destaque_99_02

Papricast 099 /// Hey! Hitler! Vai tomar no %#

Um dos episódios mais horrorosos da história da humanidade rendeu bons filmes nos últimos 70 anos. O holocausto promovido por Hitler e sua patota acabou com dois terços da população de judeus que vivia na Europa. Os que sobreviveram ficaram marcados para sempre pelo terror dos campos de concentração e pela perda de familiares e amigos. Mas afinal, o cinema nos ajuda a entender como essa barbárie começou? E será que pode acontecer novamente? Então dê o play e vamos descobrir juntos!

[DOWNLOAD]

Lançamentos e Indicações de Filmes

JOBS
REC 3
Divergente
Pack O Espetacular Homem-Aranha 1 & 2 em blu-ray
O Espetacular Homem-Aranha 2 em blu-ray

Dica de Livro – A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón

Duração do Programa

95 minutos

ASSINE NOSSO FEED!

Feed, RSS e iTunes: http://feeds.feedburner.com/Papricast Para assinar no iTunes, clique na aba Avançado, e Assinar Podcast. Cole o endereço e confirme. Assim você recebe automaticamente os novos episódios.

Compartilhe
Comente
  • frases_Mr.Satan

    Muito bom o cast, fora o final com pití de um dos participantes sobre a morte do hitler, Hitler e os alemães fizeram muita coisa errada com judeus etc, mas nem todo mundo tem uma visão unilateral da guerra com os aliados sendo adorados num altar.Cada parte tinha seu interesse na guerra e não gosto de separ entre deuses e demônios , pois ambos os lados cometeram atrocidades e a atitude de demonizar Hitler e adorar Deuses nucleares não me parece justa.

  • Albert Einstein

    Me lembro de ter visto a lista de Schindler uma única vez, quando passou pela primeira vez na TV. Advinha em qual emissora. No SBT, que dividiu o filme em três partes de uma hora com dois intervalos comerciais apenas. Eu era bem jovem e aquele filme foi bem impactante. Uma sequência q me marcou, e é a única q lembro do filme, foi o da mininia vestida de vermelho. Acho q não foi comentado no cast, mas o filme é todo em preto e branco, excerto pela menininha vestida de vermelho. Pois bem, esta menina aparece e o seu colorido te faz criar simpatia instantânea por ela, algumas cenas depois, ao mostrar uma vala com corpos empilhados, aparece um sapatinho vermelho entre os cadáveres, e isto te faz pensar q não era uma pilha de corpos, são pessoas que eram amadas, queridas. Foi um excelente modo de se quebrar a frieza do horror massivo e entregar uma melancolia quase pessoal.

  • Rose

    Eu vi um comentário para mim no tempo de 1h27″47´ neste papricast 099. E afirmo que não desisti de vocês ainda. Quero parabenizar pq vocês estão melhorando. Algumas partes eu já posso apresentar para a minha família, mas garanto que vocês podem melhorar com menos palavrões. Obrigado!

  • Pingback: Os Comentadores #29 - Aniversário e PodPesquisa | Mundo Podcast()

  • Angelo Israel

    Boa Paprica esperando o Podcast acabar pra assistir A onda já achei naquela loja de streaming que não lhe patrocina, o assunto é sério e não poderia ser deixado de lado, gostei muito do podcast pelo ao menos até 1.03:49

  • Marcos Furtado

    Buenas povo.

    No filme O Menino do Pijama Listrado tem uma cena que explica “em parte” o porque da condescendência dos povos em conflitos deste tipo – a Propaganda. O Bruno, quando desconfia que seu pai o, “CEO”, é mau. Ele espiona uma reunião dos militares onde é apresentado um vídeo com a propaganda que é repassada a todos mostrando uma visão bonita dos campos. Tanto que no fim ele faz uma pergunta ao Shmuel, que chega a dar um nó na garganda: “Aonde está o café?”…

    Abraço a todos.

    • Marcos Furtado

      Apenas para complementar, a respeito do final da Guerra.

      Apenas corrigindo uma informação do Marton, a Alemanha não marchou no inverno, para invadir a Rússia. A estratégia partiu do pressuposto que eles seriam rápidos o suficiente para conseguiriam chegar a Moscou, utilizando a tática até então de sucesso, a Blitzkrieg. Porém eles não contavam com a resistência do povo russo, tanto que o avanço foi relativamente rápido no início e devido a demora, o inverno os pegou desprevenidos.
      Vale a dica para quem gosta, ler a história do cerco a Stalingrado, um dos momentos chave para derrota Nazista.

  • Paulo

    Olha a onda, olha a onda…
    Tã, tã…
    Olha a onda, olha a onda…
    Tã, tã…

  • Eduardo

    Aí senhor Jaison Mafra, preste atenção em 50:15.
    Será esse o irmão do Jelson? Haha

    Excelente cast como sempre galera.
    abraços

  • Isabella Solinas

    Acabei de ver “A Onda” e não pude deixar de passar aqui pra agradecer a indicação!
    Gostei muito de ver como a ideia vai envolvendo os alunos, como o poder afeta o professor e quando chega no ápice você começa a se perguntar ‘como foi que chegamos aqui mesmo’?
    É impressionante.

    Todo esse processo me fez lembrar de uma matéria que li sobre os passos para fazer uma lavagem cerebral. Essa coisa da divisão entre o “nós” e “os outros”, o não questionamento, e outras coisas envolvidas no tema, me fazem pensar muito também nas religiões, cultos e seitas e coisas como o Massacre de Jonestown.
    Seria bom que mais pessoas vissem esse filme, que chega a ser didático mas sem ser chato, para se blindarem e manterem os olhos e a mente sempre abertos.

    “Como diria o grande sábio F. Bueller: “Não apoio o fascismo, ou qualquer outro “ismo”. Na minha opinião, os “ismos” não prestam. Não devemos acreditar neles, mas sim em nós mesmos”

  • Igor Argento

    O Robert Downey Jr concorreu sim ao Oscar pelo filme Trovão Tropical, perdendo para o Heath Ledger que levou pelo papel de coringa.

  • Luiz Felipe

    Vcs esqueceram de citar o filme mais fidedigno à realidade dos fatos ocorridos na SGM: Bastardos Inglórios!! huahauhauhauhaua.
    Arrivederci!!!

  • Rafael Cardoso

    E ai galera! Cara, ótimo assunto, boa seleção de filmes, tudo perfeito!

    Só gostaria de pedir para dar uma segurada nos palavrões, escutei hoje em casa, no home theater, com minha sogra e esposa, e em alguns momentos ficou constrangedor… hehehehe!

    Fora isso! Parabéns mais uma vez!

  • Izidro Correia

    Olá, galera!! Excelente cast (redundância). Os melhores programas são os que vcs fazem listas, e este não é diferente. Eu lembro que aprendi muito mais sobre a 2ª Guerra/Holocausto/Nazismo no cinema do que com meus professores de Histórias, e ainda bem que vcs não são professores. Gostaria de indicar o filme o “Trem da Vida”, que é da mesma época de “A vida é bela”, e conta sobre a fuga de judeus disfarçados de alemães em um trem nazista para a Rússia, muito bom! Na expectativa para o Papricast #0100!!!!

  • Waldir Krisanski (@Junior_W_K)

    ótimo cast, parabéns,na expectativa para ouvir o N°100 =)

  • Marcos Oliveira

    Legal que o próximo Papricast seja um programa comemorativo!!! Minha sugestão, é que relembrem todos os adjetivos pápricos que já inventaram… papriquenses, papriconautas… hehehe

  • https://www.facebook.com/bpelissonmarques Bruno Pelisson Marques

    Esses dois últimos filmes da Sony que deveria ter sido do Homem-Aranha são horríveis!!!
    O primeiro filme destrói parte do cânone do Aranha, mas tem um roteiro razoável, filminho para assistir quando não estiver dormindo.
    Agora esse segundo Espetacular Homem-Aranha além de terminar de destruir o cânone, tem um dos piores roteiros de um filme que já assisti na vida, vilões com motivos ridículos para serem quem são, diálogos sofríveis, enfim, nem para assistir em casa consegui assistir de novo.

    Parabéns pelo tema do programa, sempre bom ouvir sobre um tema que para algumas pessoas parece simples, mas na verdade é bem complicado de discutir.

  • Erick Bertachini Ferreira

    Sei que Band of Brothers não é sobre o Holocausto em si , mas o capitulo em que eles encontram pela primeira vez um campo de concentração deve ser citado, ali você entende que os E.U.A. não sabiam o que os Nazistas estavam fazendo, e no primeiro momento eles não sabem nem como lidar com a situação….U m pequeno adendo, chorei uma semana depois de assistir A Vida é Bela.

  • Roy Mustang

    Como destruir um pais e leva-lo para uma ditadura? Que tal dar uma olhada no Chile? O processo talvez tenha começado, saberemos se irá adiante no futuro.

    “Como Michelle Bachelet pretende destruir as bases institucionais do Chile”

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1924

  • Renato Siqueira Marques

    AAAAAAAAAAAAAH
    Aqui é Papricast Porra!
    Voltei novamente com o serviço de utilidade pública…desculpem a demora…trabalhei o dia todo e estava vendo o jogo do Corinthians…só agora consegui tempo pra ouvir o Papricast 😉

    E vou dormir pouco só por causa de vocês HAHAHA

    Dicas de Programação

    Quinta-Feira

    20:18 – Canal Space – Sherlock Holmes
    20:00 – SciFi – Sharknado 2
    21:45 – HBO – Avalanche de Tubarões

    Sexta-Feira

    19:50 – TeleCine Action – Trovão Tropical
    22:00 – MGM – Quem Quer Ser um Milionário?

    Sábado

    14:10 – Max Prime – O Senhor dos Anéis (Animação da década de 70)
    17:03 – Warner – O Labirinto do Fauno
    20:10 – FX – O Clube da Luta

  • Gustavo

    Dentro dessa linha, é válido citar o episódio de South Park denominado The Passion of the Jew, no qual eles zoam o filme do baixinho anti-semita (Mel Gibson) da forma mais South Park de ser, escrachada e engraçada pra caramba. Pra quem não sabe, o gordinho pé no saco de SP, Cartman, foi inspirado em Hitler.

  • Juliana Rocha

    Olá papricasters! Adorei o Papricast da semana. Gosto muito quando vocês pegam um tema histórico que foi trabalhado no cinema e fazem um papricast sobre isso (o cast sobre Vietnã tá entre os meus preferidos). Preciso rever esses filmes. Mas, lembro que eram filmes muito bons e que realmente abalam o emocional de qualquer um. Da lista só não vi O menino do pijama listrado, pq tinha lido o livro, que já havia me perturbado o suficiente. É muito triste! Ainda por cima, é todo narrado através da visão inocente de uma criança. Lembro que quando eu terminei esse livro escondi ele no fundo do guarda-roupa, porque eu olhava para ele e tinha vontade de chorar. E o filme A Onda é muito, muito bom e assustador rsrs. Enfim, vocês não são professores de História, mas quando escolhem um tema nesse estilo dá pra ver que estudam bem direitinho antes. Não é? Bjos e Abraços a todos.

    P.S. Aonde vai ser a festa de comemoração do papricast 100?

  • Daniela

    Tava escutando esses dias o papricast sobre filmes para entender a Guerra do Vietnã e nele vocês comentam que deviam fazer um sobre o nazismo e eu só pensava: “Esses filhos da mãe nunca que vão fazer isso”, mas, rasguei a boca e pra completar foi um papricast muito afudê, como de costume.
    Só um adendo. O livro que inspirou o filme “O pianista” é o diario do Wladislaw Szpilman escrito após o fim da Guerra, no prefácio o filho dele fala como o pai evitava falar sobre o assunto e só através dos diários descobriu o que aconteceu e por que não tinha família paterna e que mesmo assim nunca falaram sobre o assunto. Também é perceptível, algo que vocês ate comentaram, como tudo foi sendo construindo lentamente, como o cerco aos judeus foi sendo feito até que culminasse no holocausto. É um livro que vale muito a pena ler, ele narra e descreve de forma quase perfeita tudo que aconteceu na guerra.

    =*

  • Renata Vargas

    Seguindo, mais ou menos, a linha “mãe do Leo” de formação de caráter, a minha mãe me deixou assistir A Lista de Schindler quando eu tinha uns 8 anos. Lembro de ter entendido o filme mas não a história; “isso é a história”, minha mãe me disse e desde então tenho bloqueio com “filmes sobre Hilter” a não ser quando ele morre queimado dentro de um cinema.
    Enfim, parabéns pelo programa gurizada, excelente trabalho como sempre :)

  • Raquel Contini

    Putz… Vocês atenderam um desejo meu!!!!
    Gênios leitores de mentes!!!rsrs
    Vou curtir antes mesmo de ouvir!!!