião é o seguinte! Nessa briga entre Microsoft e Sony nós gamers somos os vitoriosos, pois a concorrência abre uma disputa de qualidade que querendo ou não nós aproveitamos.
    Em contra partida! tenho um Xbox 360, adoro o console, porem acho que nessa nova geração, vou migrar pro PS4 mesmo!

  14. lucasleonardob says:

    Tenho um Xbox 360 mas acredito que a proxima geração vou migrar pro ps4.. Ano que vem eu viajo e trago um na mala. aqui o preco deve beirar os 2mil reais

  15. Welsinho says:

    Assim,…o fato de travar os jogos usados/emprestados e a necessidade de conexão a cada 24h não me deram medo em relação ao XOne. O que me deixou profundamente desapontado (mesmo eu sendo um feliz dono de um X360) foi a Microsoft ressuscitar a trava por região. Neste quesito eu admiro a Sony, que não impõe nada disso.

    Mas vamos lembrar que jogos usados poderão ser compartilhados apenas os que forem desenvolvidos pelos estúdios da Sony. Se a Ubisoft e EA, entre outras, quiserem travar de alguma forma isso ou exigir conexão com a internet, a Sony deixou claro: isso será decisão das publishers. O PS4 é apenas uma plataforma de lançamento de jogos e ponto!

    A Sony foi bem esperta em tirar o corpo fora. Se alguma publisher quiser f3rrar com seus consumidores isso será decisão da publisher.

    E,…acho que na próxima geração irei de PS4.

    Um abraço.

  16. felipelisboa says:

    Quanto tá o placar, mesmo?
    Playstation 4
    Xbox 1

    1. GivemonePlox says:

      old

  17. perboni says:

    Vende o pc, fecha o blog e vai trabalhar… mas longe de games! Sério!

  18. juio says:

    larga mao deces video game ai

  19. Engraçado os caixistas tentando se convencer com o Xone. Talvez, agora tendo a repercussão do anúncio da Sony, talvez eles voltem atrás. Não tenho nenhum dos dois consoles, meu notebook é suficiente para o meu entretenimento. E sinceramente, não sei se comprarei algum console, ao menos aqui no “Braziu” com certeza.

  20. Marcos says:

    Nao empresto meus jogos, prefiro controle do xbox e achei muito bom o sistema que integra a tv ao console e suas funçoes por comando de voz. Agora vou esperar mais dois anos para o preço baixar e troco do xbox 360 para o one. Não sou fanático, apenas sinto minhas necessidades mais atendidas pela microsoft do que pela sony.

    1. Bruno Pereira Dos Santos says:

      Você é fanboy. Admita fera.

  21. Rodrigo Ribeiro says:

    Sou muito fã do console da microsoft tenho um Xbox 360 e não troco pelo PS3 nunca, mas hoje com os anuncios do novo console da Microsoft, acabo de perder totalmente o interesse na compra do novo ONE, a pouco mais de uma semana estou em contato com amigos que moram no EUA e já estou negociando a compra de um PS4 assim que for lançado. Microsoft você está assinando a sentença de morte com esse novo console.

    1. Ruben says:

      Concordo plenamente, eu sempre tive Xbox, nunca tive Playstations mas agora de certesa irei mudar para a PS4, pelas especificações e pelo design e por rodar jogos anteriores etc etc, eu sempre preferi a Xbox á PS mas de momento estou mudando de ideias, a Microsoft vai perder muito, ela só está a fazer cagada, não mude as ideias que tem não.. que vai perder fãns

  22. lucas says:

    Uhunn, o ps4 e tão gamer que travou rodando o assassins creed 4 durante a apresentação da sony, e pra completar ainda perdera 2 dos exclusivos mais aguardados (final fantasy 15 e o kingdom hearts 3) isso so com 2 dias de evento.

    1. Tom says:

      na apresentação do Iphone 3 também houve uma pequena trava…nem por isso o iphone deixou de ser Excelente…e quanto a exclusividade a texto foi bem claro…o foco da Sony é outro amigo!

    2. Eliza Ribeiro says:

      Perdeu 2 exclusivos? Tem problema, cara? Nem foi anunciado os exclusivos direito, como eles vão perder? E se for assim, por que no Xbox One travou a música do trailer de um jogo? Foi erro da E3 quando travou o Assassins 4, se toca menino, PS4 ganhou, rsrs

    3. Pedro Dubinevics says:

      Grandes Merda! O BF4 travou na apresentação da M$

    4. Bruno Pereira Dos Santos says:

      Olha amigo. Ele rodou wathc dogs e killzone sem travar… E trava bem no AC 4? onde é um jogo totalmente inferior aos que ele rodou anteriormente ? Cale a boca.

    5. Renan says:

      FF 15 e KH 3 são exclusivos pra ps4, esperto.

      1. Pedro says:

        Não, não são, se informe, pesquisa por 30 segundos e você verá.

  23. Dutramed says:

    Ainda prefiro o xbox live

    1. Carlão de 2,00 metros says:

      Mermão, cala a boca… Como algum ser humano pode PAGAR para jogar online e ainda preferir isso, a franquia Xbox perdeu pra Sony cara se conforma com isso… Reveja seus argumentos irmão, estão fracos.

  24. Quem faz escolhas certas na vida não se arrepende no final!

  25. Isso mesmo Sony…estraçalha…essa caixa jamais deveria ter sido aberta…kkkkkkkkk…

  26. Érik says:

    Essa microsoft ta ficando goiaba das ideias….ta fazendo a mesma agada que a Sega com o Dreamquest…..se não voltarem atras nessas decisoes absurdas de antipirataria vão perder o pouco espaço que já conquistaram….

  27. Felipe says:

    Não acho que a comparação é muito válida no Brasil, aqui vai ser mais vendido dependendo de qual vender jogo pirata antes, ou alguém ouvia falar do Xbox como se ouvia falar dos consoles da Sony. Primeiro foi Play1 e Play2 com a pirataria comendo solta, depois todos começaram a amar o Xbox 360, falando da Live e do controle, sendo que o controle do primeiro Xbox já era bem similar e quase não vendeu por aqui. E o pior é aqueles que ainda falam sobre o preço dos jogos no Brasil sendo que em lojas da Europa e EUA um lançamento está saindo por 120/130 reais já convertido, e aqui os jogos lançamento estão saindo por 150 nas lojas mais caras, podendo ser encontrado por preços de 120 reais se pesquisar. Eu tenho tanto Play3 quanto Xbox e nenhum jogo pirata, e não sou rico, apenas gosto de jogos e reservo parte de meu salário pra isso. Quando estou podendo gastar, gasto…quando não, não gasto. Por isso chega a dar raiva quando vejo um monte de brasileiros falando que vão de PS4 porque viu na conferência e achou mais legal…não gosto de generalizar, mas se o Xbox One for pirateado logo de cara, vai bombar no Brasil como o 360 bombou, independente dessas conferências todas. Mas eu não ligo, espero ter os dois, tanto a Sony como a Microsoft apresentaram ótimos jogos exclusivos, a grande falha mesmo é a MS tirar o direito das pessoas sobre algo que elas compraram. Mas isso passa, eu não dou nem um ano pra MS voltar atrás com isso, isso se isso não acontecer logo depois da E3, é só lembrar do Online Pass que a EA “inventou” e um monte resolveu seguir, e a própria EA acabou voltando atrás e deixando isso de lado.

    1. Flávio says:

      Falou tudo!

  28. vou preparar a venda do meu ps3 pra tentar comprar um ps4 quando chegar ao Brasil, tenho um ps3 e meu irmão um xbox e na boa o xbox e bom mas os gráfico fica atrás do ps3, falo isso por que ambos jogamos bo2.

  29. maricaps says:

    vou continuar no meu xbox, não abandono a live por nada no mundo

    1. oi oi oi, o xico e uhns boi says:

      vc ira abandonar quando ela falir e a sony comprar ela :)

      1. só se a sony usar o dinheiro das contas roubadas há uns tempos :D :D

  30. Victor says:

    Certeza que vou trocar meu Xbox velho de guerra pelo play4… achei muita falta de respeito da Microsoft para com seus consumidores. SONY aí vamos nós…

  31. marcelo says:

    Odival Martiins Pereira…. kra foi mau…. to rachano da bola fora que vc deu…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    hauhauahuahauhauahuahauhauahuahuahauha…
    hehehhehehhehehehehehehehehhehehehe…

  32. Vinicius says:

    Isso me lembrou uma cena: a MS pediu para não dar um tiro na cara para não estragar o velório, a Sony pediu pra trazer a 12 e finalizou. Hardware, software, online, offline, exclusivos etc. Em nenhum quesito dessa vez a Sony quis perder.

  33. So eu espero o ps4 pra poder comprar o ps3 pela metade u,u?

    1. brn says:

      não é só vc…XD

    2. Kevin says:

      Não to esperando tbm ahusuhashuash

  34. thiago says:

    Rivalidade no mundo dos gamers sempre foi algo divertido, mas vamos falar Play é |Play
    playstation 1 vs N64 (PS1 win)
    playstation 2 vs GCUBE (PS2 WIN)
    playstation 3 vs XBOX 360 (Play3 e xbox 360 (por causa da pirataria) empataram)

    Playstation sempre teve mais qualidade, cada geração teve seu upgrade para aumenta o desempenho (ps3 por exemplo, teve versão slim e super slim), e o objetivo da sony sempre visou os jogos (afinal é para isso que compramos videogames, senão era melhor investir em um em um ultrabook). Em questão de qualidade, os produtos japoneses são conhecido pela sua alta qualidade. Playstation 3 não teve tanto problemas técnicos (tinha o famoso blink, mas esse problema era por falha de desbloqueio, então a culpa é do Usuário), ao contrários do Xbox 360 que é um excelente video game, mas nos 4 primeiros anos teve muito problemas técnico, teve vários upgrade corretivo (ganhando apelido de videogame descartável) então comprar um xbox one de inicio será complicados.
    Como aconteceu com play 1, que derrubou a Nintendo no brasil, aconteceu co Xbox 360 que foi destravado primeiro, e o destravamento PS3 não deu muito lucro para os pirata, pois qualquer um pode fazer e não conseguiram criar mídia pirata. Por isso que Xbox está para Playstation assim como Neymar está para Messi, pois Neymar alem de ser um excelente jogador, é ator, marketing, modelo, etc, mas Messi é o melhor jogador do mundo. Nós não queremos, tv cabo, dvd, shopvirtual, computador, etc, nós queremos jogar ou seja queremos uma estação de jogos ou Playstation.

    1. Caio says:

      Meu caro qm ganhou foi o wii que vendeu mais que os 2, mas acho o ps3 superior a caixa

    2. Rodrigo says:

      Quem ganhou foi o XBOX 360 em cima do PS3 hein, Kinect desbancou o PS3, embora não veja graça nisso

  35. Wee says:

    Eu acho que quem ganha essa guerra é o Wii u

  36. Junior Bessa says:

    Depois de ver a conferência, te digo que meu x box, vai ser trocado por um da Sony se a MS não fizer alguma coisa para mudar isso. Já pagamos caro pelo console, mais caro ainda pelos gamers, mais caro ainda pra ter acesso a area online, e ainda não poder emprestar um game ou sei lá, manter a internet? Tremenda sacanagem da MS. Imagina se eu for em um local rural, um sítio, sei lá… FUDEU se tiver X1. Se isso continuar, vou trocar pra SONY, e olha que prefiro a MS, no atual console.

  37. Edivaldo says:

    Q tutorial mal explicado…. não diz se vc precisa ir ao seu amigo pegar o jogo emprestado, se ele vai até vc, se ele tem prazo pra devolver…. putz…. se for pra fazer um tutorial assim nem faz….

    1. Acho que o cara não pretendia explicar todos os detalhes do console, mesmo porquê não são conhecidos todos estes detalhes. Empréstimos por mídia física, como sempre aconteceram e continuarão acontecendo, você terá que ir a casa do seu amigo pegar (ou ele levar para você, qualquer criança de 5 anos consegue raciocinar isso). O que ele disse, é sobre as mídias online, ou seja, seu amigo te emprestará a licença dele, e você baixará o jogo.

      1. Odival, ele só estava sendo irônico. O video da Sony é uma resposta à Microsoft que vai exigir pagamento para uso de jogos emprestados :)

      2. Edivaldo says:

        é…. foi mal meu… eu deveria ter escrito – Ironia mode : ON…. mas achei q qquer criança de 5 anos raciocinaria nesse sentido….

      3. Paulo says:

        Trouxa…

      4. Max JJ says:

        Cara Odival, em q planeta vc vive srsrsrs FanBoy Detectado

  38. cara eu curto muito o xbox 360, em algumas questoes acho ele melhor que o PS3 mas essa é a MINHA opnião, mas, depois de ver as conferencias ontem eu realmente pensei e decidi que eu devo comprar um ps4.

Deixe um comentário