Capitão América – O Primeiro G.I. Joe

Uma coisa me deixa preocupado cada vez que saio de um filme produzido pela Marvel Studios: a qualidade das produções está decaindo filme a filme. Para exemplificar, segue meu ranking de filmes da Marvel:

1º Homem de Ferro

2º Homem de Fero 2

3º Thor

4º O Incrível Hulk

5º Capitão América

Claro que essa é apenas uma percepção pessoal, mas veja que, com exceção de O Incrível Hulk que achei um filme fraco logo de cara, os filmes foram decaindo praticamente na ordem de lançamento. Talvez por não se preocuparem tanto em servir de elo para o longa dos Vingadores, ou graças ao carisma fenomenal de Robert Downey Junior, os dois Homem de Ferro são disparados os melhores filmes do estúdio. Vale sempre lembrar que essa lista conta apenas com os filmes produzidos pela Marvel Studios. A franquia X-Men, Wolverine, Demolidor, Homem Aranha e O Quarteto Fantástico são produções de outros estúdios, que compraram os direitos junto a Marvel.

Desde sempre tive muito medo de um filme do Capitão América. Achava que um filme de um herói tão datado, panfletário e que teve de se reinventar tantas vezes nos quadrinhos para continuar existindo, dificilmente daria certo. Quando anunciaram Joe Johnston na direção e Chris Evans como protagonista, praticamente dei como certo o desastre da iniciativa. Acabei mordendo a língua. Johnston e Evans SALVAM o filme de ser uma tragédia total. Os problemas? A meu ver um roteiro que desanda da metade pra frente e falta de coragem do estúdio.

A adaptação começa excelente, mostrando o jovem e raquítico Steve Rogers tentando com todas as forças se alistar para lutar na Segunda Guerra Mundial. Sua fraqueza física contrasta com sua louvável fibra moral. O Dr. Abraham Erskine, interpretado por Stanley Tucci, percebe o valor do rapaz e resolve alistá-lo no programa de supersoldado que desenvolve para o governo americano junto com Howard Stark (sim, o pai de Tony Stark, o Homem de Ferro).

Enquanto isso Johann Schmidt – vivido por Hugo Weaving –  é um oficial da Hidra, uma subdivisão do exército nazista, que busca o poder do cubo cósmico, um artefato mítico da cultura nórdica que vai propiciar a criação da arma suprema para vencer a guerra. Schmidt, no passado, roubou uma versão inacabada do soro desenvolvido por Erskine que o deformou, tornando-o no Caveira Vermelha. Mais do que as minorias que os nazistas dizimavam, Schmidt mostra desprezo por todos os seres humanos, acreditando estar em uma condição quase divina.

O filme caminha muito bem até sua metade, mostrando sem pressa toda a transformação de Rogers em um supersoldado. Até mesmo o nome Capitão América ganha uma explicação bastante plausível e nada patriótica. Rogers serve de garoto-propaganda para que o governo venda cupons que financiam o esforço de guerra, quando descobre que seu amigo de infância, Bucky Barnes, está desaparecido em ação. Daí para que Rogers saia em uma missão não autorizada movida pela lealdade, é um passo. Quando a aventura realmente começa é que os problemas surgem. Com um segundo e terceiro atos espremidos para caberem em duas horas de projeção, as relações do agora ídolo Capitão América com seus companheiros e, até mesmo, o antagonismo com o vilão são apressados e mal desenvolvidos. O romance totalmente desnecessário com Peggy Carter e o final descabido dado a um personagem importante são empurrados a força para o espectador, na esperança de que as ações do protagonista soem mais motivadas. Não que fosse necessário, pois desde o início sabemos que Steve Rogers agirá da forma certa, sem necessitar de motivações extras.

Mas o que definitivamente mais me incomodou no filme foi a falta de coragem do roteiro. Ao eliminar totalmente a ameaça nazista, focando exclusivamente na sub-divisão Hidra, a impressão é que estamos assistindo uma versão de G.I. Joe (ou Comandos em Ação, como preferir) onde o Capitão América foi jogado acidentalmente. Desde os vilões, até os veículos mirabolantes que todos usam fazem essa impressão ficar cada vez mais forte. Se foi desejo de tornar a história mais “leve” ou de vender mais brinquedos para crianças e marmanjos, não dá pra saber. A impressão é de que perdeu-se a oportunidade de fazer um ótimo filme de guerra, onde o Capitão América seria quase como uma lenda, daquelas histórias que se contam nas trincheiras mas que ninguém tem certeza se é verdade ou não. Fica para a história um filme leve e infantil demais, que pode muito bem virar desenho animado para os pequenos americanos assistirem aos sábados pela manhã. Quem sabe era essa a intenção mesmo?

A essa altura você pode estar pensando “nossa, esse filme deve ser uma droga”, mas não, não é. É apenas um filme onde se vê um potencial enorme ser construído para depois ser jogado fora. Mas ainda sim é uma boa aventura e renova a fé de que Chris Evans representará bem o Capitão quando se reunir a Homem de Ferro, Hulk e Thor. A verdade é que sempre que vou ao cinema assistir a um dos filmes da Marvel, procuro a mesma sensação que tive quando saí do primeiro Homem de Ferro. Até agora a magia não se repetiu. Quem sabe em 2012 com Os Vingadores?

Compartilhe
Comente
  • Paulo

    Vi o filme, gostei do início e me decepcionei com o final. E são várias as razões: final corrido e infantilizado.

    Me digam, qual a explicação para aquelas armas da hydra?

    Porque a hydra estava ganhando as batalhas concomitantemente à derrota do III Reich?

    Porque um supersoldado conseguiu derrotar um exército futurista quando as forças armadas inteiras não estavam conseguindo?

    Porque, Meu Deus do Céu, os capangas não conseguiam, apesar da superioridade tecnológica, ganhar batalhas contra meia dúzia de soldado, e pq passaram a ser derrotados tão facilmente?

  • lcl

    opa pagina errada … desculpa ae

  • lcl

    o caralho q esse filme e ruim foi o melhor desde homem de ferro

  • Vinicius

    Apesar de ter me decepcionado nao foi dinheiro jogado fora esses tipos de filmes quando viram isso si viram jogos ganha mais historias e talz talvez para ter algo no game do que 3 batalhas e como voce disse isso parece ter tido isso se nao teve intenção promocional mas enfim nao a nada que descorde em sua critica e alias o Logan(Wolverine) nao conheceu o Rogers?

  • Johnny

    Marton Santos

    Fica tranquilo. A marvel ja ta trabalhando nos roteiros de Vingadores 2, Homem de Ferro 3 e Thor 2 e Capitaõ América 2.Esperemos que nessas sequencias eles possam trabalhar melho entao na construção do personagem. Eu sempre li quadrinhos e neles o capitao américa , pra mim, sempre foi um personagem inumano,é apenas a missao e seus compranheiros e tal. O filme trouxe uma pegada muito mais realista da coisa, e foi bastante louvavel a escolha do Chris Evans pro personagem.

  • http://jaozinhodomal.blogspot.com/ Lucas Martins

    Vamos com calma, realmente poderia ter sido melhor, mas não dava pra esperar muito de um personagem mais nacionalista do que o Capitão América. Achei os efeitos bons, o problema está no timing do filme. Nas cenas de diálogos o drama está ótimo, realmente achei bom, e o romance não foi pesado, foi sutil, se eu fosse bombado e tivesse super força ia passar pelo menos uma no filme também, mas a parte ruim ficou pras cenas de lutas, contra inimigos que tinham armas tão poderosas e destruidoras, nem o Wolverine e o Homem Aranha iriam se jogar de peito aberto na batalha, ficou parecendo luta de filme pastelão mesmo, mataramo Red Skull também muito do nada, foi muito fácil. Mas gostei do filme pela introdução, hoje devido a filmes e séries como Lost, Matrix, Senhor dos Anéis, Star Wars, Batman Begins e por aí vai, todos nos importamos com o passado e o lado psicológico de cada personagem. Queremos entender suas razões, emoções, as vezes simpatizamos com alguns vilões (Kira- Death Note, Megamente, Meu malvado Favorito, Aquiles – Tróia). O que nos faz telespectadores muito mais interessados no conteúdo do que na casca, seria legal ver o Capitão enfrentando dilemas maiores de conduta moral, matar ou não matar, ele fala isso no começo, mas não vive isso como Capitão, ali ele atira, mata, joga caras de lugares altos, trabalharam bem o psicológico dele no começo do filme, mas no final ele perdeu a identidade. Achei um filme bom, mas de todos os filmes da Marvel ainda acho melhor o X-Man first class e o homem aranha 2.

    vejam o meu blog:
    http://jaozinhodomal.blogspot.com/

    abraço

  • http://www.obrejal.com Toru

    Acredito, que o filme foi feito muito em cima da hora, para o lançamento de os Vingadores, perdendo assim a possibilidade de uma divisão da história em 2 filmes. Algo como aconteceu como O Ultimo Dobrador de Ar, onde o Shayamalan corre um ano de episódios em 1 hora de filme, transformando um excelende desenho em uma merda de filme sem sentido. No Capitão América você tem a introdução do filme em 2/4 do tempo, e o desenrolar e o fim em 1/4 cada. Mas ficou arrumado, boas imagens e efeitos, e no Vingadores vai ficar engraçado quem será o mais tetudo? Cap America ou Thor?

  • Felipe

    muito bom o post.
    Concordo com você. O filme começa muito bom, mesmo, com o Steve Rogers raquitico (naquela forma, ele é até mais carismático).
    As partes de ação me deixaram a desejar. Não tinha pensado em realmente um filme de guerra – apesar da idéia ser boa – mas pensei que veria um personagem (que, até onde sei, é um fodão do universo Marvel) fazer algo mais… mais incrivel mesmo. Não conheço muito de Capitão América, mas esperava um pouco mais dessa parte. Quero dizer, ele bate em um monte de capangas que sinceramente pareceu sair de um Power Rangers, de tão estupidos.
    Apesar dos pontos negativos, gostei do filme. Não é um Homem de Ferro, sem contar que o trailer dos Vingadores no fim foi animador.

  • Light

    Ah Críticos. Boa parte do que você falou pode até ser verdade. Porém pra tacar pedra aparecem vários, pra reconhecer o trabalho que foi feito com a atual situação do cinema americano. Dois pesos duas medidas.

    • Marton Santos

      Não entendi seu comentário Rodrigo, sinceramente… Quer dizer que tenho que ficar com “agradecido” por fazerem filmes? Filmes que pagamos (e caro) para assistir? Esse agradecimento deve ser tamanho que me impeça de criticar um filme ao qual não achei grande coisa? Sinceramente…
      Fora isso, caso tenha realmente lido a crítica, deve ter notado que fiz críticas a pontos que julguei negativos, mas também vi e elogiei o que achei positivo. Mas, para mim, o saldo foi negativo, ok?
      Abraço

  • Camila

    Espero sinceramente q toda essa “pressa” dos ultimos filmes (Thor e Capitão América), seja pq Os Vingadores será ‘caprichado’!

  • Leonardo Silva

    Cara, nao digo que me decpcionei por que não esperava muito do filme. Thor já tinha me decepcionado com o mauricinho ao invez do vinking, então não elevei minhas expectativas. Pelo contrario achei a adaptação boa e querendo ou não a industria cinematografica precisa agradar gregos e troianos, do contrário como eles conseguiriam os investimentos necessários para a produção de filmes como esse que demandam fortunas? Não daria somente pra agradar os fãs.
    Concordo que poderia ter administrado melhor o tempo ou prolongado um pouco a duração mas na minha concepção ainda é um otimo filme. =)

  • Matheus

    Ha cara, eu gostei..
    levei meu filho e ele adorou tambem e até me perguntou quando saia o 2.
    É um bom filme pipoca, diversão e aventura…
    Vc deve ser daqueles que elogiam filmes como “O Paciente Inglês” só pq os outros o fazem, mas o filme é um saco…

  • http://www.deztreze.wordpress.com Jorge

    À princípio, eu seria um dos primeiros a tacar pedras no seu texto e dizer para você catar batatas em vez de ir ao cinema, unicamente porque você colocou o filme do Thor na 3ª posição da sua lista. Contudo, sua análise é boa em muitos pontos. De fato, o filme desanda um pouco da metade para frente. Não acho que o romance seja necessariamente um problema (por Deus, ele nunca tinha ficado com ninguém!), mas acho que ele foi mal trabalho justamente por causa da pressa em terminar logo o filme. Aliás, é isso que, na minha opinião, empobrece também o antagonismo entre o Capitão e o Caveira e, de maneira geral, toda a ação do Comando Selvagem (cujos integrantes poderiam ter sido mais bem apresentados e trabalhados). Com relação à presença da Hidra,só posso dizer que eu gostei e não acho que um enfoque mais voltado para Hitler e o nazismo faria o filme ser melhor, como você sugere.
    De maneira geral, acho que o grande problema do filme é que ele é um só. Quase todo mundo (eu disse quase!) coloca os dois filmes do Homem de Ferro no topo de suas listas. Acredito que isso não aconteça apenas porque o Downey Jr. seja bom pra caramba como Tony Stark e porque os diálogos do filmes sejam muito bons (isso é indiscutível), mas também porque a história do personagem pode ser muito bem trabalhada em dois filmes. As pessoas acabam conhecendo mais o Tony Stark e podem se identificar melhor com ele ao mesmo tempo em que assistem às histórias específicas de cada um dos filmes. Isso não acontece com os demais heróis da sua lista (ok, o Hulk também tem 2 filmes, mas isso é um problema a parte). Acho que o Capitão América e o Thor mereciam dois filmes cada antes do filme dos Vingadores.
    Voltando ao seu texto, apesar de sua análise ser boa, acho que ele foi injusto com o filme que é, de fato, muito bom. Eu realmente não consigo entender como você acha que Thor é melhor que Capitão América, quando o primeiro tem um roteiro muito mais fraco que o segundo.

    • Marton Santos

      Jorge, concordo com você… Acho que se não houvesse a necessidade de que o final de Capitão América fosse o gancho para Os Vingadores, a parte final do filme poderia ser melhor desenvolvida, e teríamos um segundo filme, já com personagens bem estabelecidos para fazer todo esse gancho para o encontro dos heróis. De certa forma, esse é um mal que também afeta Thor, mas acho que nesse filme todo o restante foi bem mais trabalhado. O personagem Thor evolui – de forma forçada – mas evolui, e o amtagonismo com Loki é muito melhor estabelecido. Os coadjuvantes são muito, mas muito, melhor explorados em Thor do que o Comando Selvagem. O interesse romântico apesar de apressado, faz com que o personagem evolua, ao contrário do Capitão, que já era um herói altruísta antes de conhecer Peggy Carter. A direção de arte de Thor é espetacular, criando um mundo fantástico que era difícil de imaginar transposto com tanta competência para a tela, enquanto Capitão América tenta criar um mundo tecno-retrô que simplesmente não condiz com o universo realista que tentou se estabelecer até agora. Enfim, acho Thor um filme melhor por N motivos, mas principalmente por ser menos infantil do que Capitão América. Fica claro que alguns diretores sabem a diferença entre um filme de fantasia e um filme infantil, outros não…

      • Tthales

        Concordo plenamente, parece que leu meus pensamentos hehe

  • http://www.megacuriosidades.com/ Mega Curiosidades

    Pois é.. esses filmes estão ficando muito fracos mesmo.. ainda não vi Capitão América quero só ver esse.

  • LeX

    Achei que eu iria discordar e achar ridicula a sua critica, mas no final acabo por concordar, apenas acho que por vezes nao da pra ficar analizando tudo, e em alguns momentos vc precisa só sentar e curtir o filme.

    A minha opiniao é que esse filme foi feito pra agradar uma geraçao de no maximo 20 e poucos anos e que nao tem a minima ideia de OQUE foi a 2ª Guerra mundial, e tiveram medo que esses mesmos achassem o filme e o heroi, fora de moda.

    Amplexos!

  • thiago

    o romance no filme é totalmente desnecessário. Não dá tempo de se afetar pela Hayley Atwell, muito menos de engolir que ela “de repente” morre de amores pelo CA.

    Existe alguma razão pela qual os estúdios não fazem filmes mais longos?
    A segunda metade do filme corre tanto com a história que dá a impressão que foi feia por outro diretor.

    • Marton Santos

      Verdade Thiago, não dá pra entender Transformers 3 ter quase 3h de duração e Capitão América entrar numa correria louca para terminar em 2h. Mas…filmes mais curtos geram mais sessões nas salas e consequentemente mais $. Mas só na teoria, afinal Transformers lucrou muito mais no mesmo período.
      Abraço

  • Romulo

    “Acho que vc nunca leu nem uma HQ do Capitão América.
    E, claro que o filme é infantil. Filmes de super-herói, em especial os da Marvel, são pra seres humanos à partir dos 12 anos… não são pra adultos.
    Capitão América não é, não pretendia ser e nem deve ser um filme de guerra!
    Quer filme sobre a 2ª guerra, vai ver Cartas de Iwo Jima e o Resgate do Soldado Ryan.”[2]

    A historia ja existe, o filme é pra vender.

    Se cada um pensar O QUE PODERIA FAZER/SER em filmes…que valor teria?…o maximo msm q vc pode fazer é criticar…ou tentar criticar…vc eh bem fraco pra ser um critico, aposto que nunca leu nenhum HQ

    • Marton Santos

      Romulo, já li muitas HQ´s, mas sinceramente isso não interessa em nada. Me dispus a analisar um filme e ele tem que funcionar por si só. Um filme que precisa de pré-conhecimento dos quadrinhos para funcionar já começa errado. De qualquer forma, quem parece nunca ter lido HQ´s é você, afinal o filme muito pouco tem a ver com a origem do Capitão nos quadrinhos. Ele não lutou contra a Hidra, na segunda guerra, não conheceu o pai de Tony Stark, não era amigo de infância de Bucky, e por ai vai… Não cobrei fidelidade dos quadrinhos, acho que o cinema realmente tem que adaptar algumas coisas, apenas achei que o conjunto não funcionou. Mas só na minha “fraca” opinião, ok?
      Abraço

  • http://facebook.com/hphugo Hugo

    Pra mim, esse filme começou desacreditado, empolgou com os trailers, mostrou potencial, e não cumpriu o que pareceu que ia ser.
    É o mais fraco da Marvel Studios, mas não quer dizer que seja ruim. Não me arrependi de ter ido ver no cinema.

    • Marton Santos

      Também não me arrependi Hugo, mas como você disse: decepcionou…

  • luiz fernando

    Um comentário, Se nao me engano, o FIlme X-men Origins – Wolverine, tbm é dos estudios marvel, sem participaçao de outro… E diga-se de passagem ficou um lixo em termos de efeitos especiais, algo incabível pra um filme de super-heróis…

    • Marton Santos

      Luiz Fernando, o longa do Wolverine, assim como toda a franquia X-Men pertence à Fox. Eles apenas compraram os direitos da Marvel Comics, mas nada tem a ver com a Marvel Studios…

  • http://abstinenciacerebral.tumblr.com Fabio

    Esse filme foi um degrau para o filme dos Vingadores. Só isso.
    No filme O Incrível Hulk da própria Marvel Studios, mostrou um soldado com o mesmo soro que Steve Rogers usou e fazendo coisas que eu fiquei esperando que acontecesse nesse novo filme…pufff.
    É um filme bom, redondinho, como todos da Marvel, mas concordo com teu ranking de filmes.

  • http://www.ricardoavila.netai.net Ricardo Ávila

    Concordo com o texto publicado. Talvez para obter uma maior bilheteria os estúdios optam por filmes mais leves, com roteiros superficiais e que acabam por danificar a imagem dos heróis.
    Também não gostei de ver Chris Evans vestindo mais um uniforme. A sua performance como Chama no Quarteto Fantástico já havia mostrado a sua incapacidade para interpretar filmes desse tipo.
    Espero que a Marvel repense a forma de conduzir as suas produções.

  • Marcos Paulo

    O romance não foi gratuito, foi ingênuo. Mas não foi gratuito, foi a total mudança de um muleque corajoso pra um homem. E desde o começo, o romance é bem explicado e segue de maneira natural. Ela admira a coragem do Steve Rogers mesmo antes da transformação.

    Na verdade, é um filme de aventura. A fotografia prerfeita lembra uma paisagem anos 40 e a pegada é dos filmes do Indiana Jones, Cowboys com seus defeitos e virtudes bem delineados. O motivo pra não ter uma guerra contra o nazismo em si, foi pra ter um moti pro filme dos vingadores, e esse é o único defeito do filme, ter que servir ao filme dos vingadores. Além do que, nazismo já é um assunto batido, foi acertada a decisão de fugir disso, mesmo que por outros motivos.

    Na verdade, o filme em si já é corajoso, pois existe um sentimento antiamericano em quase todo mundo, e no filme conseguiram fazer em algumas cenas algo, apesar de justificável, não necessariamente verdadeiro.

  • Euhein

    Hater gonna hate tua review.

    Muito boa. E eu, pessoalmente, concordo com muita coisa q vc fala (menos q o Chris Evans salva o filme. Na minha opinião ele não é bom ator e não foi nesse filme q ele m convenceu do contrário. A única coisa boa nele é q ele é gostosão).

  • Anderson

    Achei o filme ótimo assim como a maioria dos bons críticos

    • http://abstinenciacerebral.tumblr.com Fabio

      Entenda “bom” como quiser…

  • Bruno

    Quem é você? Assina a porra da matéria fazendo um favor.

    • Marton Santos

      Porra Bruno, a porra da matéria está assinada, como todas as outras porras de matérias da porra do blog…é só ler a porra do cabeçalho abaixo da porra do título da porra do post…

      • Bruno

        Minhas sinceras desculpas Marton, eu abri a sua matéria através de outro blog e nessa página com os comentários não aparece o seu nome.

  • Felipe

    Então acho que o foco na hydra foi para da uma direção melhor para os Vingadores.

    • Marton Santos

      Mas nada indica que os vilões de Os Vingadores serão da Hidra. A princípio serão os Skrulls, uma raça alienígena…

  • Marcelo

    Opniões são como mamilos. Cada um tem o seu.

    • luis

      Opiniões e mamilos, haja polêmica!

  • Diego

    Sempre tem gente pra reclamar dos filmes, vao a merda, assiste e pronto, o filme eh bom e pronto, sempre tem esses metido a intelectualzinho pra falar mal.

    • Marton Santos

      Diego, se você me disser que gostou do filme. Que achou ótimo. Que ficou superempolgado. ÓTIMO. Fico feliz por você e respeito sua opinião. Agora dizer que a crítica cinematográfica são “intelectuaizinhos metidos que falam mal dos filmes” é de uma estupidez surpreendente e assustadora. Para você então, assistir cidadão Kane ou o filme do Mortal Kombat são a mesma coisa? Hitchcok é um diretor do mesmo nível de Michael Bay?
      Fico assustado quando vejo alguém defendendo um filme, que nada mais é do que um produto de uma indústria, tão acalarodamente e com tamanha falta de respeito. Fico pensando que você deve ser casado com o Capitão América pra ter ficado tão ofendido com uma crítica. Se for o caso, peço desculpas.
      Agora o que estranho ainda mais é você com essa opinião tão torpe e tacanha a respeito de quem escreve críticas de filmes, estar aqui lendo (UMA CRÍTICA, veja só) e ainda se dar o trabalho de escrever uma mensagem, algo que pelo seu vocabulário tosco deve ter sido muito custoso. Se odeia tanto críticas – ou ama tanto o Capitas a ponto de ter ficado tão P da vida – pode da próxima vez passar reto, assim não estraga o seu dia…
      Não costumo responder os trolls de plantão, e deixo o espaço aberto para quem queira discordar e discutir o filme, com educação e inteligência, mas senti que era necessário alguém “metido a intelectualzinho” colocar um anencéfalo no devido lugar.

  • http://entrerios.wordpress.com Modrack

    Impossível nao olhar pros soldados da hidra e nao lembrar dos soldados cobra. Tb senti que espremeram muito do meio pro fim, concordo com sua percepção do filme.

  • hiqx

    A realidade é que o ser humano é um ser que se alimenta das mesmas coisas, porém quando enjoa, muda as cores mas continua contando a mesma história.

    Um super Herói, que tem seu primeiro contato dramático com seus poderes, consegue surgir para a nação e desperta um romance quase proibido…

    Isso é um Arquétipo do estereotipo de cada sujeito dentro de uma sociedade, todos se identificam facilmente, e suprem seus egos se transformando em um Herói, como o da tela, uma representação dramática que realça o ego de cada um.
    Infelizmente as pessoas gostam de apostar sempre na mesma formula, é difícil alguém inovar. Diga qual Herói que não se encaixa na história que contei, e ganharás um pirulito de tutti-fruti.

  • cesar

    o filme é excelente, muito possivelmente o melhor filme baseado em quadrinhos já produzido – não tem nada fora de lugar, a estética e as atuações são perfeitas e a história segue um fluxo natural, não ficando nem arrastado, nem corrido. A história é ótima também e consegue exprimir todas as várias nuances desse personagem tão complexo que é o Capitão América

    fui ver com expectativas já bem altas, mas a qualidade da película arrebatou meu coração

    discordo completamente da crítica feita

  • Jon

    O filme foi feito pras massas, não esperei mais do que foi apresentado, e o filme é bastante divertido e vale o ingresso.

    • Léo Assis

      Concordo, é um filme comercial. Tenta agradar um pouco os fâs mas todos nós já sabemos o resultado: Se os fâs não gostarem, como acontece na maioria das vezes o que vai dar é critica no twitter, em blogs e pronto. Agora o que conta é os cofres enchendo. Muito bem observado que o uso de equipamentos mais no estilo GI Joe pode ser uma sacada pra comercializar os toys depois. É claro que é isso. temos alguma dúvida disso?
      Os caras querem que se f*** nosso desejo de ver um ícone dos HQs se tornar carne viva na ficção, só querem mesmo é fazer algo atrativo pra crianças e o público em geral que gostam mais de ir no cinema, quando muito as vezes, apreciam um bom filme.
      Concordo também que um bom diretor e um estudio mais ousado entenderia a possibilidade de criar um personagem mítico, que ficasse em nossas memórias. A guerra mundial já deu muitos bons filmes, mas nenhum criou este ser poderoso capaz de decidir por sí só uma guerra. De modo contrário eles estão cagando pra isso pela cultural do imediatismo, pra que esperar 10 15 anos pra um filme se tornar cultuado, ou coisa do genero, qd é mais rentável (aos olhos curtos e miopes) fazer o bolo crescer mais rapido. Eu já me decidi, não irei assistir no cinema… vou baixar na internet. abs

  • Monogo

    O primeiro Hulk estupra o segundo
    Alias foi um dos poucos que deu real profundidade ao personagem

    • Leonardo

      O primeiro Hulk foi o filme mais chatinho da marvel que eu ja vi e olha que motoqueiro fantasma e quarteto fantástico ta nessa lista…

  • Transeunte

    Acho que o lance com a Peggy Carter foi posto ali para que mais pra frente façam um encontro dele com ela velhinha. Se não me engano foi assim no gibi.

    No mais, concordo com você.

  • Pingback: Capitão América – O Primeiro G.I. Joe « Leonardowesleidiniz's Blog()

  • Floyd

    Hulk >>> HF

  • Iuri

    Primeiro filme do Hulk foi muito bom, o segundo foi um chute no saco. Eu quero ver que merda vão fazer com o filme do deadpool se for ser feito mesmo. Sobre o Cap.America, nunca gostei dele. 😛

  • Tiago Moreno

    Discordo em partes, o romance e necessário, sim mais adimito que foi um pouco exagerada a Peggy Carter é parente da futura Sharon Carter, com quem Capitao se envolve depois.

    Eu mesmo prefiro Thor, do que os Homem de Ferros.

    Mais vai opinião de cada um!

  • Gunnar

    “um ótimo filme de guerra, onde o Capitão América seria quase como uma lenda, daquelas histórias que se contam nas trincheiras mas que ninguém tem certeza se é verdade ou não. ”

    Era exatamente isso que eu esperava do filme, e o trailer, inclusive, dá essa impressão!

    Agora desanimei…

  • Hugo

    Não assisti ainda CA, mas lembro que no filme do Thor teve um romancecinho tosco e totalmente desnecessário. Alguém ainda se impressiona com isso? Até minha mulher reclamou que todo filme tem que ter um romance idiota.

    • Leonardo

      se não me engano de fato existe esse romance do thor na hq, mesmo que ele tenha sido jogado e forçado na tela…

  • http://twitter.com/#!/denisferrari @denisferrari

    Post muito bom. Realmente, até agora nada supera os dois homens de ferro. Esses romances desnecessários fazem parte da receita americana para roteiros.

  • Ronald

    Acho que vc nunca leu nem uma HQ do Capitão América.
    E, claro que o filme é infantil. Filmes de super-herói, em especial os da Marvel, são pra seres humanos à partir dos 12 anos… não são pra adultos.
    Capitão América não é, não pretendia ser e nem deve ser um filme de guerra!
    Quer filme sobre a 2ª guerra, vai ver Cartas de Iwo Jima e o Resgate do Soldado Ryan.

  • Wellington

    A impressão que se tem é que a Marvel virou as costas para o seus leitores e tenta fazer filme pra agradar a gregos e troianos. Alías é uma falta de capacidade das produtoras enxergar que os fãs do gênero são geeks por natureza e, portanto, gostam de um bom roteiro e de trabalhar com o personagem. Não dá pra fazer um bom filme só com explosões, romance piegas e efeitos especiais. É só seguir o exemplo de Batman – O Cavaleiro das Trevas ou o Homem aranha 2.

  • Paulo Henrique

    Concordo totalmente. Deveriam ter desenvolvido com mais calma as relações entre a trupe e entre o caveira vermelha.. e forçado menos a ladainha romântica.