Vila Xurupita em Luto /// Morre Renato Canini, o pai brasileiro do Zé Carioca

Você pode ter entrado nesse post só para corrigir o título, dizendo que o Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt Disney. Bom… até é verdade, mas o personagem que o “seu Wált” criou lá na década de 40 em uma viagem ao Rio de Janeiro não era exatamente um produto nacional, e sim a visão de um gringo da nossa “malandragem brasileira”. O verdadeiro Zé Carioca, aquele que ama feijoada, futebol e a Rosinha (e que odeia trabalhar), foi criado por um brasileiro: Renato Canini.

renatocanini

Nos anos 70 a Editora Abril viu no personagem uma oportunidade para popularizar e aproximar os quadrinhos da Disney do público brasileiro, criando assim um estúdio para produzir aqui histórias licenciadas, nos moldes do que já vinha sendo feito na Itália, por exemplo. O responsável por “abrasileirar” e criar o universo que envolveria o personagem foi Canini. Durante anos ele teve suas histórias do Zé publicadas e, como era de praxe na época, nunca teve seu nome publicado nos créditos, que acabavam ficando pro tio Walt Disney. Mas isso não impediu que o público viesse a reconhecer o grande talento desse mestre.

Renato Canini era natural de Paraí, no Rio Grande do Sul, e atualmente morava em Pelotas. Ele tinha 77 anos e faleceu nessa quarta-feira, 30 de outubro de 2013, após sofrer um mal súbito em sua residência. Pra todo mundo que já visitou a Vila Xurupita graças ao trabalho de Canini, hoje é dia de luto.

Compartilhe
Comente