Os melhores filmes de esporte em todos os tempos

Vamos falar um pouco de cinema aqui no Papricast. Com a Copa do Mundo começando a qualquer momento – mentira, ela começa na quinta-feira – nada melhor do que mesclar uma de nossas pautas mais bacanas, a sétima arte, com aquilo que será pauta de todas as conversas de bar nos próximos dias.

Aliás, com as finais da NBA rolando nesta semana, este texto fica ainda mais propício. Não que não fosse durante o resto do ano (mas naturalmente o interesse esportivo nas pessoas está maior do que nunca). E sabe por que todo dia é dia de esporte? Porque ele é o melhor – e mais antigo -– reality show que existe. Já parou para pensar nisso? Tudo o que acontece nos esportes não é ensaiado, são seres humanos com um objetivo dando o melhor de si. É exatamente por isso que o esporte é tão bacana – e por isso que é uma das maiores audiências da TV. Para se ter uma ideia, a maior audiência da TV aberta americana são os jogos de futebol americano (Sunday Night Football, da NBC). No Brasil, os jogos de futebol (principalmente os jogos válidos pela Copa Santander Libertadores às quartas envolvendo grandes torcidas) também figuram no topo da lista de programas mais assistidos coladinho com as novelas.

Assim, vale a pena elencar alguns filmes sobre esporte. Afinal de contas, no intervalo dos jogos da Copa – ou caso você queira fugir dela – você pode querer um entretenimento que a grande mídia cinéfila não trata muito. Sem mais delongas, vamos aos filmes! Para agradar a todos os gostos, escolhemos um por esporte. Não são necessariamente os melhores acerca de cada modalidade – contudo, são filmes bem bacanas que valem a pena.

1) Baseball: Field of Dreams/Campo dos Sonhos (1989)

esportes_01

Sim, até o baseball ganhou um filme para colocarmos aqui. O esporte é um dos mais populares nos Estados Unidos (segundo pesquisa recente da ESPN, é o terceiro mais popular, logo atrás do Futebol Americano da NFL e da NCAA e do Basquete da NBA). Para representa-lo, nada melhor que um clássico cult – que vira e mexe é citado em algumas séries americanas.

Campo dos Sonhos conta a história de um agricultor (Ray Kinsella, interpretado por Kevin Costner) que tem visões em seu milharal sobre um campo de baseball (como o título sugere). Ele resolve seguir essas visões e gasta todo seu dinheiro construindo o tal campo – até que, com isso, um de seus ídolos de infância, Joe Jackson (Ray Liotta) se materializa nele. Como a história se desenrola a partir daí obviamente a gente não vai contar, vale a pena ver.

2) Futebol Americano – Draft Day/A Grande Escolha (2014)

esportes_02

Kevin Costner também está presente em A Grande Escolha, filme sobre os bastidores da NFL

Cada vez mais popular no Brasil – principalmente entre os jovens de 18 a 24 anos – o futebol americano também merece seu espaço aqui. Sendo o mais popular esporte nos Estados Unidos, naturalmente a indústria cinematográfica americana lançaria vários títulos acerca dele. O mais recente é A Grande Escolha, em exibição no Brasil (em poucas salas, vale lembrar).

O filme, que também conta com Kevin Costner, trata de um dos principais eventos da liga profissional de Futebol Americano, o chamado Draft. Nele, as piores equipes do ano anterior tem a chance de escolher os melhores jogadores universitários. A equipe administrada pelo personagem de Costner tem o direito de escolher primeiro – mas pode trocar esse direito. É o suficiente para o enredo se desenrolar. Como aviso, vale lembrar que um mínimo de conhecimento acerca do esporte é necessário para entender o filme.

3) Poker – Rounders/Cartas na Mesa (1998)

esportes_03

Cartas na Mesa mostra como o poker é um dos esportes mentais mais exigentes que existem

Pois é, o poker também é esporte! Devido às habilidades necessárias para se vencer grandes torneios jogando-se no longo prazo, ele assim é rotulado (como um esporte mental). E é justamente assim que o poker aparece em Cartas na Mesa, filme de 1998 que conta com Matt Damon e Edward Norton como personagens principais.

Mike McDermott (Damon) perde tudo num campeonato e decide nunca mais jogar – até que Worm (Norton) sai da prisão e começa a lhe convencer que ele tem dons que poucas outras pessoas têm. Neste conflito sobre usar suas habilidades ou não, temos um argumento para um ótimo enredo.

4) Basquete – Space Jam (1996)

esportes_04

Pernalonga, Patolino e todos os Looney Tunes contam com Michael Jordan para lhes salvar

A gente poderia colocar aqui o ótimo “Coach Carter” ou algum outro filme do gênero. Mas não tem como fugir de Space Jam, filme que colocou o basquete no auge de todos os esportes no meio da década de 1990.

O filme aproveita-se do que rolou na primeira metade da década: Michael Jordan se aposentou do basquete para seguir o sonho de seu recém-falecido pai: jogar baseball. Isso também acontece no filme – mas ao contrário da vida real, a “desaposentadoria” de Jordan ocorre por um motivo mais nobre. Aliens vieram para a Terra e querem sequestrar os Looney Tunes para que estes sejam atrações em seu planeta. Após discussão entre a turma de Pernalonga e os aliens, ficou decidido que o futuro das personagens da Warner seria decidido numa partida de basquete – o que os “terráqueos” não contavam é que os ETs roubassem os dons dos principais jogadores da NBA (menos de Jordan, que não estava jogando) antes da partida. Para combate-los, Pernalonga conta com a ajuda de Jordan no “Jogo do Século”.

5) Futebol – Hooligans (2005)

esportes_05

Torcer é sinônimo de violência em Hooligans, filme que conta com Elijah Wood (o Frodo de Senhor dos Anéis)

Não poderíamos deixar o Futebol de fora. Para o último esporte aqui, vamos falar um pouco do submundo da bola redonda. Em Hooligans, o protagonista interpretado por Elijah Wood perde a vaga em Harvard por porte de cocaína – e vai morar um tempo com a irmã em Londres. Lá, conhece as violentas e apaixonadas torcidas do futebol inglês – denominadas de Hooligans.

E aí, já assistiu todos? Esquecemos de algum esporte? Rocky no boxe, por exemplo, é uma boa pedida. Comenta aí qual o seu preferido de nossa lista e qual seria a sua própria lista!

Compartilhe
Comente