Papricast 183 /// Retcons

Retroactive Continuity. Não, essa não é uma banda finlandesa que usa tambores japoneses pra criar aquele som indie pop que seu amigo JURA que é fã desde 2003. Mais conhecido por sua abreviação, retcons, essa é uma alternativa de roteiro que visa inserir um fato no passado de uma trama a fim de alterar a dinâmica dela no presente. Nesse programa chamamos o tarado por quadrinhos Carlos Tourinho pra conversar um pouco sobre a atual fase da Marvel e da DC e relembrar alguns retcons marcantes.

Ficha Técnica: Nesse programa Marton Santos, Leonardo Santos, Jaison Mafra e Carlos Tourinho falam sobre fãs do inferno por  77 minutos.

Padrim Papricast

CLIQUE AQUI E SE ASSOCIE AO PADRIM

Patreon Papricast

CLIQUE AQUI E SE ASSOCIE AO PAPRICAST

ASSINE NOSSO FEED!

Feed, RSS e iTunes: http://feeds.feedburner.com/Papricast Para assinar no iTunes, clique na aba Avançado, e Assinar Podcast. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.

Compartilhe
Comente
  • http://www.simbiosecultural.com.br/ Simbionte Cult

    Ah caras, o assunto do podcast não é esse, já estou atrasado (acho que ninguém vai ver. rs), mas eu adorei o Batman vs Superman, gostei a versão picotada dos cinemas e adorei a versão definitiva (com 3 horas), com uma história corajosa e que sofreu com os cortes da primeira versão e que da um tom mais atrativo que os filmes da Marvel (ñ preciso falar q ñ sou fanboy da DC né? Acho que pelo meu avatar do Disqus já diz isso. rs), não é perfeito ou o melhor filme de heróis da história já feito, mas achei bem melhor que o Briga Civil, que prometia uma boa história e uma grande mudança no status quo do MCU, mas no final continuou tudo igual.

    P.S.: Não gosto do Superman dos quadrinhos, a versão pré-Novos 52, aquela chatice de super-escoteiro, pilar da honestidade e justiça. Gostei um pouco no começo do Super dos Novos 52, mas principalmente do Super do Man of Steel e do BvS, pq é algo mais real e lógico para alguém que tem poderes quase divinos e é criado por humanos, ele tem falhas como todos nós.

    • martonsantos

      Assisti ontem a versão de 3h do filme. Concordo que explica algumas coisas melhor (a explosão no Capitólio, por exemplo), mas não privilegia em quase nada o Superman, que continua sempre aparecendo com cara de choro, inseguro, bunda-mole, etc…

      Mas nem é esse o problema, eu poderia viver com um Super bunda-mole, ainda mais em uma construção pra Liga onde quem manda de verdade é o Batman. O problema do filme é o roteiro, e aí não tem montagem que salve. A forma como foi construído, tendo que alcançar alguns pontos-chave já pré-estabelecidos me tira do clima profundamente. A parte em que o Batman resolve fazer uma LANÇA, ao invés de balas, é profundamente broxante. Uma lança. Uma LANÇA! Ele mata bandido com .50 mas resolve matar o Super com uma lança. Porque? Pq isso fica legal na tela, porque é visualmente interessante. Não precisa fazer sentido.

      E como você disse (só que ao contrário), fico profundamente triste por ser muito fã da DC nas hq’s e não conseguir ser assim em relação aos filmes.

      • http://www.simbiosecultural.com.br/ Simbionte Cult

        Ah sim, a coisa da lança eu acho sem noção, alguém como o Batman não faria uma lança se a intenção dele era realmente matar, mas ai já é culpa do Lelek Snyder né Marton, cara acha que tudo é um clip da MTV com 3 horas de duração.
        O roteiro é realmente um problema, mas eu vejo que a estrutura básica dele é a mesma do Guerra Civil, ainda mais depois de ver o filme completo, a diferença é que não tem tantos heróis interagindo, só aqueles aparições do Flash, Aquaman e Cyborg que são mais irrelevantes e que se não estivessem no filme, não faria falta alguma, inclusive a parte do sonho do Bruce.
        Essas participações e o sonho ficou muito na cara que isso foi uma imposição da Warner de ter no filme, pq ficou muito sem sentido e gratuito, tudo para fazer link com o filme da Liga. Não duvidaria que no inicio o filme fosse somente a participação do Batman, ai algum engravatado “gênio” falou para jogar a Mulher-Maravilha e como já tinha a Trindade, pq não fazer todo o resto e de brinde viria o Apocalipse?
        Bom, sei lá, nunca vamos ficar sabendo o que realmente aconteceu. rsrs

        E entendo a sua tristeza com relação a não ver uma fiel adaptação do que leu nos quadrinhos, passei pela mesma coisa com o Homem-Aranha nos últimos 3 filmes. =/

        Abraços.

  • Tiago Aquines

    Cast foda esse!
    Altamente especializado e nossa, parabéns ao Tourinho por entender tanto da caótica cronologia da DC, você devia dar curso sobre isso, de verdade.
    Eu faria! hehehehehe
    Dc alegre nos quadrinhos? Nem sempre, toda a fase do Batman dos anos 80 é absurdamente perturbadora e sombria, não tem NADA de alegre naquela época, tanto que a Dc foi forçada a deixar o Batman mais suave, prq os pais reclamavam que ele era sombrio demais e estava levando seus fãs para um “caminho negro”.

    • http://pautalivrenews.com Carlos Tourinho

      Mas o Batman sempre foi a exceção, ele é considerado o personagem mais “Marvel” da DC. Do mesmo modo, o Thor é considerado o personagem mais “DC” da Marvel. Se vê isso pela dificuldade da Marvel em adaptar o herói/deus de uma forma satisfatória pra telona, os filmes dele são bem díspares da proposta da Marvel, mais urbana e menos fantasiosa.

      • Tiago Aquines

        Mas o Batman é mais velho que a Marvel…. Então é ao contrário hehehehe a Marvel que é Batman.

  • Denis Gonçalves

    Pessoal, cheguei a uma conclusão!!
    Seria Zack Snyder o Doctor Manhattan??? Pensa bem, ele veio do universo Watchmen do cinema para criar o universo 52 da DC no cinema. Caraca!!!!!!

  • dellagustin

    Eu sou um que fiquei órfão de homem aranha por causa desse retcon do “one more day”…
    Tive que abandonar.

    Por outro lado, sou uma das únicas pessoas que gostou da saga do clone.
    Acho que é por que comecei a ler homem aranha logo no começo da saga.

  • Catena Hernandez. Nada demodê.

    Ah Marton, o niilismo é tão mais bonito. Alegria é superestimada…

  • Marcial Junior

    Vc sabe que é o tourinho quando o programa ja ta em 25 minutos e só o Tourinho falou.

    • http://pautalivrenews.com Carlos Tourinho

      Não sei se isso é elogio ou crítica, buguei

  • Marcial Junior

    Vc sabe que é o tourinho quando o programa ja ta em 25 minutos e só o Tourinho falou.

  • Marcial Junior

    Chupa Waldir!!!! Sou First nessa bagaça.