post_s01e01gotham

s01e01 /// Gotham

SURPRISE mothafuckers!!! Essa é a nova coluna semanal do Papricast onde falamos sobre um piloto. E pra começar:

rubinho

Assisti um episódio bacana de uma série, onde a galera cai de avião numa ilha.

Não, não… para tudo. Não é esse tipo de piloto que vai ser comentado por aqui. Vamos falar sempre do episódio de estreia de uma série. Aquele episódio que tem a responsabilidade de convencer os executivos do canal, capturar a atenção do público, dar o tom a série, criar vários caminhos para a trama se desenvolver… enfim:

michaelclarkeduncan

E o papel do s01e01 é justamente analisar ESSE episódio. É claro que uma série pode melhorar muito depois de um episódio de estreia ruim (difícil, mas acontece) e também pode degringolar no decorrer da temporada (ou das temporadas). Mas, via de regra, o piloto tem a obrigação de acender uma chama e mostrar que o que vem a seguir tem potencial. E nesse quesito o nosso comentado da semana vai muito bem.

Vamos falar de Gotham, que estreia hoje, dia 29 de setembro, as 22h30m no Warner Channel.

Gotham é inspirada no universo de super-heróis da DC Comics e conta a história da ascensão do crime na cidade antes do surgimento de Batman. Tudo isso sob a ótica do jovem detetive James Gordon, que vê seus valores e crenças entrarem em conflito com os jogos de poder presentes na cidade e o frágil equilíbrio entre lei, política e crime organizado.

A série tem um episódio de estreia muito digno, e isso é um alívio para a maioria dos fãs do Homem-Morcego. Achei surpreendente a química entre Ben McKenzie e Donal Logue, respectivamente Gordon e seu parceiro Harvey Bullock, que se mostra presente desde as primeiras cenas. A interação dos dois personagens é peça chave para entender o funcionamento da cidade e a duvidosa relação da polícia com “poderes paralelos”.

duplagotham

Como era de se esperar, Gordon é o escoteiro de plantão, que age sempre by the book e, por isso mesmo, começa a causar desconforto entre a turminha do mal. Já Bullock é o clássico tira bêbado e com um pé e meio na corrupção, que não quer se indispôr com ninguém. Mas isso obviamente muda quando um casal rico e conhecido da cidade é assassinado em frente ao filho, na saída do cinema. Já sacou quem são, certo?

bruce

Aqui entra um dos pontos promissores da série. Nunca (ou quase nunca) se explorou tanto o período de luto do jovem Bruce Wayne, aqui interpretado por David Mazouz. Normalmente acompanhamos o assassinato de seus pais, para depois passarmos por um salto temporal e vermos sua juventude, treinamento e início do combate ao crime. Justamente por ser um campo inexplorado, há um grande potencial para mostrar melhor a relação de Bruce e seu mordomo e tutor Alfred, vivido por Sean Pertwee. Com pouco tempo de tela nessa estreia, fica mesmo a expectativa para como esse tema será abordado no decorrer da temporada.

Mas além de ter um grande cuidado com a essência dos personagens, dá pra ver que os produtores também se preocuparam MUITO com o visual da série. Impecável seria a palavra, mas dizer que nos sentimos na mesma Gotham idealizada por Nolan em sua trilogia já é elogio suficiente. A direção de fotografia e de arte não erram ao retratar a cidade viva e sombria que tanto conhecemos. E para uma produção de TV essa é uma conquista invejável.

Confesso que meu maior medo em relação a série sempre foi o de que a transformassem em uma espécie de Smallville do Batman, com versões mirins de vilões e personagens recorrentes na mitologia do personagem. Na verdade há uma grande quantidade de referências durante o piloto. Algumas são explicadas em demasia, outras exigem muito desapego para não se deixar irritar pelas coincidências impostas pelo roteiro. A intenção era boa, mas sabe aquela “síndrome de novela das 8”, quando todo mundo janta no mesmo restaurante sempre só porque o personagem X é o proprietário? Pois é. Gotham é uma cidade grande. Nem todo mundo precisa se conhecer.

referencias

Entre pontos positivos e negativos a média harmônica é excelente e o s01e01 de Gotham nos promete uma série policial interessante e bem produzida, com personagens carismáticos e várias referências ao universo do Cavaleiro das Trevas. E se Gordon parar de raspar o bigode no final da temporada, eu vou achar BEM legal.

A coluna s01e01 será publicada todas as QUINTAS-FEIRAS. Isso mesmo. Ela só saiu nessa segunda porque eu mando nessa porra afinal, a série está estreando HOJE.

Viu um piloto bacana e quer indicar pra gente. Viu um piloto muito merda é quer nos sacanear? Mande suas sugestões nos comentários!

Compartilhe
Comente
  • Felipe Mesquita

    Estou gostando bastante de Gotham, bem que meus critérios para vocês não são os melhores pois olho Arrow também, hehehe.

  • Paulo Rodrigues

    a cada de que passa esse espaço está ficando mais interessante e rico em conteúdo! parabéns pela iniciativa e pela nova coluna!

  • http://twitter.com/erunerdo João, o Tetranome

    Estou adorando as colunas novas! Host, só será de séries novas ou vai fazer de antigas também?

  • Marcus Angelo

    Fala Galera do Papricast!!!!
    Muito legal essa coluna!
    Parabéns!!!
    Fiquei com muita vontade de assistir a essa nova série!

    Para a próxima semana gostaria de indicar a vocês que comentassem sobre a série The Knick com Clive Owen, seria muito legal!

    Abraços!

  • Marcial jr

    Eu gostei. Tbm achei que seria mais infantil, e não foi. Vc vê lá a vila descendo a porrada no outros. Gostei do Gordo tbm, porradeiro e meio inconseqüente. Só não agüentei a garota mulher gato, que achei a atriz lindinha e impressionantemente com cara se adulta, mas mesmo sem dizer uma palavra me antipatizou. Mas no geral, eu gostei. Só espero que a série tenha seus problemas, e não fique se agarrando de mais nas referências de vilões clássicos.

  • Luciano T L

    foi melhor do que eu esperava. Não foi tão infantil quanto arrow ou flash, vamos ver se continua do mesmo jeito.

  • Vinícius

    Parabéns por mais um produto com o selo Papricast, este texto piloto ficou muito bom, se eu fosse um executivo, com toda certeza investiria nesta coluna.
    Tudo de melhor para vocês.

  • Jaqueline

    Não assisti o episódio inteiro, achei fraca a atuação do Gordon e já não sou muito fã desse ator, temo ser mais um seriado para o público adolescente mas quem sabe melhora,
    Gostaria que analisassem Forever que já está em seu segundo episódio. Parabéns pelo novo tema…

  • Rogério Rocha

    Beleza, mais uma coluna do Papricast. Que sempre lancem mais novidades galera. E quanto ao seriado : Se não fizerem besteira acho que a série será promissora. Eu só espero que não estiquem ela para estragar como Smallville

  • Luciano T L

    Vou tentar ver, mas não boto muita fé, não curto esses seriados da warner. No syfy que dá uns seriados trashes legais de ver. como helix ou the strain do Fx

  • Carolina

    Eu achei esse piloto bem “ok”. Mas como marido animou assistir, pelo menos com companhia se o negócio degringolar eu tenho pra quem falar mal. 😛

  • Iago Reis

    uma série que estreiou recentemente e que parece interessante é “Forever”. Assisti o primeiro episódio e gostei. quem sabe não aparece por aqui?

  • Adriana C.Rodrigues

    Parabéns pela nova coluna gurizada.

  • Taylor

    Um piloto q deixou instigado: How to Get Away With Murder. Um piloto pra zoaçao: Scorpion. Parabens pela nova coluna!!!!

  • Matheus

    Eu gostei muito do piloto, a série tem tudo para ir longe, grande produção da Fox!

    • Marcial Jr

      Fox?! é alguma piada irônica ou perdi alguma coisa?

      • Marton Santos

        Na verdade a série é produzida pela Warner, mas vai ser transmitida pela FOX nos Estados Unidos, que detém um canal de tv aberta. No cabo e aqui no Brasil ela é transmitida pela própria Warner.

        • Marcial Jr

          Obrigado Host. Como sempre um viking muito instruído.

  • Marcial Jr

    So por curiosidade. A coluna o Pop, o Cult, o estranho e o Trash ficou pra 5ª então?

  • Aline Azevedo

    Olha ai! Agora fiquei até com pouco de vontade de ver a série. Eu realmente estava com muito medo.

  • Gabriel Magoga

    Estou muito curioso e esperançoso com essa série!!

  • Rodrigo Amaro

    Curti. Me deixou curioso pra assistir a série.

  • Lenon Mello

    Achei que era um faixa comentada do episódio mas tá valendo. 😉 Muito legal a iniciativa :)

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    Façam uma análise de lost,dizem que é bom pacas! =),falando sério achei na “locadora do Paulo Coelho”,um seriado de Zumbis “Z Nation”,não sei se já estreou por aqui é do canal SYFY,li um comentário falando que é ruim pacas,acho que vale pela zueira!abraços!

  • Rafael

    Parabéns pela nova coluna, gostei da série parece que vai ser levada a sério apesar de algumas coisas incomodarem um pouco , nunca consegui assistir nenhuma série de herói mais que 4 episódios acho que essa vai valer a pena. Falou galera.

  • Maria Valéria

    Adorei a ideia da coluna! Melhor falar só do piloto do que se compremeter a falar de toda a série. Com razão, o piloto tem que atrair MESMO.

    Sugiro o piloto de Fargo, que cria todo tom de suspense muito bem sustentado ao longo dos 10 episódios da temporada.
    Pra seguir com o Martin Freeman, o (ou os) pilotos de Sherlock. Série é antiga (2010) mas só assiti agora e por acaso vi as duas versões pro piloto. Pode ser interessante pra coluna. :)

    • Marcial jr

      Me sinto tão lento quando alguém fala que uma série de 2010 e velha kkkk. Aínda nem cheguei perto de vê-la

  • Edivaldo F. Alves

    Dicas de outros pilotos! Constantine. Vi uma chamada na Warner de uma chamada Forever. Seria legar ler uma análise de vcs sobre essas séries!

    • Nivea Ferraz

      Essa FoReVeR estreou ontem e eu fiquei meio nhé pq a personalidade do protagonista é um pouco “mais do mesmo”. Tem um q de castle, mentalista, house e Sherlock. Mas eu achei interessante o fato de não terem entregado tudo de cara.

  • diego lourenço

    o legal é as formas de explicar os trejeitos do personagem…achei bacana

  • Edivaldo F. Alves

    Gostei do que vi! Tem suas sutilezas. Vários personagens apresentados e alguns apenas referenciados (Coringa e Grundy). Mas, confesso, que vejo a série flertando com o estilo novelinha. A definição na qual ouvi que poderia ser um “Sopranos” da DC seria o presságio de algo espetacular. O personagem Pinguim é digno de boa nota! O episódio piloto merece uma nota 8!

  • jaqueline caproni

    Já programei o HD para gravar os episódios.
    Voces estão cada dia mais lindos e amados, só produzindo delícias pra surpreender seus pandas hipsters de estimação…

  • Jean

    Bah achei bem fraco…..atores um tanto “robóticos” , os diálogos da Bárbara e Jim são de doer….e não vejo necessidade em mostrar TODOS os vilões logo de cara, só aprofundaram um pouco no pinguim ( que eu achei o melhor personagem do piloto ) , melhor se fossem mostrando todos ao longo da temporada…aproveitando melhor o episódio… vou assistir os próximos mas minha expectativa era baixa…agora diminuiu. Ahhh essa coluna nova foi uma ótima ideia.

  • http://facebook diego lourenço

    dia primeiro estreia stalker : Suspense psicológico Uma dupla de detetives que precisa lidar com incidentes envolvendo perseguidores, para a Unidade de Gerenciamento de Ameaças da Polícia de Los Angeles….na CBS

  • Marcial Jr

    Sobre episodios piloto, a unica serie que vi o Piloto e gostei foi Lost. Fiquei apaixonado por aquele episodio. Mas em via de regra, não gosto dos pilotos.

  • Marcial Jr

    Opa que legal. MUuuuuuuuuuuito ansioso pela estreia. Sempre achei que Gothan fosse um personagem de batman (Vale Shot?), e espero muito que seja a serie que espero que ela seja. Mas to com um pé meio atras, jas que não fui com a cara de Arrow e o ja citado Smalville. Mas estamos ai…

    Ps. Parabéns pela nova coluna.

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    Que legal,parabéns parabéns pela nova atração,agora vou procurar algum seriado bosta pra indicar/zuar pra vocês!!!
    ps:tem alguma possibilidade de ter algo relacionado a games no site um dia? =)

    • Marcial Jr

      Tem uma “aba” chamada Games e outra HQ no topo do site. Indica que pelo menos intenção eles tem ne uasuhauh

      • Waldir Krisanski Junior

        rsr,verdade,mas me referia a novos gameplays,e HQ’s ta vazio,rsrrsr =)