Batman e Superman vs o Monstro da Expectativa

O texto abaixo pode conter spoilers sobre Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Em 1973, na Suécia, um homem armado entrou em um banco e fez quatro funcionários como reféns. Durante os seis dias em que permaneceram em poder do sequestrador, as vítimas desenvolveram sinais claros de uma improvável empatia para com o algoz. Pequenas atitudes como soltar as amarras, permitir ir ao banheiro e beber água, passaram a ser interpretadas pelos confinados como demonstrações de afeto. Tal foi o efeito devastador na mente dessas pessoas que, quando houve a ação de libertação por parte da polícia, elas se despediram com abraços em seu sequestrador. O criminologista Nils Berejot cunhou o termo que ficaria famoso por descrever esse tipo de situação: Síndrome de Estocolmo.

Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, dirigido por Zack Snyder, é o produto de um estúdio que fez os fãs de histórias em quadrinhos reféns durante mais tempo do que seria aconselhável e, graças a isso, colhe resultados positivos e negativos. Os negativos, obviamente, são os reviews desfavoráveis que o filme vem recebendo por boa parte da crítica especializada, o que causa desconfiança no espectador que não conhece tanto assim o universo de super-heróis. O ponto positivo é o amor incondicional de alguns fãs, que defendem o longa com unhas e dentes, mesmo que ele não os tenha tratado com o carinho que mereciam.

O resultado acaba ficando entre uma reinvenção autoral e um filme feito para fãs.

Pensado como uma continuação direta de O Homem de Aço, de 2013, esse longa tenta algo ambicioso: estruturar os pilares para um universo cinematográfico da DC, enquanto adapta um embate emblemático dos quadrinhos. Conhecidos como “Os Melhores do Mundo”, Batman e Superman já se enfrentaram diversas vezes, muitas delas devido ao estilo diferente de combater o crime, que caracteriza os dois personagens. Mas aqui, a opção foi por tornar a disputa real graças a um vilão, Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que manipula ambos para concluir um objetivo comum. Infelizmente as motivações que tornariam esse vilão grandioso e odiado são subentendidas, não ficando totalmente claras para quem o conheceu apenas nesse filme. E talvez esse tenha sido o pior erro de Snyder. Por vezes considerar que o espectador já conhece alguns personagens, e por isso tornaria-se desnecessário situá-lo nesse universo, e em outras mudar características conhecidas dos fãs, removendo peças básicas de suas personalidades. O resultado acaba ficando perdido entre uma reinvenção autoral e um filme feito para fãs.

post_BvS

É Incrível e assustador assistir ao ápice da batalha entre Superman (Henry Cavill) e Zod da perspectiva de um mortal. Toda essa sequência serve muito bem ao propósito de mostrar quem é Bruce Wayne (Ben Affleck) e o que ele está disposto a sacrificar pelo bem dos outros. É emblemática e lindamente construída a cena onde a câmera acompanha o personagem correndo de encontro à nuvem de escombros, enquanto os demais fogem. Por isso mesmo é um tanto decepcionante perceber o quão pouco o roteiro de David Goyer e Chris Terrio compreende a essência dos personagens que busca adaptar. O Homem-Morcego desse filme é um maníaco homicida que cansou de lutar com bandidos comuns e tenta salvar o mundo de uma ameaça maior, enquanto despeja tiros de .50 saídos de seu batmóvel. Meu lado nerd grita que ‘’Batman nunca usaria uma metralhadora para explodir seres humanos, ele valoriza a vida, etc, etc, etc…”. Mas essa é uma nova visão sobre o personagem e não necessariamente deve se manter fiel a conceitos pré-estabelecidos nos quadrinhos. Não seria justo, portanto, analisar o roteiro com base no que eu acho que ele deveria ser. Mas você ficou curioso com o que EU queria ver?

Sonhei em ir ao cinema assistir a um filme onde o Batman não matasse. Onde Superman tivesse superado sua adolescência tardia vista em O Homem de Aço para assumir sem pudores sua condição no mundo. Onde Jesse Eisenberg não tivesse se inspirado em alguma versão do Charada para interpretar seu Lex Luthor. Mas isso tudo é apenas o que eu gostaria de ver no cinema. A execução ser diferente de minha expectativa não é algo necessariamente ruim, muito menos errado. Nem por isso vou me apegar às qualidades do longa para esconder que esse possui erros que não são apenas questão de interpretação da obra. E não são poucos.

O principal furo no roteiro de Batman vs. Superman é construção de seu vilão, já que ela praticamente inexiste. O texto tenta nos dar uma razão para a loucura de Lex apenas no ato final, onde ele diz ter sido vítima de violência por parte do pai. Pode parecer uma justificativa boba, mas não existem justificativas bobas, existem saídas covardes de roteiro. Jogar essa informação em meio a um diálogo esquizofrênico é a solução fácil. Perdeu-se ali a oportunidade de tornar o personagem tridimensional, de entender seus maneirismos, seus cacoetes, sua covardia. Talvez Jesse Einsenberg ao construir um personagem tão caricato tenha o salvado de ser apenas o cara ruivo que quer, por algum motivo, matar o Superman. Explorar o medo e o excesso de controle de Luthor o traria para perto do espectador ao mesmo tempo que justificaria seu enorme ego, causando empatia e dúvida, mas o roteiro opta pelo caminho mais fácil: resumir um personagem com 70 anos de história a uma frase solta no meio de um discurso megalomaníaco.

post2_BvS

Outro elo, inexplicavelmente, fraco da trama é o próprio Superman / Clark Kent. Nos corredores do Planeta Diário se comenta que sua demissão é iminente, já que é odiado pelo editor do jornal e não faz nada para mudar essa situação. Sua veia jornalística teve preguiça até mesmo de procurar mais informações sobre o vigilante de Gotham além daquelas vindas de… outros jornalistas! Clark como jornalista e Bruce como detetive são desastres, já que um dia de trabalho bem feito (por parte de qualquer um dos dois) teria evitado o embate que dá nome ao filme. Mais uma adaptação a qual teremos que nos acostumar, pois Batman não é o maior detetive do mundo e Clark não é um repórter competente e sagaz. E novamente, isso não torna o filme ruim, apenas descaracteriza todos os arquétipos que já temos construídos sobre os personagens.

Mas se o filme possui muitos defeitos nítidos, também acumula méritos. O Batman de Ben Affleck é simplesmente incrível na tela. A técnica brutal de luta e as sombras servindo como esconderijo lembram as cenas vistas nos videogames recentes do personagem e são maravilhosas de se acompanhar em live action. Gal Gadot destruiu as críticas negativas que recebeu por sua escalação, se mostrando onipresente como Mulher Maravilha sempre que a câmera aponta para ela. Aliás, se existe algo que Snyder sabe filmar são cenas de ação. Sua mistura videoclíptica de trilha sonora e enquadramentos grandiosos transforma o ato final do longa em uma disputa surreal de seres ultrapoderosos. Ninguém, repito, ninguém filma cenas que parecem saídas de um gibi como esse cara.

E quando falamos mais a fundo sobre Snyder, entendemos um pouco melhor a dissonância de opiniões que tem tomado a internet de assalto. Apesar de ser um diretor competente e de dar forma a uma responsabilidade que seria grande demais para a maioria dos diretores, Snyder mentiu pra todos nós quando se vendeu como um super nerd. O diretor, tanto em Watchmen, quanto em O Homem de Aço e também em A Origem da Justiça, não está interessado em mostrar NOSSOS personagens no cinema. Aquelas personalidades a que estamos acostumados e que, muitos de nós, crescemos lendo em nossas histórias em quadrinhos, não são o interesse do diretor. Seja por uma megalomania digna de seu Lex Luthor, seja por uma genuína intenção de levar os personagens a um próximo nível, Snyder transforma os personagens de acordo com a história que quer contar, e não é de hoje que suas decisões causam polêmica e, quase nunca, são totalmente justificadas. Quem já leu Watchmen e assistiu a adaptação para o cinema sabe do que estou falando. A solução final idealizada pelo autor Alan Moore parecia fantástica demais, a resolução proposta por Snyder é mais palatável, mas destrói boa parte do simbolismo imposto desde o primeiro requadro da história em quadrinhos.

Independente de você ter amado ou odiado Superman vs. Batman (aparentemente essas são as duas opções possíveis, segundo a internet), tem que concordar que gastar MEIO BILHÃO DE DÓLARES para ter uma recepção tão dividida não é exatamente o sonho dos executivos da Warner. Não existe conspiração contra o filme, não existe hate proposital. O que todos queriam era um filme impecável, capaz de redefinir todos os conceitos que temos até hoje e subir o nível da nossa régua de avaliação. É isso que se espera quando se reúne a trindade da DC Comics em um único frame de um longa metragem tão caro, mas não foi o que aconteceu. Temos um filme bacana, com alguns momentos de arrepiar (“Eu sou um amigo do seu filho” me fez sorrir feito bobo) e que servirá para estabelecer um universo mais amplo para o futuro próximo. Sim, ele vai dar lucro e terá continuações, mas Batman vs. Superman não é uma declaração de amor da Warner para seus fãs. No máximo, ela afrouxou nossas algemas.

Compartilhe
Comente
  • Vitória Teixeira Agnoletto

    Ponderado, coerente e com um texto muito bem construído. Acho que só poderia acrescentar algum comentário sobre os exageros de tom épico na trilha (sério, eu sou fã de Star Wars, ou seja, amo trilhas épicas, mas teve momentos em que a música foi tão exagerada que me distraiu da cena do filme!) e os efeitos visuais, que foram menos do que o esperado (toda a sequencia do batmóvel indo atrás do caminhão com kriptonita tem efeitos beeeeeem meia boca.).
    Mas, mesmo assim: arrasou na crítica, Marton; e muito obrigada por não entrar nessa loucura polarizada que virou a internet em relação ao filme. :)

  • Julio Costa

    Achei BvsS bem chato, pessoal, o 1º ato é tão arrastado, que cheguei a cochilar. O filme carece de ritmo e as motivações dos personagens são tão rasas que simplesmente não convencem. Achei aqueles sonhos alegóricos bem desnecessários e que pouco acrescentam à trama. Talvez seja o momento Sucker Punch que o Zack Snyder adora largar nos filmes dele. O que salva o filme do desastre completo são as cenas de ação dos heróis, que ficaram incríveis. Ben Affleck e Henri Cavill tentam defender seus personagens com dignidade, mas tudo ao redor deles parece tão errado que mina completamente o esforço dos dois. Acho que todo ator que se proponha a interpretar Lex Luthor devia assistir às primeiras temporadas de Smallville. A série pode ser uma bomba, mas o carinha que interpretava o Lex foi o único ator que entendeu o personagem.
    O Alfred-Lucius Fox também me incomodou, além da atuação bizarra do Jeremy Irons, acho que ele não tem a pegada pra ser um bom Alfred e deveria ser um ator bem mais velho, já que ele criou Bruce Wayne, que no filme tem mais de 40 anos. Não é uma sugestão, mas devia ser alguém como Patrick Stewart, ou Ian Mckellen.
    A Lois Lane de Amy Adams é outro erro absurdo. Ela não só não tem o tipo físico adequado, como também não se comporta como nenhuma encarnação dessa personagem. Se tivessem escalado a Gal Gadot como Lois teriamos ela seria bem mais próxima do ideal.
    Fiquei bem contente de ter me enganado a respeito da Mulher-Maravilha, que ficou ótima. No fim das contas, pra mim, tirando tudo que não precisava ter, sobra um belo videoclipe do Batman, Superman e Mulher-Maravilha.

  • Felipe Bezerra

    Curti a critica! O filme tem algumas solucoes de roteiro bobas e rasas sim, mas pra mim tá longe de ser um filme fraco. Achei um bom filme, acima do nível de outros filmes de heróis( pra mim acima dos dois vingadores e abixo de GG e os Batmans do Nolan)… Que trilha sonora fudida! Mulher Maravilha fenomenal! E Bale, agora virou passado! Vale cada centavo do ingresso! Absss

  • joe reis

    Cara, eu gostei pracarai do filme. Gostei inclusive do Lex. Não é um filme perfeito, mas com certeza é um bom filme. O que eu não gostei foi SPOILERS. Flash de bigodinho??? O Lex ja criou icones para os herois? Porra Lois, pq jogou a lança na agua??? Pq vc decidiu pegar devolta? Pq diabos o super não pediu para a WW cravar a lança no garotão?
    Mas é um excelente filme ainda sim. Mano, a abertura foi sagaz, resumida. Se existir alguem que não conhecia, conheceu agora a origem do Bat. O uniforme, Batwing, Batmovel e Alfred estão fodasticos. Sem essa de não matar, ja deu pra ver que ele encheu o saco de tudo e quer resolver de uma vez.
    O embate entre os 2, foi foda demais. Na hora que o Bat da os 3 socos no Super, e vai perdendo o efeito. PQP. Quase urrei no cinema, assim como a WW caiu pra porradaria. Gostei pracarai, vou ver denovo.

  • Nathan

    O chato que esta sendo é: se você não gosta pq vc é marverte, não entende o filme e só que comedia. Sendo que não é bem assim. Batman e Superman são as maiores figuras da cultura pop, logicamente desejo um filme que destruía minha mente, só que não foi isso que aconteceu. Meu maior problema com o filme são as próprias regras estabelecidas e ditas dentro daquele universo que são esquecidas apenas para fazer o confronto, isso me incomodou. Na hora do embate não sentir emoção, não fiquei torcendo por um lado, tudo parecia gratuito. Hora do Spoiler. Superman escuta Lois Lane na áfrica, mas não escuta a mãe sendo torturada? Batman começa detetive, mas esquece de investigar a explosão causada pelo seu ex funcionário que tinha mandado cartas e devolveu contracheques com ameaças a ele ? É lindo ver a tríade junta mas não sentir emoção na sua lutas. Isso que me decepcionou. Gostei bastante de sua critica.

  • jeffersonjb

    Mas o “VERSUS” foi aquilo mesmo que se esperava? Dos bastiões do que virá ser a LJ, se esperava entre uma porrada e outra, alguns diálogos emblemáticos, algumas reflexões e o roteiro não ajuda nisso. O embate é triste e as motivações são bobas, para quem deseja fazer algo mais denso do que os coloridos e alegres filmes da Marvel.

  • misterjeny

    Qualquer trintão que tenha consumido hqs,games e animações da DC e,assistir ao filme sem “good feelings”,me soa como um charlatão! explico: não vi ninguém falando das transposições em tela de clássicos da editora como(e em especial):cavaleiro das trevas,piada mortal,crise nas infinitas terras…
    tá,só velho gibizeiro vai notar essas cenas!e é ai que tá!acredito que filmes específicos são para públicos específicos.
    e isso não impede de ninguém que não seja deste publico possa vê lo.
    graças a deus ,nem tudo são piadas e cores no cinema de herois,isso se chama diversidade,não é bom,não é mau…é apenas diferente!

    assistir uma outra vez sem ranço de:expectativa e/ou influencia de críticos,pode mudar, e muito o sentimento para com o filme!(pro bem ou pro mal!!!)

    • Leonardo Torres Dos Santos

      Esse good feelings tá em várias partes do filme! Mesmo com todos os defeitos, é impossível não se empolgar com o último ato! Ver os 3 juntos na tela é bom demais!

      • peru papudo

        Leo. Desculpa cara, mas o filme é muito fraco. Não consegui ver os 250 milhões na tela. Tenho a impressão que começaram a filmar cenas chave sem roteiro mesmo. A cena final, com o Super morto e o Batman do lado esquerdo e a WW do lado direito é risível, parece cosplay. E qualé essa de matar o super no final??? Todo mundo sabe que vai ter mais dois filmes da Liga e o roteirista achou que seria chocante matar o cara?? Ele vai voltar de qualquer jeito. É uma das histórias mais fracas que já vi em um filme de super herói, pode esperar várias Framboesas de Ouro para esse filme. Hora do Zack Snyder (Uwe Boll gourmet) passar no RH da Warner. Dou uma estrela de cinco por causa da cor da roupa do Batman.

    • martonsantos

      Eu fiquei cheio de good feelings, como disse no final do texto, aquela frasezinha me fez ficar muito feliz. Mas a questão toda é que o filme tenta subir de patamar. Não tem problema não ter “humor”, achei ótimo o filme ser diferente dos da Marvel. A questão é que quando você tenta ser mais dark e sombrio, a qualidade do roteiro tem que acompanhar, se não fica um filme “sério” que pra gostar a gente “não pode levar a sério”. Aí entorna o caldo…

      Acho apenas que o tom exato ainda não foi alcançado, mas adorei o filme.

  • Rodrigo Coelho

    Estava meio atordoado do que pensar desse filme que trouxe momentos muito bons e outros que me incomodaram bastante. Seu texto acabou me ajudando a compreender meus sentimentos em relação ao filme. Parabéns pela crítica, concordo 100%!

  • Tiago Aquines

    Olha, gostei muito do filme, saí satisfeito, ele mostrou o Batman que eu queria ver, gostei das adaptações, do novo universo, me agradou muito e saí dando cambalhotas no cinema.
    Não existe um Batman certo, prq ele é um personagem de ficção que já teve mil facetas e já matou algumas vezes, seja no cinema (Batman do Michael Keaton matava geral e ninguém falou nada, inclusive explode um capanga com dinamite no segundo filme, Bale matou, deixou morrer o Raz’a’gull e não falaram nada) então não vi nada errado ou que fosse contra a natureza dele. O filme tem defeitos, mas não existe um filme de heróis que não tenha, o filme é controverso mas não tem um filme de herói que não seja. Ah, mas gastaram milhões sim e já estão tirando conclusões precipitadas de que ele não é um sucesso? Já teve a maior abertura da história do cinema e já superou Harry Potter, que era o grande carro chefe da Warner e não faz nem uma semana que o filme estreou. E se ele for um grande sucesso de bilheteria e calar a boca de todos os críticos?

    • Edivaldo Alves

      Bilheteria e qualidade estão longe de ser sinônimos.

      • Leonardo Torres Dos Santos

        Eita…falamos a mesma coisa High five o/

        • Edivaldo Alves

          o/ hahaha

      • Tiago Aquines

        Eu me referia aos críticos em específico que falaram que o filme era para fãs, que não ia ser sucesso de bilheteria e que ia enterrar a franquia e universo DC, que fizeram algo específico demais, para um público que já conhece as histórias e que ia ser o maior prejuízo da história.

      • Felipe Loureiro

        tai Transformers pra justificar seu comentário

    • Leonardo Torres Dos Santos

      Não tenho duvidas de que o filme será um sucesso de bilheteria! A palavra chave é curiosidade. Mas isso não vai calar a boca dos críticos. Bilheteria não é igual a qualidade. Temos o grande Michael bay pra nos provar isso! Quem não curtiu o filme vai seguir não gostando, não importa a grana que ele vai fazer. Se essa grana fosse minha eu até mudaria de idéia, mas já vi o filme duas vezes e sigo achando ele good but not great.

      • Tiago Aquines

        Léo, eu me refiro aos críticos em específico que falaram que o filme era para fãs, que não ia ser sucesso de bilheteria e que ia enterrar a franquia e universo DC, que fizeram algo específico demais, para um público que já conhece as histórias e que ia ser o maior prejuízo da história.

  • peru papudo

    Muitos estão falando que o ponto forte do filme é Ben Afleck. Um filme cujo ponto forte é Ben Afleck só pode ter problemas…

    • Raphael Lamour

      Eu gostei muito Batfleck! É um cara contido, sempre parece que ele vai explodir de raiva com alguém… tenso! =) Assista o quanto antes!

      • peru papudo

        Já assisti. É um dos piores filmes de herói que já vi.

        • Raphael Lamour

          =(

    • jeffersonjb

      Ele eh um dos pontos fortes do filme. Na real, a melhor coisa é a Mulher Maravilha.

  • Raphael Lamour

    Esse filme me chamou pela curiosidade. As motivações (ou falta delas) e presença mítica de personagens nuncas antes vistos com tanta seriedade, me fisgaram. O clima trágico sem uma metralhadora de piadas como em vingadores, foi o que selou o selo DC no cinema (mesmo de o homem de aço).

    E acho que este filme não é para os fãs leitores de quadrinhos. É superficial e com rupturas do cerne dos personagem para quem conhece bem.

    Espero que acertem o próximo para todos gostarem! =)

    • kurama yoko

      Me pergunto como o próximo(que já foi dito ser mais leve) terá tempo de corrigir seus erros sendo que o filme já começa ser filmado daqui pouco tempo. Ou eles certamente sabiam que ia dar nisso e resolveram amenizar o próximo para não ficar muito denso.

      • Raphael Lamour

        Pois é… 2017 já está ai. Eu achava a Liga da Justiça mais ou menos (exceto pelos novos desenhos da liga sem limites que era incrível) e fiquei absurdamente curioso em ver o flime da Wonder Woman, Cyborgue e Aquamen. Novidades no cinema!

  • Marcus Pullido

    Texto incrível Marton. Parabéns mesmo

  • http://nerddofuturo.com.br Cleberson Balbino

    Ótima análise Marton, pé no chão e centrada.

  • Marcial Junior

    Muito Sr. Marton,ótimo texto, vale a pena ser lido.

  • Waldir Krisanski

    ótima avaliação!parabéns! =)

  • Lucas Freire

    Finalmente, uma resenha que escapa dessa polarização imbecil causada pela internet, provando que é sim possível classificar um filme por suas falhas e méritos, e não somente por um ou por outro. Parabéns pelo texto, Marton :)

  • Jonas Bortolon

    Mas a pergunta que não quer calar, vale a pena ir ver? pois tem tantos filmes na lista deste ano que cada escolha deve ser feita com muito cuidado.

    • martonsantos

      tem um Batman e um Superman se espancando. claro que vale!