post_s01e01_theflash

s01e01 /// The Flash

“Para entender o que tenho a dizer, você precisa fazer algo antes.Você precisa acreditar no impossível. Consegue fazer isso? Ótimo.”

flash

Quando essa é a primeira frase de qualquer história, prepare-se. Os roteiristas não estão nem um pouco dispostos a trabalhar para fazer você acreditar e comprar a história. Basicamente qualquer roteiro de ficção-científica baseia-se no improvável e no inexplicável, mas com um pouco de trabalho, blábláblá high-tech e artimanhas de roteiro, o impossível torna-se plausível para o público. Coisa natural para uma história bem contada. Mas deixar no ar um “acredite nisso porque sim” é duvidar do próprio roteiro, suplicando que o espectador não faça perguntas que são incapazes de ser respondidas pela equipe.

Pois apesar de todas as ressalvas da pré-produção (e depois de um “vazamento” que fez a internet inteira comentar o episódio piloto meses antes de sua estreia) finalmente chega a TV brasileira nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, a série The Flash.

Barry Allen é um jovem cientista forense que trabalha para o departamento de polícia de Central City. Depois de um misterioso acidente Barry fica 9 meses em coma e, ao acordar, percebe que adquiriu o poder de se mover muito rapidamente, e passa a usar suas habilidades para combater o crime em sua cidade.

O s01e01 de The Flash não é exatamente o desastre que eu (e muita gente) esperava. Tampouco tem potencial para empolgar os fãs como era necessário. É apenas uma atração com tom juvenil e violência estilizada, própria para atrair o grande público e ser assistido por toda a família. Um Barry Allen, aparentemente, recém saído do segundo grau enfrenta dilemas adolescentes (como contar para uma garota que está interessado nela) e também vilões que tem todo o potencial amedrontador de um ventilador ligado na velocidade máxima. Por outro lado, os efeitos especiais acertam na maioria do tempo (exceto quando tentam mostrar a expressão de Barry correndo e o fundo borrado), dando uma percepção interessante de como a supervelocidade funciona para quem é superveloz. Diferente do seriado dos anos 90, onde o Flash parecia ter a velocidade de um carro esporte, aqui realmente temos a impressão de que o herói pode alcançar grandes velocidades e fazer muitas coisas com isso, além de chegar rápido em algum lugar. Resta torcer para que a Warner não faça aqui o mesmo que em Smallville, quando caprichava nos efeitos em apenas um ou dois episódios da temporada, deixando os outros para o estagiário terminar no programa 3D instalado no Computador do Milhão.

flash04

Falando em Flash dos anos 90, a série traz um easter-egg bacana para os saudosistas da atração: o pai de Barry é interpretado por John Wesley Shipp, ator que interpretava o próprio Flash no passado. Grant Gustin, que dá vida ao personagem principal na série de 2014, até tem seu carisma e segura bem a atração, embora ainda pareça uma versão teen de um dos heróis mais cascudos da DC. O grande problema da série está em algumas escolhas narrativas que fazem com que seja impossível levar minimamente a sério o que se passa em tela. Os Laboratórios Star serem geridos por uma dupla de adolescentes bobos, por exemplo. Ou ainda o vilão totalmente mal concebido e executado.

O resultado final é de uma série que ainda parece insosa, sem o punch que uma adaptação de um personagem tão famoso deveria ter. Pegue o hype que há em torno da série do Demolidor, produzida pela Marvel e Netflix e divida por 407. É mais ou menos o nível de empolgação que os fãs tinham por essa nova série do Flash. Parece que, apesar de ser dona dos personagens E de um estúdio E de um canal de TV, a Warner insiste em apostar baixo em suas produções envolvendo super-heróis. Ronda na empresa um receio bobo de fazer uma versão “definitiva” de um personagem ganhar vida e ter que conviver com um possível fracasso. O saldo disso é que continuamos tendo, na TV, personagens da DC sem “colhões”. Parece sempre uma versão BETA, algo que ainda vai evoluir, que vai chegar lá. E a paciência e a esperança de que aconteça um Acerto – assim mesmo com A maiúsculo – vai diminuindo estreia após estreia.

Compartilhe
Comente
  • http://mixmusicas.com.br Baixar Músicas Grátis

    A série tem um bom enredo, contudo os poderes do personagens são apelões demais, os roteiristas vão suar para fazer vilões a altura.

  • Elton Bandeira

    Pois é caras.. eu sou uma pessoa estranha.
    Porque de um lado, por ter um certo conhecimento (que não é grande coisa) de roteiro, de cinema, narrativa e etc, eu consigo avaliar e concordo com a opinião do nosso host ai em cima.
    De outro lado, eu não sei explicar, é como se a criança insegura que gosta de sonhar com seres superpoderosos tende a gostar de tudo relacionado a isso.
    Meu caso com o Flash é talvez o mesmo do Leo com os Atividades Paranormal e etc. Eu simplesmente GOSTO de ver. Já revi o piloto e o ep 02. Tem coisas que mesmo a criança dentro de mim não gosta, o roteiro é raso, os clichês são mal utilizados, os teens do laboratório então, jesus. Mas.. eu gosto, e vou continuar vendo até enjoar, até a serie me perder de vez (como aconteceu com smallville). Claro que no fundo tenho esperança que a coisa entre nos trilhos, ainda mais com as referencias ao futuro e a Crise nas Infinitas Terras. Confesso que não me apeguei ao Arrow ainda, mas já baixei a 1º e a 2º temporadas pra ver.
    Finalizando sobre o flash: é raso? é. Clichê? Sim. Personagens chatos e mal trabalhados? Com certeza. Tu vai ver essa merda? Certo! 😀

  • Marcial jr

    Ahhh não sei. Os ep 02 e 03 de Gothan tirarm meu pingo de esperança. As series DC+WB não tem salvação.

  • Henrique Silva

    As vezes me sinto meio otário em ser tão otimista…mais acreditar em Arrow acabou me surpreendendo bastante (quem assistiu a segunda temporada sabe do que estou falando), pretendo fazer o mesmo com o Flash, realmente algumas coisas tbm me irritam, (a garota não me agride tanto mais aquele muleke metido a cientista geek me dá vontade de arrancar meu pulmão pela guela), o Barry tá legal acho q o ator encontrando o Tom aos poucos, sei que não devia mais to esperando muito dessa série.
    Enfim, abraços e um apelo…

    “Deixem a flecha do Arqueiro acertarem o coração de vcs!!!!”(kkkkkk)

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    ótima critica! =),medo de assistir isso!

  • Fabricio

    Eu gostei do piloto e adoro Arrow, acho muito boa. Escuto sempre o papricast e to ligado que vocês não curtem e respeito a opinião de vocês. Esperando aqui pelos próximos eps de Flash

  • Nivea Ferraz

    Não assisti ainda mas to curiosa… vamos ver no q vai dar.

    Excelente coluna

    :)

  • Edivaldo F. Alves

    Olha, eu achei beeeem fraquinha tb! Confesso q não gostei nem dos efeitos especiais, mas admito q são um tanto complicados de serem feitos! O roteiro tem mto do estilo de Arrow. Se a pessoa não gosta ou gostou da série do “Batman arqueiro” pode esquecer de curtir essa do Flash! Enfim mto legal esse trabalho q vcs estão fazendo! Como diria Marton Santos – porém, sem o tom irônico – Abraço e sucesso!

  • Lucas Galvão

    OLÁ GALERA!

    Tem diferença entre o vazado meses atrás e este episódio?
    E concordo com a crítica de vocês, há um apelo enorme de forma bizarra para que seja dado credibilidade de forma muito vergonha alheia. Que nem comentado no último Papricast News sobre The Last Ship, onde se deixa no roteiro a fala do BADASS CAPTAIN, nos comerciais d’The Flash apeteciam letreiros gigantes do tipo “Dos mesmos criadores de Arrow”.
    Tipo, IDAÍ?! Isso não dá credibilidade nenhuma, até pq Arrow é bem “máômênu”, só se tornou legal a partir da 2a temporada, e muito principalmente pelo aparecimento de outros grandes personagens, e devido a nossa curiosidade em vê-los, tão somente isso.

    The Flash, portanto, vai ser apenas um tentáculo do Arrow, e nada mais.

    Baixar os episódios e assistir nos hiatos das séries fodas, só porque né. 😛

    Um grande abraço, e LIBERTEM OS PANDAS!

    • Lucas Galvão

      Errata:

      Não li a msg de “Não é permitido o uso de HTML”, e ei havia iniciado o texto com sinal de mais e menos ><
      Era pra ter escrito ANTES do Olá Galera o seguinte (Voz aveludada do host).

      E pior, não temos como editar os comentários. Droga.

      Ganharam dois comentários só por isso, malditos! 😀
      HAHAHAHAHAHAHAHAH